14060
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Explorando um texto informativo em um mapa conceitual.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Explorando um texto informativo em um mapa conceitual.

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Manuela Sousa Da Conceição

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: texto impresso, computador, dicionário, data show, internet, pincel para quadro branco e apagador.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de diferenciar palavras abrangentes e específicas no texto informativo e da leitura do gênero mapa conceitual (a ligação das ideias, por meio das setas, pode ser um obstáculo para o entendimento do texto)

Referências sobre o assunto:

O mapa conceitual como método de de avaliação no 7º do ensino fundamental, AGUIAR, Lorena. V. B de; GONÇALVES, Kelly M; MENEZES, Ana P, publicado em: Revista ARETÉ – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 2, p. 128- 136, 2009.

O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual, Ana Paula Menezes; Lorena Aguiar; Kelly Gonçalves; , disponível em:. Acesso em: 27 ago. 2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Informe aos alunos que eles vão refletir sobre o significado da palavra resumo. Logo em seguida, farão leitura do texto informativo, contendo uma temática do conteúdo de Ciências da Natureza. Posteriormente, elaborarão duas colunas com palavras mais abrangentes e específicas que foram retiradas do texto. Explique que o objetivo dessa tarefa é uma comparação que será feita entre as palavras escolhidas por eles e as que estão presentes no mapa conceitual.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que deve ser privilegiado em um resumo. E se costumam fazer resumos e se sabem selecionar o site na hora da pesquisa.
  • Explique que muitos sites não são confiáveis e que não é recomendável recorrer à informações que não sejam verídicas ou que não se tenha a certeza da autoria, como em muitas plataformas digitais em que qualquer usuário pode colocar informações sem que seja necessário comprová-las.
  • Em seguida, peça que eles pesquisem o significado da palavra resumo, no dicionário, e registrem no caderno, para toda vez que tiverem dúvidas, consultarem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Solicite que eles façam a leitura do texto informativo Reino Monera, disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2018.
  • Proponha que os alunos selecionem as ideias - da mais geral (presente no título do texto) às mais específicas. Ajude os estudantes a listar as ideias em duas colunas, contendo palavras mais abrangentes e outra, com palavras mais específicas.
  • Depois desse momento, apresente um mapa conceitual do texto informativo, disponível em: .Acesso em: 23 ago. 2018.
  • Faça as seguintes perguntas:
  • Você acha que a extensão do texto prejudicou sua compreensão?
  • Você já tinha ouvido falar que podemos resumir um conteúdo por meio do mapa conceitual?
  • Observe como as palavras estão dispostas no mapa conceitual. Há uma lógica para que as palavras apareçam dessa forma?
  • Há diferenças entre as palavras escolhidas por vocês e as palavras que aparecem no mapa conceitual? Caso exista, qual é a diferença?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Continuação do slide anterior

  • Solicite que eles façam a leitura do texto informativo Reino Monera, disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2018.
  • Proponha que os alunos selecionem as ideias - da mais geral (presente no título do texto) às mais específicas. Ajude os estudantes a listar as ideias em duas colunas, contendo palavras mais abrangentes e outra, com palavras mais específicas.
  • Depois desse momento, apresente um mapa conceitual do texto informativo, disponível em: .Acesso em: 23 ago. 2018.
  • Faça as seguintes perguntas:
  • Você acha que a extensão do texto prejudicou sua compreensão?
  • Você já tinha ouvido falar que podemos resumir um conteúdo por meio do mapa conceitual?
  • Observe como as palavras estão dispostas no mapa conceitual. Há uma lógica para que as palavras apareçam dessa forma?
  • Há diferenças entre as palavras escolhidas por vocês e as palavras que aparecem no mapa conceitual? Caso exista, qual é a diferença?

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos registrem, no caderno, a resposta da seguinte pergunta:
  • Qual é a relação do verbal com o não verbal (setas, figuras geométricas, etc..) no mapa conceitual?
  • Em seguida, escolha alguns alunos para que possam ler suas respostas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: texto impresso, computador, dicionário, data show, internet, pincel para quadro branco e apagador.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de diferenciar palavras abrangentes e específicas no texto informativo e da leitura do gênero mapa conceitual (a ligação das ideias, por meio das setas, pode ser um obstáculo para o entendimento do texto)

Referências sobre o assunto:

O mapa conceitual como método de de avaliação no 7º do ensino fundamental, AGUIAR, Lorena. V. B de; GONÇALVES, Kelly M; MENEZES, Ana P, publicado em: Revista ARETÉ – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 2, p. 128- 136, 2009.

O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual, Ana Paula Menezes; Lorena Aguiar; Kelly Gonçalves; , disponível em:. Acesso em: 27 ago. 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Informe aos alunos que eles vão refletir sobre o significado da palavra resumo. Logo em seguida, farão leitura do texto informativo, contendo uma temática do conteúdo de Ciências da Natureza. Posteriormente, elaborarão duas colunas com palavras mais abrangentes e específicas que foram retiradas do texto. Explique que o objetivo dessa tarefa é uma comparação que será feita entre as palavras escolhidas por eles e as que estão presentes no mapa conceitual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que deve ser privilegiado em um resumo. E se costumam fazer resumos e se sabem selecionar o site na hora da pesquisa.
  • Explique que muitos sites não são confiáveis e que não é recomendável recorrer à informações que não sejam verídicas ou que não se tenha a certeza da autoria, como em muitas plataformas digitais em que qualquer usuário pode colocar informações sem que seja necessário comprová-las.
  • Em seguida, peça que eles pesquisem o significado da palavra resumo, no dicionário, e registrem no caderno, para toda vez que tiverem dúvidas, consultarem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Solicite que eles façam a leitura do texto informativo Reino Monera, disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2018.
  • Proponha que os alunos selecionem as ideias - da mais geral (presente no título do texto) às mais específicas. Ajude os estudantes a listar as ideias em duas colunas, contendo palavras mais abrangentes e outra, com palavras mais específicas.
  • Depois desse momento, apresente um mapa conceitual do texto informativo, disponível em: .Acesso em: 23 ago. 2018.
  • Faça as seguintes perguntas:
  • Você acha que a extensão do texto prejudicou sua compreensão?
  • Você já tinha ouvido falar que podemos resumir um conteúdo por meio do mapa conceitual?
  • Observe como as palavras estão dispostas no mapa conceitual. Há uma lógica para que as palavras apareçam dessa forma?
  • Há diferenças entre as palavras escolhidas por vocês e as palavras que aparecem no mapa conceitual? Caso exista, qual é a diferença?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Continuação do slide anterior

  • Solicite que eles façam a leitura do texto informativo Reino Monera, disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2018.
  • Proponha que os alunos selecionem as ideias - da mais geral (presente no título do texto) às mais específicas. Ajude os estudantes a listar as ideias em duas colunas, contendo palavras mais abrangentes e outra, com palavras mais específicas.
  • Depois desse momento, apresente um mapa conceitual do texto informativo, disponível em: .Acesso em: 23 ago. 2018.
  • Faça as seguintes perguntas:
  • Você acha que a extensão do texto prejudicou sua compreensão?
  • Você já tinha ouvido falar que podemos resumir um conteúdo por meio do mapa conceitual?
  • Observe como as palavras estão dispostas no mapa conceitual. Há uma lógica para que as palavras apareçam dessa forma?
  • Há diferenças entre as palavras escolhidas por vocês e as palavras que aparecem no mapa conceitual? Caso exista, qual é a diferença?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos registrem, no caderno, a resposta da seguinte pergunta:
  • Qual é a relação do verbal com o não verbal (setas, figuras geométricas, etc..) no mapa conceitual?
  • Em seguida, escolha alguns alunos para que possam ler suas respostas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP20 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP32 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP34 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano