14072
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Desenhos e narrativas

Proponha que as crianças desenhem em duplas e, depois, apresentem suas produções.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maria de Lourdes Carvalho Pereira

Apresente a proposta
Faça um desenho e fotografe (ou resgate as imagens dos desenhos das crianças que você tiver). Escreva uma mensagem relembrando momentos marcantes com desenhos no dia a dia da turma. Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias e faça o convite: “Eu tenho um desafio para vocês! Que tal criar um desenho em duplas?”

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a desenhar com as crianças, formando duplas.

Sugira às famílias
Convide as famílias a instigar as crianças sobre como seria realizar o desafio proposto de desenhar em duplas. Proponha que ouçam suas hipótese e busquem juntos os materiais possíveis para desenhar: papelão, cartolina, papel cartão ou sulfite, giz de cera, lápis de cor, lápis grafite, canetinhas hidrocor, giz de quadro etc., de acordo com o que tiverem disponível em casa. Proponha que os adultos dialoguem sobre as possibilidades e onde vão organizar os materiais para a produção. Proponha ainda que ouçam as sugestões e criem em consenso sobre as cores, formatos, materiais e traços que vão utilizar. Diga que esse é um rico momento para que tomem decisões coletivas, ouçam e respeitem opiniões em conjunto, de maneira divertida, conversando sobre o que estão criando e imaginando narrativas para os desenhos.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem fotos das produções, de modo que você possa agrupá-las e dividi-las com todo o grupo via Apresentações Google (disponível aqui) ou por Whatsapp, por exemplo. É possível que, no retorno à escola, as crianças levem os desenhos e montem uma exposição no mural ou em um varal.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla e Vládia Pires


Código: EDI3_10UND04

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas