14066
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reconhecendo as marcas linguísticas do gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Reconhecendo as marcas linguísticas do gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução
Aborde os alunos, por áudio ou e-mail, com os seguintes questionamentos: quando lemos uma reportagem de divulgação científica, é possível identificar se os textos foram escritos de modo pessoal ou impessoal? Como podemos explicar esse fato? É possível mudar a linguagem do texto para se adequar a um público-alvo específico? Como fazer isso? O objetivo dessa introdução é fazer os estudantes começarem a refletir sobre os aspectos do texto que serão analisados ao longo da aula, impessoalização/pessoalização, adequação ao público-alvo, relações de causa e efeito, tempo verbal e variedades linguísticas. Estabeleça um prazo para que respondam e enviem as respostas a você. As respostas serão retomadas no final da aplicação das atividades deste plano de aula.

Desenvolvimento
Envie aos alunos o fragmento do texto “Mudanças no Calendário” e as questões apresentados no primeiro slide de desenvolvimento. Oriente-os a interagirem em duplas ou trios para efetuarem a análise do texto. Os estudantes deverão reconhecer os procedimentos de impessoalização ou pessoalização do texto, considerando o público-alvo, as relações de causa e efeito, tempo e modo verbal predominantes e a variedade linguística presente no texto. Esse reconhecimento se realizará por meio da análise de trechos das reportagens selecionadas para a aula. Estabeleça um prazo para que os alunos efetuem a análise e lhe enviem as respostas. Organize, então, uma devolutiva seguindo as orientações do slide que apresenta as expectativas de respostas.

Após essa atividade, envie aos alunos os dois fragmentos de textos apresentados no segundo slide de desenvolvimento e solicite façam a comparação em relação ao público-alvo a que se destinam. Envie também as questões apresentadas no terceiro slide de desenvolvimento para orientá-los na análise. Estabeleça um novo prazo para realizarem a atividade e enviarem a você as respostas.

Fechamento
Organize um grupo de WhatsApp para, por meio dele, efetuar a devolutiva com os comentários das análises efetuadas pelos alunos. Estimule-os a se posicionarem no grupo, relatando as aprendizagens alcançadas com o estudo. Retome, nesse momento, as questões lançadas na abordagem desta aula, para que possam ser repensadas pelos alunos.

Convite às famílias
Estimule os alunos a conversarem com os familiares sobre os procedimentos de pessoalização e impessoalização nos gênero estudados. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_10SQA05

(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.

(EF69LP42) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas