Atividade ou texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Reportagem de divulgação científica: identificação das ideias centrais e periféricas
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/vlog científico e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: equipamentos eletrônicos (tablets ou computadores) com acesso à internet para cada dupla de alunos. Projetor multimídia e computador com acesso à internet. Caso sua escola não tenha recursos digitais, serão necessárias cópias impressas da reportagem.
Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade desses gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem realizar as leituras sem atentar para as pistas linguísticas, assim, é necessário enfatizar sua importância para a compreensão do tema central do texto.
Dificuldades com o léxico podem acontecer, mas é importante que os estudantes tenham contato com o maior número de palavras possível, isso amplia o vocabulário, os instrumentaliza para a produção dos próprios textos e para a compreensão mais rápida em futuras leituras. Desta forma, o uso do dicionário torna-se de extrema importância para essa aula.
Referências sobre o assunto: MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.
Artigos
O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores
Bom exemplares de Gêneros:
Links
Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/
Ciência hoje – Primeira Revista de divulgçaõ científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/
chc – Ciência Hoje das crianças: http://chc.org.br/
Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP
https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos
Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca
https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M
Um exemplo:
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minutos.
Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes. Diga-lhes que será lida uma reportagem que tem o objetivo de apresentar informações sobre a imunidade de nosso corpo e como as vacinas auxiliam nesta imunização.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Faça os questionamentos presentes no slide aos estudantes e depois relembre-os, brevemente, das características do gênero reportagem de divulgação científica/vlog científico. Relembre com os alunos algumas características acerca das reportagens científicas, tais como:
- nas reportagens científicas há o emprego do discurso direto e indireto;
- na reportagem é comum encontrarmos diferentes vozes para validar o que está sendo apresentado no texto;
- a reportagem sempre é assinada por um repórter e, muitas vezes, aparecem marcas de seu próprio posicionamento sobre o assunto;
- a reportagem é publicada e divulgada em revistas especializadas e apresenta um estrutura textual mais complexa, pois o jornalista realiza uma pesquisa e investigação para alicerçar seu texto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Organize os estudantes em duplas e disponibilize o link da reportagem para que possam acessar em tablets ou computadores. Caso não tenha os recursos digitais, imprima uma cópia da reportagem para cada dupla de trabalho.
- Projete a reportagem acessando o link referido nos materiais complementares e proceda à leitura oral e coletiva com os alunos. Essa forma de leitura proporciona maior interação entre sujeitos e texto, ampliando a mediação e a construção de sentidos.
- Oriente-os a analisar as marcas linguísticas encontradas nos textos em relação aos assuntos mais relevantes e aqueles que funcionam apenas para ilustrar ou fornecer detalhes sobre o principal assunto tratado. Oriente os alunos a perceberem:
- as explicações que o jornalista traz para elucidar o texto;
- as explicações de termos técnico-científicos apresentados no texto;
- a forma didática como o jornalista apresenta o conteúdo;
- o uso de metáforas para aproximar o assunto do leitor;
- a interlocução com o leitor em chamadas no texto
- mais sugestões de análise podem ser acessadas no material complementar.
- Sugira que os alunos façam anotações sobre o que observam durante a leitura oral do texto. No decorrer da leitura faça paradas que estimulem que os alunos observem os itens levantados acima.
- Observe que a reportagem é bastante extensa e com vários termos científicos que podem não fazer parte do vocabulário do aluno, fazendo com que tenham dificuldade de compreender completamente o texto. A sugestão é que você use esta aula em um projeto relacionado às aulas de Ciências para que os alunos possam ter acesso aos termos mais técnicos e construam os conceitos para compreender melhor a leitura da reportagem. Dessa forma, a extensão do texto não será um problema, pois os conceitos farão parte dos conhecimentos prévios dos alunos. Caso não seja possível trabalhar junto com o professor de Ciências, você pode trabalhar com o vocabulário do texto em uma aula anterior ou ainda escolher uma reportagem mais simples.
Materiais complementares:
Para acessar os textos para impressão ou projeção, clique nos links abaixo:
O VÍRUS DA IMUNIDADE, Publicado em Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. Acesso em 19 de setembro de 2018
Mudanças no calendário de vacinação, de Camille Dornelles. Publicado em Ciência Hoje das Crianças. Acesso em 19 de setembro de 2018
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Projete as questões na lousa e solicite que os alunos manifestem sua opinião sobre as repostas tomando como base o que anotaram durante a leitura oral do texto. Caso não tenha equipamento para projeção, apenas escreva as questões na lousa ou pergunte oralmente.
- Deixe que as duplas de manifestem livremente.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Ciência no cotidiano
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e apresente o tema da aula. Diga que será lida uma reportagem que tem o objetivo de apresentar informações sobre a imunidade de nosso corpo e como as vacinas auxiliam nessa imunização. Caso você tenha aplicado as duas aulas anteriores, os alunos já devem estar por dentro do gênero reportagem de divulgação científica; caso contrário, faça os questionamentos apresentados no slide de introdução e estabeleça um prazo para que enviem as respostas a você. Ainda nesse contato, ou na devolutiva das respostas, relembre brevemente as características do gênero reportagem de divulgação científica, tais como: há o emprego do discurso direto e indireto; na reportagem é comum encontrarmos diferentes vozes para validar o que está sendo apresentado no texto; sempre é assinada por um repórter e, muitas vezes, aparecem marcas de seu próprio posicionamento sobre o assunto; é publicada e divulgada em revistas especializadas, e apresenta uma estrutura textual mais complexa, pois o jornalista realiza uma investigação para alicerçar seu texto.
Desenvolvimento
Como a proposta do plano é uma leitura compartilhada e mediada pelo professor, organize para esse momento da aula, se possível, um encontro síncrono, usando o Zoom ou o Google Meet. Dessa forma, será possível conduzir a aula oralmente, fazendo a leitura e a discussão das questões.
Caso não seja possível realizar um encontro síncrono, envie aos alunos, por WhatsApp ou e-mail, os links das reportagens sugeridas no plano para que façam a leitura:
- O vírus da imunidade, disponível aqui, publicado em Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico.
- Mudanças no calendário de vacinação, de Camille Dornelles, disponível aqui, publicado em Ciência Hoje das Crianças.
Se preferir, envie o arquivo com os textos, disponível na seção Materiais e atividades. Oriente os alunos a realizarem a leitura e a análise conforme o plano original. Caso a aula seja assíncrona, digite as instruções de análise, presentes no slide de desenvolvimento, em um documento Word e envie aos alunos para que efetuem a análise conforme a orientação. Oriente-os também a interagirem em duplas ou trios para troca de ideias sobre os pontos da análise. Estabeleça um prazo para realização da tarefa e entrega das análises. Organize, então, uma devolutiva com seus comentários.
Fechamento
Para o fechamento desta aula, caso o encontro não esteja sendo realizado de forma síncrona, envie aos alunos as perguntas do slide de fechamento e estabeleça um prazo para que enviem a você as respostas, manifestando suas opiniões. Uma sugestão é organizar um grupo de WhatsApp com a turma para essa troca de opiniões e fechamento.
Convite às famílias
Incentive os alunos a levarem as discussões sobre a temática dos textos lidos para a família, a fim de ampliarem a interação e colocarem em prática a intenção comunicativa do gênero reportagem de divulgação científica, que é informar os cidadãos comuns sobre o que é produzido cientificamente. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.