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Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Sonorizando um conto indígena

As crianças usarão o próprio corpo e instrumentos para imaginar e criar sons relacionados a uma história.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Cristiane Martins Soares

Sonorizando um canto indígena

Apresente a proposta

Grave um vídeo dizendo às famílias que você lerá um conto indígena. É essencial que você pesquise, selecione e analise previamente um conto indígena que seja possível sonorizar. Priorize histórias curtas e simples, assim, você dará mais destaque à sonoridade. Há três sugestões no site da Nova Escola: “Contos Indígenas - Nova Escola” (disponível aqui). Apresente o livro ou o texto que você escolheu, o nome do conto e do autor. Leia a narrativa. Depois de concluir a leitura, pergunte:
- Quais são os elementos da narrativa que nos remetem a algum som?

Você pode dar um exemplo, sonorizando uma parte com um instrumento disponível, se possível. Faça o convite:
- Que tal sonorizarmos esse conto?

Envie o vídeo por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, convidando-as a usarem o corpo e instrumentos disponíveis para fazer os sons.

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a usarem o próprio corpo e instrumentos adaptados para imaginar e criar sons relacionados a uma história. Compartilhe a história (vídeo ou texto) e sugira que possam usar instrumentos disponíveis ou adaptados para a sonorização da história.

Sugira às famílias
Convide pais e responsáveis a ouvirem ou lerem novamente a história junto das crianças. Após essa primeira exploração, sugira que conversem sobre os elementos da narrativa que podem ser sonorizados e quais movimentos do corpo ou instrumentos podem emitir sons que combinem com o texto. Lembre-os de sempre chamarem a atenção das crianças para as possibilidades que tem em casa. Dependendo da sua região, é possível que as famílias possuam alguns instrumentos indígenas, como: maracá ou outros tipos de chocalho, flautas, zumbidores, pau de chuva, pios de pássaros, pequenos tambores, entre outros, podendo indicá-los nessa experiência. Em todo caso, você pode sugerir, ainda, pauzinhos (pedaços de cabo de vassoura), chocalhos, reco-reco, tambores pequenos ou, até mesmo, instrumentos feitos com materiais de largo alcance ou bacias, tampas, latas etc. Proponha aos adultos que perguntem às crianças como podem ser os sons em cada parte da história e que, juntos, decidam quais partes vão sonorizar. Definidos sons e partes, é a hora da diversão. Convide-as a fazerem desse momento um rico espaço de descobertas, expressões corporais e sonoras, brincando com a história enquanto sonorizam a narrativa. Proponha que façam pequenos vídeos das criações sonoras com a música.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilharem com você pequenos vídeos do momento de criação sonora com as crianças. É possível compartilhá-los com todo o grupo por Whatsapp, de modo que as outras famílias possam se inspirar nas vivências do grupo e ampliar as possibilidades de representação sonora. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizarem a atividade. Por isso, continue recebendo e encaminhando os resultados para o restante do grupo.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_14UND04

(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Apoiador Técnico


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