14059
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Identificando as palavras-chave no texto informativo.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Identificando as palavras-chave no texto informativo.

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Manuela Sousa Da Conceição

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: (texto informativo para impressão, dicionário, computador, internet, data show, pincel para quadro branco e apagador)

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em separar ideias principais e secundárias e identificação das palavras- chave. O aluno pode apresentar, também, falta de domínio de termos técnicos.

Referências sobre o assunto:

O que é o gênero resumo? Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2018.

Resumo de texto, Daniela Diana, disponível em: Acesso em: 20 ago. 2018.

4 passos para fazer um bom resumo, Ana Lourenço,disponível em: .Acesso em: 20 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que o objetivo da aula será identificar as palavras e frases mais essenciais do texto informativo da área de Ciências da Natureza, diferenciando-as do que não seja tão relevante. Explique, também, que farão um resumo a partir das ideias mais significativas que eles encontraram no texto. Por fim, refletirão acerca do que seja o gênero resumo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha a leitura do texto informativo referente à área de Ciências da Natureza.
  • Logo em seguida, pergunte aos alunos se eles sabem o que significa resumir um texto e se possuem a prática de fazer resumos.
  • Dê exemplos cotidianos de resumos que são feitos pelas pessoas (comentário da parte mais importante da novela e citação do assunto principal de uma entrevista, por exemplo).
  • Mencione que os resumos não podem fugir ao tema proposto em relação ao texto original.

Materiais complementares: O texto sugerido para leitura encontra-se disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Peça que os estudantes grifem as frases essenciais, para a compreensão do conteúdo ou palavras mais importantes do parágrafo, evitando sublinhar parágrafos inteiros ou termos irrelevantes.
  • Explique, aos alunos, que é muito importante essa prática de grifar, haja vista que com isso podem aperfeiçoar a capacidade de síntese.
  • Oriente-os a ler com um dicionário por perto, caso tenham dúvida em relação ao significado de alguma palavra do texto.
  • Peça que os alunos encontrem as palavras- chave dos parágrafos, caso essas palavras estejam em outra cor, vale a pena questionar o aluno se ele imagina por que essas palavras estão em destaque.
  • Solicite aos estudantes para fazerem um resumo , em seus cadernos, com as palavras e frases que retiraram do texto. Lembre-os de que devem fazer com suas próprias palavras e não devem acrescentar ideias novas ao assunto tratado.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Sugira que os alunos registrem, nos cadernos, o que significa resumir um texto.
  • Peça que alguns alunos leiam suas definições e façam comentários sobre o que eles concluíram.

Sugestão: Caso ache necessário, como atividade para casa, peça que os alunos escolham outros tipos de resumo de um determinado tema que você pode escolher em parceria com o professor de Ciências. Peça que eles grifem com uma linha as informações essenciais do texto e com duas linhas destaquem as ideias que podem ser descartadas sem conferir prejuízo ao sentido principal do texto.

Peça que eles falem de onde o material foi pesquisado. Essa atividade é importante, haja vista que você já terá apresentado, aos estudantes, uma pequena noção de pesquisa.

Essa apresentação sobre o que foi pesquisado e as ideias destacadas pode ser feita em outro momento que não seja essa aula. Caso os alunos não tenham computador em casa, eles poderão pesquisar no celular e apresentar para a turma, em grupo ou em duplas, em outro momento, conforme sua organização , não esquecendo de pedir a eles que comentem o nome do site de onde foi retirado e por que consideram o site confiável. O professor pode pedir, também, que justifiquem o porquê de terem considerado uma informação como sendo dispensável no texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: (texto informativo para impressão, dicionário, computador, internet, data show, pincel para quadro branco e apagador)

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em separar ideias principais e secundárias e identificação das palavras- chave. O aluno pode apresentar, também, falta de domínio de termos técnicos.

Referências sobre o assunto:

O que é o gênero resumo? Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2018.

Resumo de texto, Daniela Diana, disponível em: Acesso em: 20 ago. 2018.

4 passos para fazer um bom resumo, Ana Lourenço,disponível em: .Acesso em: 20 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que o objetivo da aula será identificar as palavras e frases mais essenciais do texto informativo da área de Ciências da Natureza, diferenciando-as do que não seja tão relevante. Explique, também, que farão um resumo a partir das ideias mais significativas que eles encontraram no texto. Por fim, refletirão acerca do que seja o gênero resumo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha a leitura do texto informativo referente à área de Ciências da Natureza.
  • Logo em seguida, pergunte aos alunos se eles sabem o que significa resumir um texto e se possuem a prática de fazer resumos.
  • Dê exemplos cotidianos de resumos que são feitos pelas pessoas (comentário da parte mais importante da novela e citação do assunto principal de uma entrevista, por exemplo).
  • Mencione que os resumos não podem fugir ao tema proposto em relação ao texto original.

Materiais complementares: O texto sugerido para leitura encontra-se disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Peça que os estudantes grifem as frases essenciais, para a compreensão do conteúdo ou palavras mais importantes do parágrafo, evitando sublinhar parágrafos inteiros ou termos irrelevantes.
  • Explique, aos alunos, que é muito importante essa prática de grifar, haja vista que com isso podem aperfeiçoar a capacidade de síntese.
  • Oriente-os a ler com um dicionário por perto, caso tenham dúvida em relação ao significado de alguma palavra do texto.
  • Peça que os alunos encontrem as palavras- chave dos parágrafos, caso essas palavras estejam em outra cor, vale a pena questionar o aluno se ele imagina por que essas palavras estão em destaque.
  • Solicite aos estudantes para fazerem um resumo , em seus cadernos, com as palavras e frases que retiraram do texto. Lembre-os de que devem fazer com suas próprias palavras e não devem acrescentar ideias novas ao assunto tratado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Sugira que os alunos registrem, nos cadernos, o que significa resumir um texto.
  • Peça que alguns alunos leiam suas definições e façam comentários sobre o que eles concluíram.

Sugestão: Caso ache necessário, como atividade para casa, peça que os alunos escolham outros tipos de resumo de um determinado tema que você pode escolher em parceria com o professor de Ciências. Peça que eles grifem com uma linha as informações essenciais do texto e com duas linhas destaquem as ideias que podem ser descartadas sem conferir prejuízo ao sentido principal do texto.

Peça que eles falem de onde o material foi pesquisado. Essa atividade é importante, haja vista que você já terá apresentado, aos estudantes, uma pequena noção de pesquisa.

Essa apresentação sobre o que foi pesquisado e as ideias destacadas pode ser feita em outro momento que não seja essa aula. Caso os alunos não tenham computador em casa, eles poderão pesquisar no celular e apresentar para a turma, em grupo ou em duplas, em outro momento, conforme sua organização , não esquecendo de pedir a eles que comentem o nome do site de onde foi retirado e por que consideram o site confiável. O professor pode pedir, também, que justifiquem o porquê de terem considerado uma informação como sendo dispensável no texto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP20 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP32 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP34 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano