14071
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Circum-navegações e as estrelas

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre o fato de que algumas constelações são visíveis em apenas um dos hemisférios em decorrência da esfericidade da Terra.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eloísa de Souza Carvalho

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13) que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Trata-se da quinta aula sobre a temática, que tem por objetivo que os alunos relacionem o fato de que algumas constelações são visíveis em apenas um dos hemisférios em decorrência da esfericidade da Terra. É desejável que o plano de aula CIE6_12TU05 “Reconhecimento do Céu” tenha sido trabalhado anteriormente.

Professor(a), nesta aula os alunos deverão observar o movimento aparente de constelações e verificar em quais hemisférios elas são visíveis ou não, para tanto, terão que utilizar o software Stellarium

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópia das atividades propostas nesta apresentação.
  • Computador(es) com o software Stellarium previamente instalado, disponível gratuitamente em: https://stellarium.org/pt/
  • Vídeo “A Terra é plana?” do canal Nostalgia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nEVPDqUb5dM

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesse momento, pergunte aos alunos se eles já ouviram a expressão “circum-navegação”, e a que ela se refere. Também questione-os, procurando levantar informações sobre a relação que pode existir entre a circum-navegação e as estrelas. Posteriormente, leia o tema da aula para a turma e faça outras perguntas como: É possível dar a volta ao mundo? O que aconteceria se seguíssemos sempre na mesma direção?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Exiba parte do vídeo: “A Terra é plana?”, do Canal Nostalgia (a partir de 4 minutos e 30 segundos até 10 minutos e 50 segundos). Disponível aqui.

Projete o próximo slide.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete a imagem do slide para a turma. Explique que é importante também salientar que os navegadores possuíam conhecimentos astronômicos e utilizavam diferentes recursos para a navegação. Nesse contexto, a observação dos astros serviam de referência para posicionamentos em alto-mar.

Para tanto, entre outros astros, utilizavam-se as estrelas de uma constelação como maneira de se orientar.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesse momento espera-se que os alunos estabeleçam relações entre a mudança de posição das constelações no céu e a esfericidade da Terra. É importante perceberem que conforme uma embarcação se desloca no mar indo, por exemplo, de Oeste para Leste, as constelações aparentemente realizam o movimento contrário, ou seja, aparecem no Leste e desaparecem no Oeste. É importante ressaltar também que, em uma situação de Terra plana, as constelações nunca iriam surgir no Leste e se pôr no Oeste, pois elas estariam no céu o tempo todo. A esfericidade da Terra é o que permite a um observador situado no planeta, observar o nascimento e o ocaso das estrelas de uma constelação.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de 3 a 4 alunos. Distribua a atividade Mão na Massa impressa. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CRVY4a7VD5mFxW8mh8cqQWKYSfVBVYMp5PNPTFVktq9bKyr4mrDYW6mmKe25/cie6-11tu05--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf

Para a realização desta atividade utilizando a sala de informática, recomenda-se que você oriente os alunos seguindo o passo a passo disponível em um tutorial no link:

Reserve aproximadamente 25 minutos para esta etapa.

Projete o próximo slide.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora e solicite que os alunos a respondam.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Como sistematização, solicite que os alunos apresentem alguns argumentos de que a Terra não é plana. Registre os argumentos apresentados no quadro e discuta com a turma se concordam ou não com eles e por quê. A partir dos argumentos apresentados, poderá ser escrito um texto coletivo, e os alunos poderão registrá-lo no caderno.

Texto de apoio para o(a) professor(a):

“7 fatos científicos que provam que a Terra NÃO é plana”. Revista Galileu. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/09/7-fatos-cientificos-que-provam-que-terra-nao-e-plana.html

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13) que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Trata-se da quinta aula sobre a temática, que tem por objetivo que os alunos relacionem o fato de que algumas constelações são visíveis em apenas um dos hemisférios em decorrência da esfericidade da Terra. É desejável que o plano de aula CIE6_12TU05 “Reconhecimento do Céu” tenha sido trabalhado anteriormente.

Professor(a), nesta aula os alunos deverão observar o movimento aparente de constelações e verificar em quais hemisférios elas são visíveis ou não, para tanto, terão que utilizar o software Stellarium

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópia das atividades propostas nesta apresentação.
  • Computador(es) com o software Stellarium previamente instalado, disponível gratuitamente em: https://stellarium.org/pt/
  • Vídeo “A Terra é plana?” do canal Nostalgia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nEVPDqUb5dM

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesse momento, pergunte aos alunos se eles já ouviram a expressão “circum-navegação”, e a que ela se refere. Também questione-os, procurando levantar informações sobre a relação que pode existir entre a circum-navegação e as estrelas. Posteriormente, leia o tema da aula para a turma e faça outras perguntas como: É possível dar a volta ao mundo? O que aconteceria se seguíssemos sempre na mesma direção?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Exiba parte do vídeo: “A Terra é plana?”, do Canal Nostalgia (a partir de 4 minutos e 30 segundos até 10 minutos e 50 segundos). Disponível aqui.

Projete o próximo slide.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete a imagem do slide para a turma. Explique que é importante também salientar que os navegadores possuíam conhecimentos astronômicos e utilizavam diferentes recursos para a navegação. Nesse contexto, a observação dos astros serviam de referência para posicionamentos em alto-mar.

Para tanto, entre outros astros, utilizavam-se as estrelas de uma constelação como maneira de se orientar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesse momento espera-se que os alunos estabeleçam relações entre a mudança de posição das constelações no céu e a esfericidade da Terra. É importante perceberem que conforme uma embarcação se desloca no mar indo, por exemplo, de Oeste para Leste, as constelações aparentemente realizam o movimento contrário, ou seja, aparecem no Leste e desaparecem no Oeste. É importante ressaltar também que, em uma situação de Terra plana, as constelações nunca iriam surgir no Leste e se pôr no Oeste, pois elas estariam no céu o tempo todo. A esfericidade da Terra é o que permite a um observador situado no planeta, observar o nascimento e o ocaso das estrelas de uma constelação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de 3 a 4 alunos. Distribua a atividade Mão na Massa impressa. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CRVY4a7VD5mFxW8mh8cqQWKYSfVBVYMp5PNPTFVktq9bKyr4mrDYW6mmKe25/cie6-11tu05--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf

Para a realização desta atividade utilizando a sala de informática, recomenda-se que você oriente os alunos seguindo o passo a passo disponível em um tutorial no link:

Reserve aproximadamente 25 minutos para esta etapa.

Projete o próximo slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora e solicite que os alunos a respondam.

Slide Plano Aula

Orientações: Como sistematização, solicite que os alunos apresentem alguns argumentos de que a Terra não é plana. Registre os argumentos apresentados no quadro e discuta com a turma se concordam ou não com eles e por quê. A partir dos argumentos apresentados, poderá ser escrito um texto coletivo, e os alunos poderão registrá-lo no caderno.

Texto de apoio para o(a) professor(a):

“7 fatos científicos que provam que a Terra NÃO é plana”. Revista Galileu. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/09/7-fatos-cientificos-que-provam-que-terra-nao-e-plana.html

Slide Plano Aula
  • Para o professor
  • Documento

    Mão na Massa – Atividade para impressão


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

O formato da Terra

AULA 02

A esfericidade dos planetas

AULA 03

A esfericidade da Terra e seu contexto histórico

AULA 04

Objetos que desaparecem no horizonte

AULA 06

Órbita dos satélites artificiais

AULA 07

A sombra da Terra na Lua

AULA 08

Durações do dia em diferentes pontos da Terra

AULA 09

Representações do planeta esférico

AULA 10

Teoria da Terra plana: fake news?

AULAS DE Terra e Universo do 6º ano :

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Origem e Formação do Planeta Terra

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Desvendando o tempo

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura e interpretação de dados do gnômon

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo As camadas da Terra e sua Atmosfera

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Planeta Terra: camadas e atmosfera

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O Núcleo e o Manto terrestre

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A atmosfera terrestre e a poluição do ar

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Os movimentos da Terra

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A Crosta Terrestre

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Reconhecimento do céu

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Condução do Impulso Nervoso

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo As regiões da atmosfera terrestre

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A Hidrosfera Terrestre

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Equilíbrio térmico e a vida no Planeta Terra

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Introdução ao estudo das Placas Tectônicas

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A esfericidade dos planetas

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Formação das rochas e dos solos no planeta Terra

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O formato da Terra

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Os dinossauros estão entre nós!

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Os fósseis

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Combustíveis fósseis

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A esfericidade da Terra e seu contexto histórico

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Circum-navegações e as estrelas

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A sombra da Terra na Lua

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Durações do dia em diferentes pontos da Terra

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Preparando misturas caseiras com uma fase

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações Físicas na Água

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

A importância da visão

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Origem e Formação do Planeta Terra

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Desvendando o tempo

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Leitura e interpretação de dados do gnômon

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

A estrutura do olho humano

6º ano / Ciências / Terra e Universo

As camadas da Terra e sua Atmosfera

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Água poluída: uma mistura com mais de uma fase

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Tecidos: células trabalhando em equipe

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Captação e interpretação das imagens

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Planeta Terra: camadas e atmosfera

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações Químicas

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Aspectos visuais de misturas

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo o sistema nervoso

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Misturas sólidas e misturas líquidas

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Explicando a Mudança de Temperatura

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Tipos de lente

6º ano / Ciências / Terra e Universo

O Núcleo e o Manto terrestre

6º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera terrestre e a poluição do ar

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Os movimentos da Terra

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações reversíveis

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Identificando transformações irreversíveis

6º ano / Ciências / Vida e Evolução

Formação das imagens nas lentes convergentes e divergentes

6º ano / Ciências / Matéria e Energia

Misturas homogêneas e heterogêneas: do incolor ao colorido

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI13 da BNCC

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Condução do Impulso Nervoso

6º ano / Ciências / Terra e Universo

A esfericidade dos planetas

6º ano / Ciências / Terra e Universo

O formato da Terra

6º ano / Ciências / Terra e Universo

A esfericidade da Terra e seu contexto histórico

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Circum-navegações e as estrelas

6º ano / Ciências / Terra e Universo

A sombra da Terra na Lua

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Durações do dia em diferentes pontos da Terra

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Representações do planeta esférico

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Teoria da Terra plana: fake news?

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Objetos que desaparecem no horizonte

6º ano / Ciências / Terra e Universo

Órbita dos satélites artificiais

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann