14071
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Circum-navegações e as estrelas

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre o fato de que algumas constelações são visíveis em apenas um dos hemisférios em decorrência da esfericidade da Terra.

Plano 05 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eloísa de Souza Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13) que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Trata-se da quinta aula sobre a temática, que tem por objetivo que os alunos relacionem o fato de que algumas constelações são visíveis em apenas um dos hemisférios em decorrência da esfericidade da Terra. É desejável que o plano de aula CIE6_12TU05 “Reconhecimento do Céu” tenha sido trabalhado anteriormente.

Professor(a), nesta aula os alunos deverão observar o movimento aparente de constelações e verificar em quais hemisférios elas são visíveis ou não, para tanto, terão que utilizar o software Stellarium

Materiais necessários para a aula:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesse momento, pergunte aos alunos se eles já ouviram a expressão “circum-navegação”, e a que ela se refere. Também questione-os, procurando levantar informações sobre a relação que pode existir entre a circum-navegação e as estrelas. Posteriormente, leia o tema da aula para a turma e faça outras perguntas como: É possível dar a volta ao mundo? O que aconteceria se seguíssemos sempre na mesma direção?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Exiba parte do vídeo: “A Terra é plana?”, do Canal Nostalgia (a partir de 4 minutos e 30 segundos até 10 minutos e 50 segundos). Disponível aqui.

Projete o próximo slide.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete a imagem do slide para a turma. Explique que é importante também salientar que os navegadores possuíam conhecimentos astronômicos e utilizavam diferentes recursos para a navegação. Nesse contexto, a observação dos astros serviam de referência para posicionamentos em alto-mar.

Para tanto, entre outros astros, utilizavam-se as estrelas de uma constelação como maneira de se orientar.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesse momento espera-se que os alunos estabeleçam relações entre a mudança de posição das constelações no céu e a esfericidade da Terra. É importante perceberem que conforme uma embarcação se desloca no mar indo, por exemplo, de Oeste para Leste, as constelações aparentemente realizam o movimento contrário, ou seja, aparecem no Leste e desaparecem no Oeste. É importante ressaltar também que, em uma situação de Terra plana, as constelações nunca iriam surgir no Leste e se pôr no Oeste, pois elas estariam no céu o tempo todo. A esfericidade da Terra é o que permite a um observador situado no planeta, observar o nascimento e o ocaso das estrelas de uma constelação.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de 3 a 4 alunos. Distribua a atividade Mão na Massa impressa. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CRVY4a7VD5mFxW8mh8cqQWKYSfVBVYMp5PNPTFVktq9bKyr4mrDYW6mmKe25/cie6-11tu05--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf

Para a realização desta atividade utilizando a sala de informática, recomenda-se que você oriente os alunos seguindo o passo a passo disponível em um tutorial no link:

Reserve aproximadamente 25 minutos para esta etapa.

Projete o próximo slide.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora e solicite que os alunos a respondam.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Como sistematização, solicite que os alunos apresentem alguns argumentos de que a Terra não é plana. Registre os argumentos apresentados no quadro e discuta com a turma se concordam ou não com eles e por quê. A partir dos argumentos apresentados, poderá ser escrito um texto coletivo, e os alunos poderão registrá-lo no caderno.

Texto de apoio para o(a) professor(a):

“7 fatos científicos que provam que a Terra NÃO é plana”. Revista Galileu. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/09/7-fatos-cientificos-que-provam-que-terra-nao-e-plana.html

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13) que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Trata-se da quinta aula sobre a temática, que tem por objetivo que os alunos relacionem o fato de que algumas constelações são visíveis em apenas um dos hemisférios em decorrência da esfericidade da Terra. É desejável que o plano de aula CIE6_12TU05 “Reconhecimento do Céu” tenha sido trabalhado anteriormente.

Professor(a), nesta aula os alunos deverão observar o movimento aparente de constelações e verificar em quais hemisférios elas são visíveis ou não, para tanto, terão que utilizar o software Stellarium

Materiais necessários para a aula:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesse momento, pergunte aos alunos se eles já ouviram a expressão “circum-navegação”, e a que ela se refere. Também questione-os, procurando levantar informações sobre a relação que pode existir entre a circum-navegação e as estrelas. Posteriormente, leia o tema da aula para a turma e faça outras perguntas como: É possível dar a volta ao mundo? O que aconteceria se seguíssemos sempre na mesma direção?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Exiba parte do vídeo: “A Terra é plana?”, do Canal Nostalgia (a partir de 4 minutos e 30 segundos até 10 minutos e 50 segundos). Disponível aqui.

Projete o próximo slide.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete a imagem do slide para a turma. Explique que é importante também salientar que os navegadores possuíam conhecimentos astronômicos e utilizavam diferentes recursos para a navegação. Nesse contexto, a observação dos astros serviam de referência para posicionamentos em alto-mar.

Para tanto, entre outros astros, utilizavam-se as estrelas de uma constelação como maneira de se orientar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Nesse momento espera-se que os alunos estabeleçam relações entre a mudança de posição das constelações no céu e a esfericidade da Terra. É importante perceberem que conforme uma embarcação se desloca no mar indo, por exemplo, de Oeste para Leste, as constelações aparentemente realizam o movimento contrário, ou seja, aparecem no Leste e desaparecem no Oeste. É importante ressaltar também que, em uma situação de Terra plana, as constelações nunca iriam surgir no Leste e se pôr no Oeste, pois elas estariam no céu o tempo todo. A esfericidade da Terra é o que permite a um observador situado no planeta, observar o nascimento e o ocaso das estrelas de uma constelação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de 3 a 4 alunos. Distribua a atividade Mão na Massa impressa. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CRVY4a7VD5mFxW8mh8cqQWKYSfVBVYMp5PNPTFVktq9bKyr4mrDYW6mmKe25/cie6-11tu05--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf

Para a realização desta atividade utilizando a sala de informática, recomenda-se que você oriente os alunos seguindo o passo a passo disponível em um tutorial no link:

Reserve aproximadamente 25 minutos para esta etapa.

Projete o próximo slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora e solicite que os alunos a respondam.

Slide Plano Aula

Orientações: Como sistematização, solicite que os alunos apresentem alguns argumentos de que a Terra não é plana. Registre os argumentos apresentados no quadro e discuta com a turma se concordam ou não com eles e por quê. A partir dos argumentos apresentados, poderá ser escrito um texto coletivo, e os alunos poderão registrá-lo no caderno.

Texto de apoio para o(a) professor(a):

“7 fatos científicos que provam que a Terra NÃO é plana”. Revista Galileu. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/09/7-fatos-cientificos-que-provam-que-terra-nao-e-plana.html

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano