Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Azevedo
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Reportagem de divulgação científica: identificação das ideias centrais e periféricas
Finalidade da aula: Identificar pistas linguísticas que favorecem a percepção dos argumentos relevantes e a compreensão dos elementos centrais e periféricos.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem de divulgação científica/vlog científico
Objeto(s) do conhecimento: Apreciação e réplica
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP31
Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.
Código: LPO7_10SQA03
(EF69LP31) Utilizar pistas linguísticas – tais como “em primeiro/segundo/terceiro lugar”, “por outro lado”, “dito de outro modo”, isto é”, “por exemplo” – para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo dos textos.