14063
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Reportagem de divulgação científica: identificação das ideias centrais e periféricas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Reportagem de divulgação científica: identificação das ideias centrais e periféricas

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/vlog científico e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: equipamentos eletrônicos (tablets ou computadores) com acesso à internet para cada dupla de alunos. Projetor multimídia e computador com acesso à internet. Caso sua escola não tenha recursos digitais, serão necessárias cópias impressas da reportagem.

Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade desses gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem realizar as leituras sem atentar para as pistas linguísticas, assim, é necessário enfatizar sua importância para a compreensão do tema central do texto.

Dificuldades com o léxico podem acontecer, mas é importante que os estudantes tenham contato com o maior número de palavras possível, isso amplia o vocabulário, os instrumentaliza para a produção dos próprios textos e para a compreensão mais rápida em futuras leituras. Desta forma, o uso do dicionário torna-se de extrema importância para essa aula.

Referências sobre o assunto: MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de Gêneros:

Links

Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência hoje – Primeira Revista de divulgçaõ científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das crianças: http://chc.org.br/

Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP

https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca

https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes. Diga-lhes que será lida uma reportagem que tem o objetivo de apresentar informações sobre a imunidade de nosso corpo e como as vacinas auxiliam nesta imunização.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Faça os questionamentos presentes no slide aos estudantes e depois relembre-os, brevemente, das características do gênero reportagem de divulgação científica/vlog científico. Relembre com os alunos algumas características acerca das reportagens científicas, tais como:
  • nas reportagens científicas há o emprego do discurso direto e indireto;
  • na reportagem é comum encontrarmos diferentes vozes para validar o que está sendo apresentado no texto;
  • a reportagem sempre é assinada por um repórter e, muitas vezes, aparecem marcas de seu próprio posicionamento sobre o assunto;
  • a reportagem é publicada e divulgada em revistas especializadas e apresenta um estrutura textual mais complexa, pois o jornalista realiza uma pesquisa e investigação para alicerçar seu texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Organize os estudantes em duplas e disponibilize o link da reportagem para que possam acessar em tablets ou computadores. Caso não tenha os recursos digitais, imprima uma cópia da reportagem para cada dupla de trabalho.
  • Projete a reportagem acessando o link referido nos materiais complementares e proceda à leitura oral e coletiva com os alunos. Essa forma de leitura proporciona maior interação entre sujeitos e texto, ampliando a mediação e a construção de sentidos.
  • Oriente-os a analisar as marcas linguísticas encontradas nos textos em relação aos assuntos mais relevantes e aqueles que funcionam apenas para ilustrar ou fornecer detalhes sobre o principal assunto tratado. Oriente os alunos a perceberem:
  • as explicações que o jornalista traz para elucidar o texto;
  • as explicações de termos técnico-científicos apresentados no texto;
  • a forma didática como o jornalista apresenta o conteúdo;
  • o uso de metáforas para aproximar o assunto do leitor;
  • a interlocução com o leitor em chamadas no texto
  • mais sugestões de análise podem ser acessadas no material complementar.
  • Sugira que os alunos façam anotações sobre o que observam durante a leitura oral do texto. No decorrer da leitura faça paradas que estimulem que os alunos observem os itens levantados acima.
  • Observe que a reportagem é bastante extensa e com vários termos científicos que podem não fazer parte do vocabulário do aluno, fazendo com que tenham dificuldade de compreender completamente o texto. A sugestão é que você use esta aula em um projeto relacionado às aulas de Ciências para que os alunos possam ter acesso aos termos mais técnicos e construam os conceitos para compreender melhor a leitura da reportagem. Dessa forma, a extensão do texto não será um problema, pois os conceitos farão parte dos conhecimentos prévios dos alunos. Caso não seja possível trabalhar junto com o professor de Ciências, você pode trabalhar com o vocabulário do texto em uma aula anterior ou ainda escolher uma reportagem mais simples.

Materiais complementares:

Para acessar os textos para impressão ou projeção, clique nos links abaixo:

O VÍRUS DA IMUNIDADE, Publicado em Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. Acesso em 19 de setembro de 2018

Mudanças no calendário de vacinação, de Camille Dornelles. Publicado em Ciência Hoje das Crianças. Acesso em 19 de setembro de 2018

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete as questões na lousa e solicite que os alunos manifestem sua opinião sobre as repostas tomando como base o que anotaram durante a leitura oral do texto. Caso não tenha equipamento para projeção, apenas escreva as questões na lousa ou pergunte oralmente.
  • Deixe que as duplas de manifestem livremente.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/vlog científico e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: equipamentos eletrônicos (tablets ou computadores) com acesso à internet para cada dupla de alunos. Projetor multimídia e computador com acesso à internet. Caso sua escola não tenha recursos digitais, serão necessárias cópias impressas da reportagem.

Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade desses gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem realizar as leituras sem atentar para as pistas linguísticas, assim, é necessário enfatizar sua importância para a compreensão do tema central do texto.

Dificuldades com o léxico podem acontecer, mas é importante que os estudantes tenham contato com o maior número de palavras possível, isso amplia o vocabulário, os instrumentaliza para a produção dos próprios textos e para a compreensão mais rápida em futuras leituras. Desta forma, o uso do dicionário torna-se de extrema importância para essa aula.

Referências sobre o assunto: MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de Gêneros:

Links

Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência hoje – Primeira Revista de divulgçaõ científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das crianças: http://chc.org.br/

Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP

https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca

https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes. Diga-lhes que será lida uma reportagem que tem o objetivo de apresentar informações sobre a imunidade de nosso corpo e como as vacinas auxiliam nesta imunização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Faça os questionamentos presentes no slide aos estudantes e depois relembre-os, brevemente, das características do gênero reportagem de divulgação científica/vlog científico. Relembre com os alunos algumas características acerca das reportagens científicas, tais como:
  • nas reportagens científicas há o emprego do discurso direto e indireto;
  • na reportagem é comum encontrarmos diferentes vozes para validar o que está sendo apresentado no texto;
  • a reportagem sempre é assinada por um repórter e, muitas vezes, aparecem marcas de seu próprio posicionamento sobre o assunto;
  • a reportagem é publicada e divulgada em revistas especializadas e apresenta um estrutura textual mais complexa, pois o jornalista realiza uma pesquisa e investigação para alicerçar seu texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Organize os estudantes em duplas e disponibilize o link da reportagem para que possam acessar em tablets ou computadores. Caso não tenha os recursos digitais, imprima uma cópia da reportagem para cada dupla de trabalho.
  • Projete a reportagem acessando o link referido nos materiais complementares e proceda à leitura oral e coletiva com os alunos. Essa forma de leitura proporciona maior interação entre sujeitos e texto, ampliando a mediação e a construção de sentidos.
  • Oriente-os a analisar as marcas linguísticas encontradas nos textos em relação aos assuntos mais relevantes e aqueles que funcionam apenas para ilustrar ou fornecer detalhes sobre o principal assunto tratado. Oriente os alunos a perceberem:
  • as explicações que o jornalista traz para elucidar o texto;
  • as explicações de termos técnico-científicos apresentados no texto;
  • a forma didática como o jornalista apresenta o conteúdo;
  • o uso de metáforas para aproximar o assunto do leitor;
  • a interlocução com o leitor em chamadas no texto
  • mais sugestões de análise podem ser acessadas no material complementar.
  • Sugira que os alunos façam anotações sobre o que observam durante a leitura oral do texto. No decorrer da leitura faça paradas que estimulem que os alunos observem os itens levantados acima.
  • Observe que a reportagem é bastante extensa e com vários termos científicos que podem não fazer parte do vocabulário do aluno, fazendo com que tenham dificuldade de compreender completamente o texto. A sugestão é que você use esta aula em um projeto relacionado às aulas de Ciências para que os alunos possam ter acesso aos termos mais técnicos e construam os conceitos para compreender melhor a leitura da reportagem. Dessa forma, a extensão do texto não será um problema, pois os conceitos farão parte dos conhecimentos prévios dos alunos. Caso não seja possível trabalhar junto com o professor de Ciências, você pode trabalhar com o vocabulário do texto em uma aula anterior ou ainda escolher uma reportagem mais simples.

Materiais complementares:

Para acessar os textos para impressão ou projeção, clique nos links abaixo:

O VÍRUS DA IMUNIDADE, Publicado em Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. Acesso em 19 de setembro de 2018

Mudanças no calendário de vacinação, de Camille Dornelles. Publicado em Ciência Hoje das Crianças. Acesso em 19 de setembro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete as questões na lousa e solicite que os alunos manifestem sua opinião sobre as repostas tomando como base o que anotaram durante a leitura oral do texto. Caso não tenha equipamento para projeção, apenas escreva as questões na lousa ou pergunte oralmente.
  • Deixe que as duplas de manifestem livremente.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP31 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano