14063
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Reportagem de divulgação científica: identificação das ideias centrais e periféricas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Reportagem de divulgação científica: identificação das ideias centrais e periféricas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: Ciência no cotidiano
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e apresente o tema da aula. Diga que será lida uma reportagem que tem o objetivo de apresentar informações sobre a imunidade de nosso corpo e como as vacinas auxiliam nessa imunização. Caso você tenha aplicado as duas aulas anteriores, os alunos já devem estar por dentro do gênero reportagem de divulgação científica; caso contrário, faça os questionamentos apresentados no slide de introdução e estabeleça um prazo para que enviem as respostas a você. Ainda nesse contato, ou na devolutiva das respostas, relembre brevemente as características do gênero reportagem de divulgação científica, tais como: há o emprego do discurso direto e indireto; na reportagem é comum encontrarmos diferentes vozes para validar o que está sendo apresentado no texto; sempre é assinada por um repórter e, muitas vezes, aparecem marcas de seu próprio posicionamento sobre o assunto; é publicada e divulgada em revistas especializadas, e apresenta uma estrutura textual mais complexa, pois o jornalista realiza uma investigação para alicerçar seu texto.

Desenvolvimento
Como a proposta do plano é uma leitura compartilhada e mediada pelo professor, organize para esse momento da aula, se possível, um encontro síncrono, usando o Zoom ou o Google Meet. Dessa forma, será possível conduzir a aula oralmente, fazendo a leitura e a discussão das questões.

Caso não seja possível realizar um encontro síncrono, envie aos alunos, por WhatsApp ou e-mail, os links das reportagens sugeridas no plano para que façam a leitura:
     - O vírus da imunidade, disponível aqui, publicado em Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico.
     - Mudanças no calendário de vacinação, de Camille Dornelles, disponível aqui, publicado em Ciência Hoje das Crianças.

Se preferir, envie o arquivo com os textos, disponível na seção Materiais e atividades. Oriente os alunos a realizarem a leitura e a análise conforme o plano original. Caso a aula seja assíncrona, digite as instruções de análise, presentes no slide de desenvolvimento, em um documento Word e envie aos alunos para que efetuem a análise conforme a orientação. Oriente-os também a interagirem em duplas ou trios para troca de ideias sobre os pontos da análise. Estabeleça um prazo para realização da tarefa e entrega das análises. Organize, então, uma devolutiva com seus comentários.

Fechamento
Para o fechamento desta aula, caso o encontro não esteja sendo realizado de forma síncrona, envie aos alunos as perguntas do slide de fechamento e estabeleça um prazo para que enviem a você as respostas, manifestando suas opiniões. Uma sugestão é organizar um grupo de WhatsApp com a turma para essa troca de opiniões e fechamento.

Convite às famílias
Incentive os alunos a levarem as discussões sobre a temática dos textos lidos para a família, a fim de ampliarem a interação e colocarem em prática a intenção comunicativa do gênero reportagem de divulgação científica, que é informar os cidadãos comuns sobre o que é produzido cientificamente. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_10SQA03

(EF69LP31) Utilizar pistas linguísticas – tais como “em primeiro/segundo/terceiro lugar”, “por outro lado”, “dito de outro modo”, isto é”, “por exemplo” – para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo dos textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas