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Plano de aula > Ciências > 6º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A esfericidade da Terra e seu contexto histórico

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre a esfericidade do planeta Terra é conhecida há muito tempo.

Plano 03 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eloísa de Souza Carvalho

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13), que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Trata-se da terceira aula sobre a temática, que tem por objetivo que os alunos reconheçam que a esfericidade do planeta Terra já é proposta há muito tempo.

Materiais necessários para a aula:

Datashow ou cópia das atividades propostas nesta apresentação.

Vídeo: “Quer que eu desenhe? Eratóstene”. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=wiYE6tVUpXg

Equipamento para reprodução do vídeo.

Atividade “Mão na Massa impressa” (1 folha por grupo). Disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Aqh3N53jpuYzF972QZKd6V9V7bFxHHdpagmbjaA2RxkK5atnut2zQ8cvpCds/cie6-11tu03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf.

Sugestão de materiais para a atividade “Mão na Massa” (um kit por grupo):

  • Cartolina ou papel cartão.
  • Palito de sorvete.
  • Fita adesiva.
  • Lanterna.
  • Fita métrica ou régua.
  • Esquadro.

Sugestões de aprofundamento:

  • Texto: “Evolução da concepção sobre a forma da Terra.” Blog informativo do Parque da Ciência – Ciência e Diversão.

http://parquedaciencia.blogspot.com/2014/11/evolucao-da-concepcao-sobre-forma-da.html

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos iniciar o estudo de abordagens históricas sobre concepções do formato da Terra.

Faça perguntas como: "Vocês acham que a Terra sempre foi pensada como sendo redonda?" "Como vocês imaginam que era idealizada a forma da terra antigamente?"

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Reproduza o vídeo “Quer que eu desenhe? Eratóstene”, até o tempo de 1 minuto e 40 segundos.

Professor(a) explique para os alunos que as primeiras especulações a respeito da forma da Terra foram de natureza não científica, muitas vezes baseadas em mitos da época. A partir do século VI antes de Cristo, surgiram na Grécia visões mais racionais sobre a questão da forma de nosso planeta. A primeira sugestão de esfericidade partiu da Escola Pitágórica de Crotona. No século IV antes de Cristo, Aristóteles apresentou argumentos mais sólidos, como o eclipse lunar (que será aprofundado na aula CIE6_11TU). Em sua obra Mathematikoi, Aristóteles apresenta os primeiros valores para a circunferência da Terra (400.000 estádios), mas não temos registro de como ele obteve este valor. O primeiro a detalhar um método e a chegar a valores mais realista foi Eratóstenes de Cirene (276 a.C. a 194 a.C.). E o desafio desta aula é reproduzir o pensamento de Eratóstenes de que o planeta é esférico.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Ouça as hipóteses iniciais dos alunos e solicite que as registrem no caderno.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de 3 a 4 alunos.

Entregue os materiais a seguir para cada grupo:

  • 1 folha de cartolina ou papel cartão, na qual os alunos deverão representar duas cidades.
  • 1 palito de sorvete dividido ao meio (que servirá para representar um marco/poste em cada cidade.)
  • Fita adesiva (para fixação do palito de sorvete em cada cidade)
  • 1 esquadro (professor oriente os(as) alunos(as) que o palito deverá ser fixado “em pé” na cartolina, de forma eles fiquem com um ângulo de 90º, se necessário auxilie-os.
  • 1 fita métrica ou régua para verificar o tamanho das sombras formadas.
  • 1 lanterna, que representará a luz solar.
  • Atividade Mão na Massa impressa (1 folha por grupo). Disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Aqh3N53jpuYzF972QZKd6V9V7bFxHHdpagmbjaA2RxkK5atnut2zQ8cvpCds/cie6-11tu03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf.

Professor(a), durante a atividade circule pelos grupos e observe como eles interagem e quais os questionamentos e hipóteses são levantadas por eles. Auxilie os grupos no que for necessário e os instrua que durante a atividade, eles deverão manter a lanterna distante da cartolina (aproximadamente 50 cm), já que se eles aproximarem demais de um dos marcos/postes haverá divergências nas observações. Certifique-se que eles estão realizando os registros.

Reserve aproximadamente 20 minutos para esta etapa.

Projete o próximo slide.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Passado os 20 minutos, solicite que os grupos expliquem o que foi observado durante a atividade. Peça que deles relatem como foi que as sombras se comportaram em um modelo com a Terra plana e no modelo com curvatura.

É esperado que os(as) alunos(as) relatem que no caso do modelo plano as sombras projetadas eram do mesmo tamanho (ou de tamanhos muito próximos) ou mesmo inexistente (no caso do Sol a pino). Já com a curvatura, as sombras projetadas eram diferentes, ou mesmo que poderiam ser inexistente em um dos marcos, mas não em outro.

Pergunte aos alunos: A partir do experimento, o que é possível afirmar para a constatação de que a Terra é realmente esférica?

É esperado que os alunos respondam que para afirmar que a Terra é esférica a partir do experimento teríamos que constatar que no mesmo horário mas em lugares separados a certa distância as sombras projetadas deveriam ter tamanhos diferentes.

Explique que foi exatamente esse raciocínio de Eratóstenes. E que ele verificou isso nas cidades de Siena e Alexandria.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Professor(a) reproduza o final do vídeo “Quer que eu desenhe? Eratóstene”, a partir 1 minuto e 40 segundos até 3 minutos e 50 segundos.

Retome a questão disparadora e solicite que os alunos releiam suas hipóteses iniciais. Pergunte: O que vocês mudariam em suas respostas?

Após, discuta com a turma as semelhanças da atividade realizadas por eles e as observações de Eratóstene.

Solicite que os alunos registrem no caderno um esquema apresentando como seriam as sombras apresentadas em um modelo de Terra plana e em um modelo de Terra esférica. E escrevam um resumo sobre o aprendizado da aula de hoje.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Professor(a), este é apenas um exemplo de como os alunos poderão representar as sombras observadas. Não é necessário apresentar este slide para os alunos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13), que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Trata-se da terceira aula sobre a temática, que tem por objetivo que os alunos reconheçam que a esfericidade do planeta Terra já é proposta há muito tempo.

Materiais necessários para a aula:

Datashow ou cópia das atividades propostas nesta apresentação.

Vídeo: “Quer que eu desenhe? Eratóstene”. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=wiYE6tVUpXg

Equipamento para reprodução do vídeo.

Atividade “Mão na Massa impressa” (1 folha por grupo). Disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Aqh3N53jpuYzF972QZKd6V9V7bFxHHdpagmbjaA2RxkK5atnut2zQ8cvpCds/cie6-11tu03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf.

Sugestão de materiais para a atividade “Mão na Massa” (um kit por grupo):

  • Cartolina ou papel cartão.
  • Palito de sorvete.
  • Fita adesiva.
  • Lanterna.
  • Fita métrica ou régua.
  • Esquadro.

Sugestões de aprofundamento:

  • Texto: “Evolução da concepção sobre a forma da Terra.” Blog informativo do Parque da Ciência – Ciência e Diversão.

http://parquedaciencia.blogspot.com/2014/11/evolucao-da-concepcao-sobre-forma-da.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos iniciar o estudo de abordagens históricas sobre concepções do formato da Terra.

Faça perguntas como: "Vocês acham que a Terra sempre foi pensada como sendo redonda?" "Como vocês imaginam que era idealizada a forma da terra antigamente?"

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Reproduza o vídeo “Quer que eu desenhe? Eratóstene”, até o tempo de 1 minuto e 40 segundos.

Professor(a) explique para os alunos que as primeiras especulações a respeito da forma da Terra foram de natureza não científica, muitas vezes baseadas em mitos da época. A partir do século VI antes de Cristo, surgiram na Grécia visões mais racionais sobre a questão da forma de nosso planeta. A primeira sugestão de esfericidade partiu da Escola Pitágórica de Crotona. No século IV antes de Cristo, Aristóteles apresentou argumentos mais sólidos, como o eclipse lunar (que será aprofundado na aula CIE6_11TU). Em sua obra Mathematikoi, Aristóteles apresenta os primeiros valores para a circunferência da Terra (400.000 estádios), mas não temos registro de como ele obteve este valor. O primeiro a detalhar um método e a chegar a valores mais realista foi Eratóstenes de Cirene (276 a.C. a 194 a.C.). E o desafio desta aula é reproduzir o pensamento de Eratóstenes de que o planeta é esférico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Ouça as hipóteses iniciais dos alunos e solicite que as registrem no caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de 3 a 4 alunos.

Entregue os materiais a seguir para cada grupo:

  • 1 folha de cartolina ou papel cartão, na qual os alunos deverão representar duas cidades.
  • 1 palito de sorvete dividido ao meio (que servirá para representar um marco/poste em cada cidade.)
  • Fita adesiva (para fixação do palito de sorvete em cada cidade)
  • 1 esquadro (professor oriente os(as) alunos(as) que o palito deverá ser fixado “em pé” na cartolina, de forma eles fiquem com um ângulo de 90º, se necessário auxilie-os.
  • 1 fita métrica ou régua para verificar o tamanho das sombras formadas.
  • 1 lanterna, que representará a luz solar.
  • Atividade Mão na Massa impressa (1 folha por grupo). Disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Aqh3N53jpuYzF972QZKd6V9V7bFxHHdpagmbjaA2RxkK5atnut2zQ8cvpCds/cie6-11tu03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf.

Professor(a), durante a atividade circule pelos grupos e observe como eles interagem e quais os questionamentos e hipóteses são levantadas por eles. Auxilie os grupos no que for necessário e os instrua que durante a atividade, eles deverão manter a lanterna distante da cartolina (aproximadamente 50 cm), já que se eles aproximarem demais de um dos marcos/postes haverá divergências nas observações. Certifique-se que eles estão realizando os registros.

Reserve aproximadamente 20 minutos para esta etapa.

Projete o próximo slide.

Slide Plano Aula

Orientações: Passado os 20 minutos, solicite que os grupos expliquem o que foi observado durante a atividade. Peça que deles relatem como foi que as sombras se comportaram em um modelo com a Terra plana e no modelo com curvatura.

É esperado que os(as) alunos(as) relatem que no caso do modelo plano as sombras projetadas eram do mesmo tamanho (ou de tamanhos muito próximos) ou mesmo inexistente (no caso do Sol a pino). Já com a curvatura, as sombras projetadas eram diferentes, ou mesmo que poderiam ser inexistente em um dos marcos, mas não em outro.

Pergunte aos alunos: A partir do experimento, o que é possível afirmar para a constatação de que a Terra é realmente esférica?

É esperado que os alunos respondam que para afirmar que a Terra é esférica a partir do experimento teríamos que constatar que no mesmo horário mas em lugares separados a certa distância as sombras projetadas deveriam ter tamanhos diferentes.

Explique que foi exatamente esse raciocínio de Eratóstenes. E que ele verificou isso nas cidades de Siena e Alexandria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Professor(a) reproduza o final do vídeo “Quer que eu desenhe? Eratóstene”, a partir 1 minuto e 40 segundos até 3 minutos e 50 segundos.

Retome a questão disparadora e solicite que os alunos releiam suas hipóteses iniciais. Pergunte: O que vocês mudariam em suas respostas?

Após, discuta com a turma as semelhanças da atividade realizadas por eles e as observações de Eratóstene.

Solicite que os alunos registrem no caderno um esquema apresentando como seriam as sombras apresentadas em um modelo de Terra plana e em um modelo de Terra esférica. E escrevam um resumo sobre o aprendizado da aula de hoje.

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Orientações: Professor(a), este é apenas um exemplo de como os alunos poderão representar as sombras observadas. Não é necessário apresentar este slide para os alunos.

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