14058
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Mapa conceitual: contextualizando esse gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Mapa conceitual: contextualizando esse gênero

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Manuela Sousa Da Conceição

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuela Conceição
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Mapa conceitual: contextualizando esse gênero
Finalidade da aula: Apresentar um Mapa Conceitual aos alunos, mostrando-lhes o site de onde foi retirado (para que eles possam selecionar informações, de fonte confiáveis acerca de texto da área de Ciências da Natureza), com intuito de compreenderem o mapa como uma das formas de resumir um determinado conteúdo.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Mapa conceitual
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias e procedimentos de leitura. Relação do verbal com outras semioses. Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP20,EF69LP32, EF69LP34
Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

Código: LPO7_09SQA01

(EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.

(EF69LP32) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

(EF69LP34) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas