Atividade ou texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Diferenciando os gêneros reportagem de divulgação científica/vlog científico de notícias científicas/vlogs de entretenimento
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem de divulgação científica/vlog científico e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Textos de divulgação científica trazidos pelos estudantes, solicitados previamente.
Textos: Reportagem: O vírus da imunidade, disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/; Mudanças no calendário, disponível em: http://chc.org.br/mudancas-no-calendario/
Notícia: Manaus confirma morte de bebê de 7 meses por sarampo, disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/manaus-confirma-morte-de-bebe-de-sete-meses-por-sarampo/
Vlog científico: Nerdologia - Existe perigo na vacina?, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E
Vlog de entretenimento: Mala da Mila - Tomando vacina da febre amarela - será que dói?, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BdL-cnVbqQI
Materiais: Computador, projetor multimídia e tela. Cópias impressas dos textos. Dicionários.
Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.
Dificuldades antecipadas: Podem aparecer dificuldades em diferenciar a reportagem da notícia, desta forma será necessário explicar-lhes que cada gênero tem sua especificidade, o gênero notícia é da ordem da informação, costuma relatar fatos novos de forma impessoal e objetiva e a reportagem é da ordem da opinião, costuma aprofundar os fatos, trazendo opiniões e pontos de vista distintos.
Dificuldades com o léxico podem acontecer, mas é importante que os estudantes tenham contato com o maior número de palavras possível, isso amplia o vocabulário, os instrumentaliza para a produção dos próprios textos e para a compreensão mais rápida em futuras leituras. Assim, o uso do dicionário torna-se de extrema importância para esta aula.
Referências sobre o assunto:
MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v. 5), p. 229 - 253.
Artigos
O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores
Bom exemplares de gêneros:
Links
Com Ciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/
Ciência Hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/
chc – Ciência Hoje das Crianças: http://chc.org.br/
Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP
https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos
Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca
https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M
Um exemplo:
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente aos estudantes o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Comece a aula questionando os estudante com base nas perguntas do slide, que podem ser projetadas ou lidas.
- Direcione a conversa para chegar a respostas próximas a reportagens, notícias ou vídeos sobre ciência.
- Organize os estudantes em duplas ou pequenos grupos para o desenvolvimento da atividade.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Exiba o vídeo: Existe perigo na vacina?
Materiais complementares: Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba o vídeo Mala da Mila - Tomando vacina da febre amarela - será que dói?
- Oriente os estudantes a anotar as características que diferenciam os gêneros - vlog científico de vlog de entretenimento - relativos a aspectos da construção composicional e marcas linguísticas do gênero.
Materiais complementares: Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BdL-cnVbqQI
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite aos estudantes a leitura dos textos selecionados por eles ou dos textos indicados a seguir: O vírus da imunidade e Manaus confirma morte de bebê de 7 meses por sarampo.
- Oriente os estudantes a anotar as características que diferenciam os gêneros - notícia de reportagem - relativos a aspectos da construção composicional e marcas linguísticas do gênero.
- Faça a impressão do material sugerido ou a projeção dos textos para a leitura.
Materiais complementares: Para acessar os textos para impressão clique aqui.
Textos: O vírus da imunidade, disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/; Manaus confirma morte de bebê de 7 meses por sarampo, disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/manaus-confirma-morte-de-bebe-de-sete-meses-por-sarampo/
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Solicite a um estudante de cada grupo ou dupla para que diga a característica principal que diferencia um gênero do outro, as principais caraterísticas de construção composicional e marcas linguísticas de cada um dos gêneros.
- Anote no quadro as respostas mais pertinentes dos estudantes acerca das características que diferenciam os gêneros, sua composição e marcas linguísticas. Esta é uma atividade que visa realizar uma síntese das questões que foram estudadas ao longo desta aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Ciência e informação
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e questione-os conforme as perguntas apresentadas no slide de introdução do plano. Aguarde as respostas. Espera-se que respondam que uma forma de se aproximar do conhecimento científico produzido nas universidades é por meio de reportagens de divulgação científica, notícias ou vídeos sobre conhecimentos científicos. Faça, então, uma devolutiva dizendo que a proposta desta aula é estudar as diferenças entre os gêneros reportagem de divulgação científica, vlog científico e vlogs de entretenimento.
Desenvolvimento
Caso você tenha aplicado o plano de aula anterior, LPO7_10SQA01, os alunos já assistiram ao vídeo “Existe perigo na vacina?”, que também será trabalhado nesta aula, disponível aqui. Envie novamente esse link aos alunos juntamente com o do vídeo “Mala da Mila – Tomando vacina da febre amarela – será que dói?”, disponível aqui. Oriente-os a assistirem aos dois vídeos e anotarem as características que diferenciam os gêneros – vlog científico de vlog de entretenimento – quanto a aspectos da construção composicional e marcas linguísticas. Estabeleça um prazo para que os alunos assistam aos vídeos, anotem suas observações e as enviem a você. Faça uma devolutiva comentando as respostas e reforçando as diferenças entre os gêneros analisados.
Envie aos alunos os textos sugeridos para leitura e disponíveis na seção Materiais e atividades, ou outros selecionados por você. Oriente-os a efetuarem a leitura e, mais uma vez, a anotarem as características que diferenciam os gêneros – notícia e reportagem – quanto a aspectos da construção composicional e marcas linguísticas.
Fechamento
Como fechamento da aula, organize a devolutiva da atividade anterior, por meio de um áudio, evidenciando o que diferencia um gênero do outro e as principais caraterísticas de construção composicional e marcas linguísticas de cada um dos gêneros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversarem com seus familiares sobre o conteúdo dos textos lidos e dos vídeos assistidos, e também sobre o acesso ao conhecimento científico. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.