Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13) que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Trata-se da quinta aula sobre a temática, que tem por objetivo que os alunos relacionem o fato de que algumas constelações são visíveis em apenas um dos hemisférios em decorrência da esfericidade da Terra. É desejável que o plano de aula CIE6_12TU05 “Reconhecimento do Céu” tenha sido trabalhado anteriormente.
Professor(a), nesta aula os alunos deverão observar o movimento aparente de constelações e verificar em quais hemisférios elas são visíveis ou não, para tanto, terão que utilizar o software Stellarium
Materiais necessários para a aula:
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Nesse momento, pergunte aos alunos se eles já ouviram a expressão “circum-navegação”, e a que ela se refere. Também questione-os, procurando levantar informações sobre a relação que pode existir entre a circum-navegação e as estrelas. Posteriormente, leia o tema da aula para a turma e faça outras perguntas como: É possível dar a volta ao mundo? O que aconteceria se seguíssemos sempre na mesma direção?
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Exiba parte do vídeo: “A Terra é plana?”, do Canal Nostalgia (a partir de 4 minutos e 30 segundos até 10 minutos e 50 segundos). Disponível aqui.
Projete o próximo slide.
Contexto
Orientações: Projete a imagem do slide para a turma. Explique que é importante também salientar que os navegadores possuíam conhecimentos astronômicos e utilizavam diferentes recursos para a navegação. Nesse contexto, a observação dos astros serviam de referência para posicionamentos em alto-mar.
Para tanto, entre outros astros, utilizavam-se as estrelas de uma constelação como maneira de se orientar.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Nesse momento espera-se que os alunos estabeleçam relações entre a mudança de posição das constelações no céu e a esfericidade da Terra. É importante perceberem que conforme uma embarcação se desloca no mar indo, por exemplo, de Oeste para Leste, as constelações aparentemente realizam o movimento contrário, ou seja, aparecem no Leste e desaparecem no Oeste. É importante ressaltar também que, em uma situação de Terra plana, as constelações nunca iriam surgir no Leste e se pôr no Oeste, pois elas estariam no céu o tempo todo. A esfericidade da Terra é o que permite a um observador situado no planeta, observar o nascimento e o ocaso das estrelas de uma constelação.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Organize a turma em grupos de 3 a 4 alunos. Distribua a atividade Mão na Massa impressa. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CRVY4a7VD5mFxW8mh8cqQWKYSfVBVYMp5PNPTFVktq9bKyr4mrDYW6mmKe25/cie6-11tu05--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf
Para a realização desta atividade utilizando a sala de informática, recomenda-se que você oriente os alunos seguindo o passo a passo disponível em um tutorial no link:
Reserve aproximadamente 25 minutos para esta etapa.
Projete o próximo slide.
Sistematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Retome a questão disparadora e solicite que os alunos a respondam.
Sistematização
Orientações: Como sistematização, solicite que os alunos apresentem alguns argumentos de que a Terra não é plana. Registre os argumentos apresentados no quadro e discuta com a turma se concordam ou não com eles e por quê. A partir dos argumentos apresentados, poderá ser escrito um texto coletivo, e os alunos poderão registrá-lo no caderno.
Texto de apoio para o(a) professor(a):
“7 fatos científicos que provam que a Terra NÃO é plana”. Revista Galileu. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/09/7-fatos-cientificos-que-provam-que-terra-nao-e-plana.html