Resolução da atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecendo a linguagem que compõe o infográfico
Plano 5 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Laboratório de informática e internet para acessar ao infográfico interativo “O Raio-X da tartaruga”, disponível no link: http://infograficos.estadao.com.br/public/sustentabilidade/raio-x-tartaruga-cabecuda/# .
Caso a escola não disponibilize de laboratório de informática, os alunos poderão acessar o infográfico interativo a partir de seus próprios celulares. Se isso também não for possível, projete o infográfico interativo e decida, junto dos alunos, em qual opção clicar para realizar a leitura. O site também oferece uma versão estática do mesmo infográfico, caso seja necessário imprimi-lo, está disponível em: https://www.estadao.com.br/infograficos/ciencia,raio-x-da-tartaruga-cabecuda,902690.
Texto de divulgação científica do livro do aluno ou o texto intitulado “Pinguins-de-Magalhães: os nossos visitantes do inverno”,
disponível em https://www.bioicos.com.br/single-post/2018/06/15/Pinguim-de-Magalh%25C3%25A3es-os-nossos-visitantes-do-inverno.
Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as palavras solicitadas e em perceber os efeitos de sentido que elas produzem.
Referências sobre o assunto:
DIONISIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.
MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf. Acesso em 05 ago 2018.
MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54.Acesso em 05 ago 2018.
OLIVEIRA, Alexandre; SRADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20o CIAED–Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf . Acesso em 05 ago 2018.
PACHECO, Mariana do Carmo. "Gênero textual infográfico"; Brasil Escola. Disponível em
PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905. Acesso em 12 ago 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos e peça-lhes que levantem hipóteses sobre o que esta aula irá abordar. Informe aos alunos que algumas perguntas iniciais serão feitas para “aquecer” a conversa.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Disponha os alunos em grupos compostos por 3 (três) membros, pois acreditamos que esse tipo de agrupamento favorece a interação entre os alunos e o acompanhamento do professor a todos os grupos.
- Anote as perguntas do slide no quadro, solicite que os alunos discutam entre si sobre elas e que, após a discussão, exponham suas respostas. Espera-se que os alunos percebam os diferentes modos semióticos (verbal e não verbal) empregados no infográfico.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 36 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos que nesta aula entrarão em contato com outro tipo de infográfico, o interativo, no qual o leitor decide e seleciona a quais informações deseja ter acesso. Para acessar ao infográfico, use o link http://infograficos.estadao.com.br/public/sustentabilidade/raio-x-tartaruga-cabecuda/# .
- Apresente aos alunos o título do infográfico (O raio-X da tartaruga) e pergunte-lhes o que o título sugere.
- Deixe que os alunos explorem, por alguns minutos, o infográfico interativo para compreenderem como acontece a leitura nesse tipo de infográfico. Solicite a eles que estabeleçam as principais diferenças entre os infográficos interativos e os estáticos, fazendo um quadro comparativo cujo objetivo é que percebam as diferentes formas de ler e de acessar a informação no infográfico interativo.
- Em seguida, solicite-lhes que escolham dois dos círculos situados sobre o corpo da tartaruga e que dão acesso a novas informações e que analisem o texto escrito, procurando os seguintes termos (anote as perguntas no quadro e solicite que os alunos respondam nos cadernos):
- Procure e registre três palavras que dão ideia de simultaneidade, ou seja, de que o fato ocorre no momento em que o texto é produzido. Por que você acha que esse tipo de palavra é usada?
- Procure e registre palavras que dão ideia de algum tipo de avaliação, positiva ou negativa. Caso não as encontre, tente justificar por que elas não são empregadas.
- Procure e registre, no caderno, palavras que indicam uma linguagem objetiva, direta, científica. Justifique por que elas foram empregadas.
Materiais complementares: Para acessar as sugestões de respostas do exercício 4, acesse o link
Desenvolvimento
Tempo sugerido:
Orientações:
- Escolha um texto de divulgação científica do livro de Ciências dos alunos ou use o texto da Revista Biologia Marinha, “Pinguim-de-Magalhães: os nossos visitantes do inverno” (aqui)
- Caso use a indicação do plano, chame a atenção dos alunos para o tipo de revista de onde foi extraído o texto: uma revista digital de divulgação científica. Solicite que os alunos apontem as principais diferenças entre esse tipo de revista e outras que já entraram em contato. É importante que observem que tais revistas não divulgam notícias, mas conhecimentos oriundos de pesquisas e de estudos. Também é relevante que relacionem esse conteúdo ao que é vinculado nos infográficos.
- Solicite que os alunos realizem uma comparação entre as palavras solicitadas no exercício anterior com o infográfico interativo e as presentes no texto de divulgação científica. Passe no quadro a seguinte pergunta: Quais são as semelhanças entre a linguagem usada no infográfico e a do texto que estão analisando agora? (sugestão de resposta)
Fechamento
Tempo sugerido: 06 minutos
Orientações:
- Faça a seguinte proposta aos grupos: imagine que um dos colegas faltou e enviou a um dos alunos uma mensagem perguntando o que a turma aprendeu, hoje, na aula de Português.
- Proponha aos alunos que, ainda em grupos, relembrem os conteúdos da aula, desde as diferenças entre o infográfico estático e o interativo, os modos de leitura do infográfico interativo e, principalmente, como se organiza a linguagem verbal e não verbal e os elementos que garantem a esse gênero objetividade e impessoalidade.
- Solicite aos grupos que respondam ao colega ausente por meio de uma mensagem por vídeo. Oriente os alunos que fiquem atentos à escolha das palavras, à expressão corporal e facial, ao volume da voz e à pronúncia clara das palavras enquanto eles gravam a mensagem.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Qual é a linguagem do infográfico?
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Entre em contato com os alunos, por WhatsApp ou e-mail, e lhes envie as perguntas do slide de introdução do plano original. Peça que as respondam e estabeleça um prazo curto para que as respostas sejam enviadas a você. Espera-se que os alunos percebam os diferentes modos semióticos (verbal e não verbal) que compõem o infográfico. Depois de receber as respostas, grave um áudio comentando e contando que nesta aula eles entrarão em contato com outro tipo de infográfico: o interativo, no qual o leitor decide e seleciona a quais informações deseja ter acesso.
Desenvolvimento: Infográfico interativo é muito animado!
Envie aos alunos o link disponível aqui, com o infográfico interativo, para que eles o explorem à vontade.
Solicite que estabeleçam as principais diferenças entre os infográficos interativos e os estáticos, fazendo um quadro comparativo cujo objetivo é que percebam as diferentes formas de ler e de acessar a informação no infográfico interativo. Solicite-lhes também que escolham dois dos círculos situados sobre o corpo da tartaruga, que dão acesso a novas informações, e que realizem as seguintes ações:
· Procure e registre três palavras que dão ideia de simultaneidade, ou seja, de que o fato ocorre no momento em que o texto é produzido. Por que você acha que esse tipo de palavra é usada?
· Procure e registre palavras que dão ideia de algum tipo de avaliação, positiva ou negativa. Caso não as encontre, tente justificar por que elas não são empregadas.
· Procure e registre palavras que indicam uma linguagem objetiva, direta, científica. Justifique por que elas foram empregadas.
Estabeleça um prazo para que os alunos realizem e entreguem a tarefa. Faça uma devolutiva, por áudio, comentando as respostas.
Envie, então, o texto da Revista Biologia Marinha, “Pinguim-de-Magalhães: os nossos visitantes do inverno”, disponível aqui. Grave um áudio chamando a atenção dos alunos para o tipo de revista de onde foi extraído o texto: uma revista digital de divulgação científica. Solicite que apontem as principais diferenças entre esse tipo de revista e outras com as quais já entraram em contato. É importante que observem que tais revistas não divulgam notícias, mas conhecimentos oriundos de pesquisas e de estudos. Também é relevante que relacionem esse conteúdo ao que é vinculado nos infográficos. Solicite que os alunos realizem uma comparação entre as palavras solicitadas no exercício anterior e o infográfico interativo e as palavras presentes no texto de divulgação científica, e que respondam à seguinte pergunta: quais são as semelhanças entre a linguagem usada no infográfico e a do texto que estão analisando agora? Veja uma sugestão de resposta disponível aqui. Mais uma vez, estabeleça um prazo para realização e entrega da tarefa.
Fechamento
Nesta etapa, faça a devolutiva, por áudio ou e-mail, com comentários e novas observações.
Convite às famílias
Incentive os alunos a pedir que seus familiares os acompanhem nesta atividade, para observarem o desenvolvimento dos estudantes. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.