14062
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Diferenciando os gêneros reportagem de divulgação científica/vlog científico de notícias científicas/vlogs de entretenimento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Diferenciando os gêneros reportagem de divulgação científica/vlog científico de notícias científicas/vlogs de entretenimento

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: Ciência e informação
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e questione-os conforme as perguntas apresentadas no slide de introdução do plano. Aguarde as respostas. Espera-se que respondam que uma forma de se aproximar do conhecimento científico produzido nas universidades é por meio de reportagens de divulgação científica, notícias ou vídeos sobre conhecimentos científicos. Faça, então, uma devolutiva dizendo que a proposta desta aula é estudar as diferenças entre os gêneros reportagem de divulgação científica, vlog científico e vlogs de entretenimento.

Desenvolvimento
Caso você tenha aplicado o plano de aula anterior, LPO7_10SQA01, os alunos já assistiram ao vídeo “Existe perigo na vacina?”, que também será trabalhado nesta aula, disponível aqui. Envie novamente esse link aos alunos juntamente com o do vídeo “Mala da Mila – Tomando vacina da febre amarela – será que dói?”, disponível aqui. Oriente-os a assistirem aos dois vídeos e anotarem as características que diferenciam os gêneros – vlog científico de vlog de entretenimento – quanto a aspectos da construção composicional e marcas linguísticas. Estabeleça um prazo para que os alunos assistam aos vídeos, anotem suas observações e as enviem a você. Faça uma devolutiva comentando as respostas e reforçando as diferenças entre os gêneros analisados.

Envie aos alunos os textos sugeridos para leitura e disponíveis na seção Materiais e atividades, ou outros selecionados por você. Oriente-os a efetuarem a leitura e, mais uma vez, a anotarem as características que diferenciam os gêneros – notícia e reportagem – quanto a aspectos da construção composicional e marcas linguísticas.

Fechamento
Como fechamento da aula, organize a devolutiva da atividade anterior, por meio de um áudio, evidenciando o que diferencia um gênero do outro e as principais caraterísticas de construção composicional e marcas linguísticas de cada um dos gêneros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversarem com seus familiares sobre o conteúdo dos textos lidos e dos vídeos assistidos, e também sobre o acesso ao conhecimento científico. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_10SQA02

(EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas