14061
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Reportagem de divulgação científica/vlog científico: Conhecendo estes gêneros

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Reportagem de divulgação científica/vlog científico: Conhecendo estes gêneros

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

Textos trazidos pelos estudantes.

Textos: Reportagem: O vírus da imunidade, disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/ ; Mudanças no calendário, disponível em: http://chc.org.br/mudancas-no-calendario/

Vlog científico: Nerdologia - Existe perigo na vacina, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E

Materiais: Computador, projetor multimídia e tela. Cópias impressas dos textos. Dicionários.

Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.

Dificuldades antecipadas: O gênero reportagem de divulgação científica pode não fazer parte das leituras cotidianas dos estudantes, mas, provavelmente, eles terão familiaridade com o gênero vlog, desta forma é possível começar a aula por este gênero e relacioná-lo ao gênero reportagem de divulgação científica.

Dificuldades com o léxico podem acontecer, mas é importante que os estudantes tenham contato com o maior número de palavras possível, isso amplia o vocabulário, os instrumentaliza para a produção dos próprios textos e para a compreensão mais rápida em futuras leituras. Assim, o uso do dicionário torna-se de extrema importância para esta aula.

Referências sobre o assunto: MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção Aprender e Ensinar com Textos; v.5), p. 229 - 253.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos estudantes o tema da aula.
  • Antecipadamente, solicite aos estudantes que pesquisem sobre os gêneros Reportagem e Vlog de divulgação científica. Oriente-os a selecionar textos do gênero Reportagem de divulgação científica para trazerem à aula e exemplos de vlogs para ser visitados.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula com uma conversa sobre a presença da divulgação científica no cotidiano por meio dos questionamentos do slide. Esta conversa pode ser organizada em uma roda ou dispondo os estudantes de uma maneira que consigam olhar uns aos outros para que construam juntos as respostas aos questionamentos.

Materiais complementares: Para acessar as possibilidades de respostas para os questionamentos do slide clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Exiba o vídeo para os estudantes. Este vídeo tem a duração de 7 minutos. Durante a exibição oriente os estudantes a refletir sobre os contextos de produção, circulação e recepção do vídeo e tomar notas no caderno.
  • Todo o texto é produzido dentro de um gênero e de um contexto, de uma esfera/campo de comunicação, neste caso a esfera científica e jornalística. Ele sempre é pensado para circular em um determinado local (bancas de jornal, livros, internet, TV) e direcionado a um público-alvo específico. As característica do produção, circulação e recepção do texto e do gênero interferem em sua composição e estilo.
  • O canal Nerdologia possui mais de 2 milhões de inscritos e iniciou suas atividades no ano de 2010, seus organizadores são Atila Iamarino (biólogo) e Filipe Figueiredo (historiador). O canal se propõe a realizar uma análise científica da cultura nerd, palavras dos próprios administradores, assim, somando-se ao fato de utilizarem uma plataforma digital, é possível afirmar que o conteúdo veiculado pelo canal tem como público-alvo a juventude, tanto os jovens interessados em cultura nerd quanto os interessados em ciências.

Materiais complementares: Para assistir ao vídeo clique neste link: https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E&t=69s

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça a leitura compartilhada, em voz alta, do texto “Mudanças no calendário”. Após a leitura, oriente os estudantes a refletir sobre os contextos de produção, circulação e recepção do texto e tomar notas no caderno.
  • A revista Ciência Hoje das Crianças é produzida pelo Instituto Ciência Hoje desde 1986 e tem as crianças como público-alvo. Pode ser encontrada nas versões digital e impressa, além de ter sua qualidade confirmada por prêmios, publicações em livros e de ter virado programa de TV, o programa Jovens Cientistas exibido pela TV Cultura em 2009.
  • Nos materiais necessários indicamos que você pode solicitar previamente aos estudantes que tragam para a aula textos de reportagens de divulgação científica. Estes textos também podem ser lidos em aula substituindo o texto indicado no slide, porém os estudantes deverão realizar previamente a pesquisa sobre o suporte do texto (jornal, revista, site etc.) para poder inferir sobre os contextos de produção, circulação e recepção.
  • Como sugestão de substituição ou complementação, incluímos para esta aula o texto “O vírus da imunidade”. Neste caso, o ideal é selecionar algumas partes para a leitura, por exemplo, o início e as falas dos especialistas consultados na reportagem, pois a leitura do texto na íntegra leva aproximadamente 20 minutos. A leitura integral pode ser realizada como tarefa, pois trata-se de um ótimo exemplo do gênero de reportagem de divulgação científica, publicada pela revista Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, publicação do Labjor da Unicamp em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
  • Faça a impressão do material ou a projeção dos textos para a leitura.

Materiais complementares: Para acessar os textos para impressão ou projeção, clique nos links abaixo:

O VÍRUS DA IMUNIDADE, Publicado em Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. Acesso em 19 de setembro de 2018

Mudanças no calendário de vacinação, de Camille Dornelles. Publicado em Ciência Hoje das Crianças. Acesso em 19 de setembro de 2018

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Solicite a alguns estudantes que leiam suas reflexões sobre os contextos de produção, circulação e recepção da reportagem de divulgação científica e do vlog científico.
  • Registre as reflexões dos estudantes acerca dos itens elencados, anote o consenso encontrado em um cartaz, fixe-o em local acessível para que eles possam visualizá-lo quando tiverem dúvidas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

Textos trazidos pelos estudantes.

Textos: Reportagem: O vírus da imunidade, disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/ ; Mudanças no calendário, disponível em: http://chc.org.br/mudancas-no-calendario/

Vlog científico: Nerdologia - Existe perigo na vacina, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E

Materiais: Computador, projetor multimídia e tela. Cópias impressas dos textos. Dicionários.

Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.

Dificuldades antecipadas: O gênero reportagem de divulgação científica pode não fazer parte das leituras cotidianas dos estudantes, mas, provavelmente, eles terão familiaridade com o gênero vlog, desta forma é possível começar a aula por este gênero e relacioná-lo ao gênero reportagem de divulgação científica.

Dificuldades com o léxico podem acontecer, mas é importante que os estudantes tenham contato com o maior número de palavras possível, isso amplia o vocabulário, os instrumentaliza para a produção dos próprios textos e para a compreensão mais rápida em futuras leituras. Assim, o uso do dicionário torna-se de extrema importância para esta aula.

Referências sobre o assunto: MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção Aprender e Ensinar com Textos; v.5), p. 229 - 253.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos estudantes o tema da aula.
  • Antecipadamente, solicite aos estudantes que pesquisem sobre os gêneros Reportagem e Vlog de divulgação científica. Oriente-os a selecionar textos do gênero Reportagem de divulgação científica para trazerem à aula e exemplos de vlogs para ser visitados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula com uma conversa sobre a presença da divulgação científica no cotidiano por meio dos questionamentos do slide. Esta conversa pode ser organizada em uma roda ou dispondo os estudantes de uma maneira que consigam olhar uns aos outros para que construam juntos as respostas aos questionamentos.

Materiais complementares: Para acessar as possibilidades de respostas para os questionamentos do slide clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Exiba o vídeo para os estudantes. Este vídeo tem a duração de 7 minutos. Durante a exibição oriente os estudantes a refletir sobre os contextos de produção, circulação e recepção do vídeo e tomar notas no caderno.
  • Todo o texto é produzido dentro de um gênero e de um contexto, de uma esfera/campo de comunicação, neste caso a esfera científica e jornalística. Ele sempre é pensado para circular em um determinado local (bancas de jornal, livros, internet, TV) e direcionado a um público-alvo específico. As característica do produção, circulação e recepção do texto e do gênero interferem em sua composição e estilo.
  • O canal Nerdologia possui mais de 2 milhões de inscritos e iniciou suas atividades no ano de 2010, seus organizadores são Atila Iamarino (biólogo) e Filipe Figueiredo (historiador). O canal se propõe a realizar uma análise científica da cultura nerd, palavras dos próprios administradores, assim, somando-se ao fato de utilizarem uma plataforma digital, é possível afirmar que o conteúdo veiculado pelo canal tem como público-alvo a juventude, tanto os jovens interessados em cultura nerd quanto os interessados em ciências.

Materiais complementares: Para assistir ao vídeo clique neste link: https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E&t=69s

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça a leitura compartilhada, em voz alta, do texto “Mudanças no calendário”. Após a leitura, oriente os estudantes a refletir sobre os contextos de produção, circulação e recepção do texto e tomar notas no caderno.
  • A revista Ciência Hoje das Crianças é produzida pelo Instituto Ciência Hoje desde 1986 e tem as crianças como público-alvo. Pode ser encontrada nas versões digital e impressa, além de ter sua qualidade confirmada por prêmios, publicações em livros e de ter virado programa de TV, o programa Jovens Cientistas exibido pela TV Cultura em 2009.
  • Nos materiais necessários indicamos que você pode solicitar previamente aos estudantes que tragam para a aula textos de reportagens de divulgação científica. Estes textos também podem ser lidos em aula substituindo o texto indicado no slide, porém os estudantes deverão realizar previamente a pesquisa sobre o suporte do texto (jornal, revista, site etc.) para poder inferir sobre os contextos de produção, circulação e recepção.
  • Como sugestão de substituição ou complementação, incluímos para esta aula o texto “O vírus da imunidade”. Neste caso, o ideal é selecionar algumas partes para a leitura, por exemplo, o início e as falas dos especialistas consultados na reportagem, pois a leitura do texto na íntegra leva aproximadamente 20 minutos. A leitura integral pode ser realizada como tarefa, pois trata-se de um ótimo exemplo do gênero de reportagem de divulgação científica, publicada pela revista Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, publicação do Labjor da Unicamp em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
  • Faça a impressão do material ou a projeção dos textos para a leitura.

Materiais complementares: Para acessar os textos para impressão ou projeção, clique nos links abaixo:

O VÍRUS DA IMUNIDADE, Publicado em Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. Acesso em 19 de setembro de 2018

Mudanças no calendário de vacinação, de Camille Dornelles. Publicado em Ciência Hoje das Crianças. Acesso em 19 de setembro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Solicite a alguns estudantes que leiam suas reflexões sobre os contextos de produção, circulação e recepção da reportagem de divulgação científica e do vlog científico.
  • Registre as reflexões dos estudantes acerca dos itens elencados, anote o consenso encontrado em um cartaz, fixe-o em local acessível para que eles possam visualizá-lo quando tiverem dúvidas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP29 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano