14062
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Diferenciando os gêneros reportagem de divulgação científica/vlog científico de notícias científicas/vlogs de entretenimento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Diferenciando os gêneros reportagem de divulgação científica/vlog científico de notícias científicas/vlogs de entretenimento

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem de divulgação científica/vlog científico e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

Textos de divulgação científica trazidos pelos estudantes, solicitados previamente.

Textos: Reportagem: O vírus da imunidade, disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/; Mudanças no calendário, disponível em: http://chc.org.br/mudancas-no-calendario/

Notícia: Manaus confirma morte de bebê de 7 meses por sarampo, disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/manaus-confirma-morte-de-bebe-de-sete-meses-por-sarampo/

Vlog científico: Nerdologia - Existe perigo na vacina?, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E

Vlog de entretenimento: Mala da Mila - Tomando vacina da febre amarela - será que dói?, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BdL-cnVbqQI

Materiais: Computador, projetor multimídia e tela. Cópias impressas dos textos. Dicionários.

Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.

Dificuldades antecipadas: Podem aparecer dificuldades em diferenciar a reportagem da notícia, desta forma será necessário explicar-lhes que cada gênero tem sua especificidade, o gênero notícia é da ordem da informação, costuma relatar fatos novos de forma impessoal e objetiva e a reportagem é da ordem da opinião, costuma aprofundar os fatos, trazendo opiniões e pontos de vista distintos.

Dificuldades com o léxico podem acontecer, mas é importante que os estudantes tenham contato com o maior número de palavras possível, isso amplia o vocabulário, os instrumentaliza para a produção dos próprios textos e para a compreensão mais rápida em futuras leituras. Assim, o uso do dicionário torna-se de extrema importância para esta aula.

Referências sobre o assunto:

MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v. 5), p. 229 - 253.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de gêneros:

Links

Com Ciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência Hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das Crianças: http://chc.org.br/

Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP

https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca

https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente aos estudantes o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Comece a aula questionando os estudante com base nas perguntas do slide, que podem ser projetadas ou lidas.
  • Direcione a conversa para chegar a respostas próximas a reportagens, notícias ou vídeos sobre ciência.
  • Organize os estudantes em duplas ou pequenos grupos para o desenvolvimento da atividade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Exiba o vídeo: Existe perigo na vacina?

Materiais complementares: Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba o vídeo Mala da Mila - Tomando vacina da febre amarela - será que dói?
  • Oriente os estudantes a anotar as características que diferenciam os gêneros - vlog científico de vlog de entretenimento - relativos a aspectos da construção composicional e marcas linguísticas do gênero.

Materiais complementares: Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BdL-cnVbqQI

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos estudantes a leitura dos textos selecionados por eles ou dos textos indicados a seguir: O vírus da imunidade e Manaus confirma morte de bebê de 7 meses por sarampo.
  • Oriente os estudantes a anotar as características que diferenciam os gêneros - notícia de reportagem - relativos a aspectos da construção composicional e marcas linguísticas do gênero.
  • Faça a impressão do material sugerido ou a projeção dos textos para a leitura.

Materiais complementares: Para acessar os textos para impressão clique aqui.

Textos: O vírus da imunidade, disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/; Manaus confirma morte de bebê de 7 meses por sarampo, disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/manaus-confirma-morte-de-bebe-de-sete-meses-por-sarampo/

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Solicite a um estudante de cada grupo ou dupla para que diga a característica principal que diferencia um gênero do outro, as principais caraterísticas de construção composicional e marcas linguísticas de cada um dos gêneros.
  • Anote no quadro as respostas mais pertinentes dos estudantes acerca das características que diferenciam os gêneros, sua composição e marcas linguísticas. Esta é uma atividade que visa realizar uma síntese das questões que foram estudadas ao longo desta aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem de divulgação científica/vlog científico e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

Textos de divulgação científica trazidos pelos estudantes, solicitados previamente.

Textos: Reportagem: O vírus da imunidade, disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/; Mudanças no calendário, disponível em: http://chc.org.br/mudancas-no-calendario/

Notícia: Manaus confirma morte de bebê de 7 meses por sarampo, disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/manaus-confirma-morte-de-bebe-de-sete-meses-por-sarampo/

Vlog científico: Nerdologia - Existe perigo na vacina?, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E

Vlog de entretenimento: Mala da Mila - Tomando vacina da febre amarela - será que dói?, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BdL-cnVbqQI

Materiais: Computador, projetor multimídia e tela. Cópias impressas dos textos. Dicionários.

Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.

Dificuldades antecipadas: Podem aparecer dificuldades em diferenciar a reportagem da notícia, desta forma será necessário explicar-lhes que cada gênero tem sua especificidade, o gênero notícia é da ordem da informação, costuma relatar fatos novos de forma impessoal e objetiva e a reportagem é da ordem da opinião, costuma aprofundar os fatos, trazendo opiniões e pontos de vista distintos.

Dificuldades com o léxico podem acontecer, mas é importante que os estudantes tenham contato com o maior número de palavras possível, isso amplia o vocabulário, os instrumentaliza para a produção dos próprios textos e para a compreensão mais rápida em futuras leituras. Assim, o uso do dicionário torna-se de extrema importância para esta aula.

Referências sobre o assunto:

MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v. 5), p. 229 - 253.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de gêneros:

Links

Com Ciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência Hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das Crianças: http://chc.org.br/

Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP

https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca

https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente aos estudantes o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Comece a aula questionando os estudante com base nas perguntas do slide, que podem ser projetadas ou lidas.
  • Direcione a conversa para chegar a respostas próximas a reportagens, notícias ou vídeos sobre ciência.
  • Organize os estudantes em duplas ou pequenos grupos para o desenvolvimento da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Exiba o vídeo: Existe perigo na vacina?

Materiais complementares: Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba o vídeo Mala da Mila - Tomando vacina da febre amarela - será que dói?
  • Oriente os estudantes a anotar as características que diferenciam os gêneros - vlog científico de vlog de entretenimento - relativos a aspectos da construção composicional e marcas linguísticas do gênero.

Materiais complementares: Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BdL-cnVbqQI

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos estudantes a leitura dos textos selecionados por eles ou dos textos indicados a seguir: O vírus da imunidade e Manaus confirma morte de bebê de 7 meses por sarampo.
  • Oriente os estudantes a anotar as características que diferenciam os gêneros - notícia de reportagem - relativos a aspectos da construção composicional e marcas linguísticas do gênero.
  • Faça a impressão do material sugerido ou a projeção dos textos para a leitura.

Materiais complementares: Para acessar os textos para impressão clique aqui.

Textos: O vírus da imunidade, disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/; Manaus confirma morte de bebê de 7 meses por sarampo, disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/manaus-confirma-morte-de-bebe-de-sete-meses-por-sarampo/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Solicite a um estudante de cada grupo ou dupla para que diga a característica principal que diferencia um gênero do outro, as principais caraterísticas de construção composicional e marcas linguísticas de cada um dos gêneros.
  • Anote no quadro as respostas mais pertinentes dos estudantes acerca das características que diferenciam os gêneros, sua composição e marcas linguísticas. Esta é uma atividade que visa realizar uma síntese das questões que foram estudadas ao longo desta aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP29 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano