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Plano de aula > Ciências > 6º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A sombra da Terra na Lua

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre a sombra da Terra na Lua durante suas fases com a esfericidade da Terra. Identificar alguns equívocos da teoria da Terra plana.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eloísa de Souza Carvalho

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF04CI11 e EF05CI12. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: associação dos movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas; conclusão sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos a montagem de um modelo de como é a sombra da Terra na Lua durante as fases lunares e de como seria caso a Terra fosse plana. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF06CI13) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: para cada grupo providencie ou peça para que tragam de casa: lanterna, bolinhas de isopor (1 grande e 1 média)*, disco de papelão com diâmetro similar ao da bolinha de isopor maior. Leve também palitos de churrasco para fixar nas bolinhas e permitir a simulação das rotações.

*Aqui não há necessidade de seguir à risca as proporções de tamanho da Terra e Lua, mas caso deseje, faça a conversão lembrando que o diâmetro da Terra é 12.756 km e que o da Lua é de 3.476 km.

Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

  • https://super.abril.com.br/mundo-estranho/terra-plena-por-que-a-teoria-da-terra-plana-nao-faz-nenhum-sentido/
  • https://www.bbc.com/portuguese/geral-42953688
  • https://super.abril.com.br/ciencia/a-ciencia-da-terra-plana/

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a sombra da Terra na Lua. Faça perguntas como: A Terra faz sombra na Lua? Como? Como essa sombra muda ao longo do mês?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Atualmente tem se propagado cada vez mais na rede a Teoria de que a Terra seria plana, portanto busca-se neste plano colaborar com evidências provando o equívoco desta ideia. Pergunte aos alunos: Vocês já ouviram falar sobre a teoria da Terra plana?; Vocês acham que é razoável a Terra se apresentar como plana? Por quê?; Vocês acreditam que os argumentos que justificam a Terra ser plana se sustentam? Promova um debate ouvindo as explicações e concepções alternativas dos alunos. Os terraplanistas defendem que a Terra seria um disco coberto por uma redoma invisível e cercado por um paredão de gelo. Também estaria parada no centro do Universo. Retome aos alunos a explicação de que as grandes civilizações antigas, como Grécia, China e Índia, defendiam que a Terra era achatada mas isso começou a mudar também há bastante tempo, quando, na própria Grécia, o filósofo Pitágoras, no século 6 a.C., já falava que o planeta era redondo. No século 4 a.C. o conceito de Terra esférica já era aceito por boa parte dos filósofos gregos (o plano CIE6_11TU03 é sobre o contexto histórico da esfericidade da Terra). Professor, muito cuidado, a ideia do plano de aula não é valorizar essa teoria (da Terra plana), e sim apontar suas falhas frente a evidências da esfericidade da Terra.

Imagem: https://www.bbc.com/portuguese/geral-42953688

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete a questão disparadora e peça aos alunos para que proponham hipóteses de como deveria ser a sombra da Terra na Lua caso nosso planeta tivesse um formato plano.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Separe os alunos em pequenos grupos. Projete o slide contendo a imagem do ciclo lunar. Diga a eles que com os materiais disponibilizados eles devem tentar simular todos estes tipos de sombras da Terra projetadas na Lua. Relembre-os dos movimentos de rotação e translação da Terra e o de translação da Lua em torno da Terra Posteriormente, eles deverão observar se ao trocar a bolinha que representa a Terra por um disco de papelão de diâmetro similar ao dela são formadas sombras iguais às anteriores ou não. Peça para fazerem seus registros das observações com desenhos, pois posteriormente irão apresentar suas conclusões ao restante da turma. Faça uma conexão entre evidências da esfericidade da Terra através destas imagens da sombra da Terra sobre a Lua com o modelo da Terra plana. A ideia é permitir que próprio aluno perceba que não seria possível tais projeções (de sombra) assumindo a Terra em um configuração plana.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Como forma de sistematizar esta aula, faça uma retomada da questão disparadora para que eles deem suas respostas. Recomendo que passe aos alunos este vídeo explicativo sobre os movimentos e as fases da Lua. Único satélite natural da Terra, a Lua gira em torno do nosso planeta, ela não emite luz, apenas reflete a do Sol. As suas fases resultam da posição em que ela recebe essa luz. Com a simulação utilizando o disco de papelão, espera-se que os alunos tenham obtido sombras diferentes do que as da figura do ciclo lunar no slide anterior. Você pode estimular os alunos a refletirem ainda mais sobre o tema, faça questões como: A sombra da Terra na Lua seria a única evidência da esfericidade da Terra?; Existem outras formas de provar que a Terra é redonda? Algumas evidências de que a Terra é esférica seriam as sombras dos eclipses serem arredondadas, a gravidade fazer com que os corpos assumam formatos esféricos, voos como o de São Paulo a Taiwan com trajetos diferentes, a forma como enxergamos primeiro o mastro dos navios no horizonte, entre outras. Caso queira continuar esta discussão, há um plano de aula inteiro sobre isso (CIE6_11TU10).

Nova Escola. Os movimentos e as fases da Lua. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9wFZUOSg9R4. Acesso em 23 ago 2018.

Recomendo a visualização dos vídeos a seguir para melhorar a argumentação com seus alunos:

  • https://www.youtube.com/watch?v=aW-qbx04gS4

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF04CI11 e EF05CI12. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: associação dos movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas; conclusão sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos a montagem de um modelo de como é a sombra da Terra na Lua durante as fases lunares e de como seria caso a Terra fosse plana. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF06CI13) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: para cada grupo providencie ou peça para que tragam de casa: lanterna, bolinhas de isopor (1 grande e 1 média)*, disco de papelão com diâmetro similar ao da bolinha de isopor maior. Leve também palitos de churrasco para fixar nas bolinhas e permitir a simulação das rotações.

*Aqui não há necessidade de seguir à risca as proporções de tamanho da Terra e Lua, mas caso deseje, faça a conversão lembrando que o diâmetro da Terra é 12.756 km e que o da Lua é de 3.476 km.

Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

  • https://super.abril.com.br/mundo-estranho/terra-plena-por-que-a-teoria-da-terra-plana-nao-faz-nenhum-sentido/
  • https://www.bbc.com/portuguese/geral-42953688
  • https://super.abril.com.br/ciencia/a-ciencia-da-terra-plana/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a sombra da Terra na Lua. Faça perguntas como: A Terra faz sombra na Lua? Como? Como essa sombra muda ao longo do mês?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Atualmente tem se propagado cada vez mais na rede a Teoria de que a Terra seria plana, portanto busca-se neste plano colaborar com evidências provando o equívoco desta ideia. Pergunte aos alunos: Vocês já ouviram falar sobre a teoria da Terra plana?; Vocês acham que é razoável a Terra se apresentar como plana? Por quê?; Vocês acreditam que os argumentos que justificam a Terra ser plana se sustentam? Promova um debate ouvindo as explicações e concepções alternativas dos alunos. Os terraplanistas defendem que a Terra seria um disco coberto por uma redoma invisível e cercado por um paredão de gelo. Também estaria parada no centro do Universo. Retome aos alunos a explicação de que as grandes civilizações antigas, como Grécia, China e Índia, defendiam que a Terra era achatada mas isso começou a mudar também há bastante tempo, quando, na própria Grécia, o filósofo Pitágoras, no século 6 a.C., já falava que o planeta era redondo. No século 4 a.C. o conceito de Terra esférica já era aceito por boa parte dos filósofos gregos (o plano CIE6_11TU03 é sobre o contexto histórico da esfericidade da Terra). Professor, muito cuidado, a ideia do plano de aula não é valorizar essa teoria (da Terra plana), e sim apontar suas falhas frente a evidências da esfericidade da Terra.

Imagem: https://www.bbc.com/portuguese/geral-42953688

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete a questão disparadora e peça aos alunos para que proponham hipóteses de como deveria ser a sombra da Terra na Lua caso nosso planeta tivesse um formato plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Separe os alunos em pequenos grupos. Projete o slide contendo a imagem do ciclo lunar. Diga a eles que com os materiais disponibilizados eles devem tentar simular todos estes tipos de sombras da Terra projetadas na Lua. Relembre-os dos movimentos de rotação e translação da Terra e o de translação da Lua em torno da Terra Posteriormente, eles deverão observar se ao trocar a bolinha que representa a Terra por um disco de papelão de diâmetro similar ao dela são formadas sombras iguais às anteriores ou não. Peça para fazerem seus registros das observações com desenhos, pois posteriormente irão apresentar suas conclusões ao restante da turma. Faça uma conexão entre evidências da esfericidade da Terra através destas imagens da sombra da Terra sobre a Lua com o modelo da Terra plana. A ideia é permitir que próprio aluno perceba que não seria possível tais projeções (de sombra) assumindo a Terra em um configuração plana.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Como forma de sistematizar esta aula, faça uma retomada da questão disparadora para que eles deem suas respostas. Recomendo que passe aos alunos este vídeo explicativo sobre os movimentos e as fases da Lua. Único satélite natural da Terra, a Lua gira em torno do nosso planeta, ela não emite luz, apenas reflete a do Sol. As suas fases resultam da posição em que ela recebe essa luz. Com a simulação utilizando o disco de papelão, espera-se que os alunos tenham obtido sombras diferentes do que as da figura do ciclo lunar no slide anterior. Você pode estimular os alunos a refletirem ainda mais sobre o tema, faça questões como: A sombra da Terra na Lua seria a única evidência da esfericidade da Terra?; Existem outras formas de provar que a Terra é redonda? Algumas evidências de que a Terra é esférica seriam as sombras dos eclipses serem arredondadas, a gravidade fazer com que os corpos assumam formatos esféricos, voos como o de São Paulo a Taiwan com trajetos diferentes, a forma como enxergamos primeiro o mastro dos navios no horizonte, entre outras. Caso queira continuar esta discussão, há um plano de aula inteiro sobre isso (CIE6_11TU10).

Nova Escola. Os movimentos e as fases da Lua. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9wFZUOSg9R4. Acesso em 23 ago 2018.

Recomendo a visualização dos vídeos a seguir para melhorar a argumentação com seus alunos:

  • https://www.youtube.com/watch?v=aW-qbx04gS4
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PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

O formato da Terra

AULA 02

A esfericidade dos planetas

AULA 03

A esfericidade da Terra e seu contexto histórico

AULA 04

Objetos que desaparecem no horizonte

AULA 05

Circum-navegações e as estrelas

AULA 06

Órbita dos satélites artificiais

AULA 08

Durações do dia em diferentes pontos da Terra

AULA 09

Representações do planeta esférico

AULA 10

Teoria da Terra plana: fake news?

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6º ano / Ciências / Terra e Universo

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