14058
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Mapa conceitual: contextualizando esse gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Mapa conceitual: contextualizando esse gênero

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Manuela Sousa Da Conceição

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: (material para impressão, computador, internet, data show, pincel para quadro branco e apagador)

Informações sobre o gênero: O gênero mapa conceitual são representações gráficas que possibilitam a ordenação e sequenciamento hierarquizado dos conteúdos. Portanto, sua função é a de unir conhecimento sistematizado e conteúdo curricular, tornando a aprendizagem significativa, fazendo com que o aprendizado deixe de ser meramente teórico e passe a ser parte do aluno (NOVAK, 2000).

Dificuldades antecipadas:Possivelmente os alunos não conheçam o gênero mapa conceitual e nem que ele seja uma forma de resumo. Poderão, também, ter dificuldades em compreender as diferentes semioses que o compõem, tais como setas, os verbos, cores, etc.

Referências sobre o assunto:

O mapa conceitual como método de de avaliação no 7º do ensino fundamental, Ana Paula Menezes; Lorena Aguiar; Kelly Gonçalves; publicado em: Revista ARETÉ – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 2, p. 128- 136, 2009.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Comente com os alunos que o objetivo da aula será conhecer o mapa conceitual, porém, antes de ser apresentado a eles esse gênero, lerão um texto da Área de Ciências da Natureza, para que consigam estabelecer a diferença entre os dois gêneros. Explique, também, que conversarão sobre a importância de pesquisar informações em fontes confiáveis.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Apresente, em slides, ou faça o acesso a um site, usando um data show e internet, para que os alunos visualizem a importância de pesquisar em sites confiáveis. Lembre-se de que não haverá tempo, nessa aula, de levar os discentes ao laboratório para que possam pesquisar.
  • Mencione que escolheu aquele site porque é confiável, haja vista que quem o escreveu foi uma professora de biologia e é um texto que apresenta boas propostas.
  • A escolha da temática do texto pode ser feita de forma interdisciplinar com o professor de Ciências da escola. Inclusive, você pode encaminhar o site ao professor de Ciências para que ele possa confirmar a confiabilidade das informações presentes.
  • Solicite que os meninos façam a leitura silenciosa do texto.
  • Como sugestão, peça que os estudantes leiam o texto: Reino Monera, disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente, aos alunos, um modelo de mapa conceitual. O mapa que disponibilizamos aqui é uma possibilidade para que utilize nesta aula.
  • Informe-lhes que o texto apresentado, na abertura da aula, pode ser resumido da mesma maneira que o autor desse mapa resumiu um texto que não estava organizado em forma de mapa conceitual anteriormente.
  • Você pode escolher outros mapas para exemplificar aos alunos e, caso não seja possível fazer a projeção do mapa selecionado, leve-o impresso.
  • Em seguida, faça as perguntas contidas no slide posterior.

Materiais complementares: Para acessar o link do mapa conceitual, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Deixe um tempo para que os alunos registrem as perguntas no caderno.
  • Corrija o exercício. Segue o link para acessar um possível roteiro de respostas, bem como as perguntas solicitadas aqui
  • Caso prefira, pode imprimir a atividade, para que os estudantes colem o mapa no caderno, facilitando o estudo.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Retome o conteúdo, por meio da tabela, para que os alunos façam uma revisão dos gêneros que foram apresentados, como forma de ativar a memória sobre o assunto.
  • Afixe a tabela na parede da sala, para os alunos revisarem, sempre que for necessário.

Materiais complementares: Para acessar o link da tabela comparativa, clique aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: (material para impressão, computador, internet, data show, pincel para quadro branco e apagador)

Informações sobre o gênero: O gênero mapa conceitual são representações gráficas que possibilitam a ordenação e sequenciamento hierarquizado dos conteúdos. Portanto, sua função é a de unir conhecimento sistematizado e conteúdo curricular, tornando a aprendizagem significativa, fazendo com que o aprendizado deixe de ser meramente teórico e passe a ser parte do aluno (NOVAK, 2000).

Dificuldades antecipadas:Possivelmente os alunos não conheçam o gênero mapa conceitual e nem que ele seja uma forma de resumo. Poderão, também, ter dificuldades em compreender as diferentes semioses que o compõem, tais como setas, os verbos, cores, etc.

Referências sobre o assunto:

O mapa conceitual como método de de avaliação no 7º do ensino fundamental, Ana Paula Menezes; Lorena Aguiar; Kelly Gonçalves; publicado em: Revista ARETÉ – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 2, p. 128- 136, 2009.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Comente com os alunos que o objetivo da aula será conhecer o mapa conceitual, porém, antes de ser apresentado a eles esse gênero, lerão um texto da Área de Ciências da Natureza, para que consigam estabelecer a diferença entre os dois gêneros. Explique, também, que conversarão sobre a importância de pesquisar informações em fontes confiáveis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Apresente, em slides, ou faça o acesso a um site, usando um data show e internet, para que os alunos visualizem a importância de pesquisar em sites confiáveis. Lembre-se de que não haverá tempo, nessa aula, de levar os discentes ao laboratório para que possam pesquisar.
  • Mencione que escolheu aquele site porque é confiável, haja vista que quem o escreveu foi uma professora de biologia e é um texto que apresenta boas propostas.
  • A escolha da temática do texto pode ser feita de forma interdisciplinar com o professor de Ciências da escola. Inclusive, você pode encaminhar o site ao professor de Ciências para que ele possa confirmar a confiabilidade das informações presentes.
  • Solicite que os meninos façam a leitura silenciosa do texto.
  • Como sugestão, peça que os estudantes leiam o texto: Reino Monera, disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente, aos alunos, um modelo de mapa conceitual. O mapa que disponibilizamos aqui é uma possibilidade para que utilize nesta aula.
  • Informe-lhes que o texto apresentado, na abertura da aula, pode ser resumido da mesma maneira que o autor desse mapa resumiu um texto que não estava organizado em forma de mapa conceitual anteriormente.
  • Você pode escolher outros mapas para exemplificar aos alunos e, caso não seja possível fazer a projeção do mapa selecionado, leve-o impresso.
  • Em seguida, faça as perguntas contidas no slide posterior.

Materiais complementares: Para acessar o link do mapa conceitual, clique aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Deixe um tempo para que os alunos registrem as perguntas no caderno.
  • Corrija o exercício. Segue o link para acessar um possível roteiro de respostas, bem como as perguntas solicitadas aqui
  • Caso prefira, pode imprimir a atividade, para que os estudantes colem o mapa no caderno, facilitando o estudo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Retome o conteúdo, por meio da tabela, para que os alunos façam uma revisão dos gêneros que foram apresentados, como forma de ativar a memória sobre o assunto.
  • Afixe a tabela na parede da sala, para os alunos revisarem, sempre que for necessário.

Materiais complementares: Para acessar o link da tabela comparativa, clique aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP20 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP32 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP34 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano