As crianças usarão o próprio corpo e instrumentos para imaginar e criar sons relacionados a uma história.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiane Martins Soares
Mentor: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: Traços, Sons, Cores e Formas. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.
Objetivos e códigos da Base:
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
Abordagem didática:
Uma das funções essenciais da Educação Infantil é promover a ampliação do repertório cultural da criança, por meio de vivências que respeitam a maneira delas aprenderem e se expressarem. O universo sonoro traz, em si, múltiplas possibilidades de aprendizagem sobre diversidade cultural, especialmente de gêneros e estilos musicais. Nesta sequência, os pequenos aprendem a valorizar diferentes formas de manifestação cultural, ampliam as referências, descobrem como pesquisar em fontes variadas e apuram a sensibilidade sonora e a expressão gestual.
Código: EDI3_14UND04
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes