14065
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Identificando a forma composicional do gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Identificando a forma composicional do gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e explique que a temática continua a ser o estudo dos aspectos linguísticos e semióticos nos gêneros reportagem de divulgação científica e vlog científico. Instigue-os a responderem aos questionamentos apresentados no slide de introdução do plano: as reportagens são compostas por quais elementos? E os vlogs de divulgação científica?

Aguarde as respostas e faça a devolutiva reforçando os pontos que devem ser observados nos gêneros em estudo. Espera-se que eles respondam que as reportagens são compostas por textos com letras de diferentes tamanhos e cores, imagens, animações, gráficos, entre outros, e que os vlogs podem apresentar narrador, imagens estáticas, imagens em movimento e textos com diferentes tamanhos e cores.

Desenvolvimento
Entre em contato com os alunos e oriente-os a se organizarem em duplas ou trios, para facilitar a interação a distância. Explique que metade da turma fará a investigação das características composicionais da reportagem e outra metade, do vlog, com ênfase nas evidências de diferentes vozes dentro do texto e na intertextualidade.

Envie às equipes as reportagens sugeridas no plano ou outras escolhidas por você, para serem lidas conforme a divisão da turma. Envie às demais equipes o vídeo do vlog científico, escolhido por você, ou aquele sugerido no plano de aula LPO7_10SQA03. Envie também as questões que orientarão as análises: 1. Identifique as vozes presentes no texto: i) das pessoas entrevistadas/consultadas para a construção da argumentação ii) do repórter. 2. Como são inseridas as diferentes vozes no texto? Existem marcas linguísticas nessas inserções? A inserção das diferentes vozes se dá sempre da mesma forma ou existem outras possibilidades? Estabeleça um prazo para que as equipes realizem as análises e enviem a você as respostas.

Fechamento
Para este momento, organize um encontro síncrono ou um grupo de WhatsApp. Oriente os estudantes a elegerem um orador por grupo, que fará uma breve exposição das conclusões a que a equipe chegou, lembrando que essa exposição deve se reportar ao tema da aula: “As diferentes vozes do texto”.

Convite às famílias
Incentive os alunos a dialogarem com os familiares sobre a temática discutida na aula, os estudos realizados e seus posicionamentos sobre a construção desses gêneros. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_10SQA04

(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.

(EF69LP42) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas