Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp, site de criação de fórum, disponível aqui, ou Google Classroom, disponível aqui);
- Documento compartilhado no Google Drive (tutorial disponível aqui).
Optativas:
- Videoconferência (Hangouts, disponível aqui, ou Zoom)
Contexto e questão disparadora
Lance a questão disparadora da aula:
- O que é possível ver de um objeto iluminado apenas de um lado?
Permita que os alunos discorram livremente sobre o assunto e apresentem dúvidas. É interessante que esse momento seja realizado sob o formato de videoconferência, para que a discussão fique mais dinâmica. Caso não seja viável, sugere-se o formato de fórum (Em grupo de Whatsapp, site específico para fórum ou no próprio Google Classroom).
Mão na massa
Solicite que os alunos confeccionem uma câmara escura, seguindo as orientações do link disponível aqui. Após a confecção da câmara, eles devem realizar o seguinte experimento:
- Escolham um objeto para ser observado. Façam um desenho do objeto iluminado (fora da câmara escura).
- Coloquem o objeto na câmara escura e abram a abertura da luz. Registrem o que veem.
- Mudem a posição do objeto dentro da câmara, observem e registrem novamente.
- Repitam o procedimento algumas vezes, sempre registrando as observações.
Eles devem compartilhar os registros com fotos e legendas explicativas para todos os colegas de turma e para você.
Sistematização
Após todos os alunos verem os registros uns dos outros, retome a questão disparadora:
- O que é possível ver de um objeto iluminado apenas de um lado?
Escrevam, juntos uma resposta coletiva para ela, em um parágrafo.
Convite às famílias
Os familiares podem contribuir com a produção da câmara escura, coletando material e orientando a execução do projeto.
Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes
Código: CIE5_10T&U04
(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes