14056
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reconhecendo a linguagem que compõe o infográfico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Reconhecendo a linguagem que compõe o infográfico

Plano 05 de 14 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Laboratório de informática e internet para acessar ao infográfico interativo “O Raio-X da tartaruga”, disponível no link: http://infograficos.estadao.com.br/public/sustentabilidade/raio-x-tartaruga-cabecuda/# .

Caso a escola não disponibilize de laboratório de informática, os alunos poderão acessar o infográfico interativo a partir de seus próprios celulares. Se isso também não for possível, projete o infográfico interativo e decida, junto dos alunos, em qual opção clicar para realizar a leitura. O site também oferece uma versão estática do mesmo infográfico, caso seja necessário imprimi-lo, está disponível em: https://www.estadao.com.br/infograficos/ciencia,raio-x-da-tartaruga-cabecuda,902690.

Texto de divulgação científica do livro do aluno ou o texto intitulado “Pinguins-de-Magalhães: os nossos visitantes do inverno”,

disponível em https://www.bioicos.com.br/single-post/2018/06/15/Pinguim-de-Magalh%25C3%25A3es-os-nossos-visitantes-do-inverno.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as palavras solicitadas e em perceber os efeitos de sentido que elas produzem.

Referências sobre o assunto:

DIONISIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf. Acesso em 05 ago 2018.

MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54.Acesso em 05 ago 2018.

OLIVEIRA, Alexandre; SRADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20o CIAED–Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf . Acesso em 05 ago 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. "Gênero textual infográfico"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 25 de novembro de 2018.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905. Acesso em 12 ago 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos e peça-lhes que levantem hipóteses sobre o que esta aula irá abordar. Informe aos alunos que algumas perguntas iniciais serão feitas para “aquecer” a conversa.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Disponha os alunos em grupos compostos por 3 (três) membros, pois acreditamos que esse tipo de agrupamento favorece a interação entre os alunos e o acompanhamento do professor a todos os grupos.
  • Anote as perguntas do slide no quadro, solicite que os alunos discutam entre si sobre elas e que, após a discussão, exponham suas respostas. Espera-se que os alunos percebam os diferentes modos semióticos (verbal e não verbal) empregados no infográfico.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 36 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que nesta aula entrarão em contato com outro tipo de infográfico, o interativo, no qual o leitor decide e seleciona a quais informações deseja ter acesso. Para acessar ao infográfico, use o link http://infograficos.estadao.com.br/public/sustentabilidade/raio-x-tartaruga-cabecuda/# .
  • Apresente aos alunos o título do infográfico (O raio-X da tartaruga) e pergunte-lhes o que o título sugere.
  • Deixe que os alunos explorem, por alguns minutos, o infográfico interativo para compreenderem como acontece a leitura nesse tipo de infográfico. Solicite a eles que estabeleçam as principais diferenças entre os infográficos interativos e os estáticos, fazendo um quadro comparativo cujo objetivo é que percebam as diferentes formas de ler e de acessar a informação no infográfico interativo.
  • Em seguida, solicite-lhes que escolham dois dos círculos situados sobre o corpo da tartaruga e que dão acesso a novas informações e que analisem o texto escrito, procurando os seguintes termos (anote as perguntas no quadro e solicite que os alunos respondam nos cadernos):
  • Procure e registre três palavras que dão ideia de simultaneidade, ou seja, de que o fato ocorre no momento em que o texto é produzido. Por que você acha que esse tipo de palavra é usada?
  • Procure e registre palavras que dão ideia de algum tipo de avaliação, positiva ou negativa. Caso não as encontre, tente justificar por que elas não são empregadas.
  • Procure e registre, no caderno, palavras que indicam uma linguagem objetiva, direta, científica. Justifique por que elas foram empregadas.

Materiais complementares: Para acessar as sugestões de respostas do exercício 4, acesse o link

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Escolha um texto de divulgação científica do livro de Ciências dos alunos ou use o texto da Revista Biologia Marinha, “Pinguim-de-Magalhães: os nossos visitantes do inverno” (aqui)
  • Caso use a indicação do plano, chame a atenção dos alunos para o tipo de revista de onde foi extraído o texto: uma revista digital de divulgação científica. Solicite que os alunos apontem as principais diferenças entre esse tipo de revista e outras que já entraram em contato. É importante que observem que tais revistas não divulgam notícias, mas conhecimentos oriundos de pesquisas e de estudos. Também é relevante que relacionem esse conteúdo ao que é vinculado nos infográficos.
  • Solicite que os alunos realizem uma comparação entre as palavras solicitadas no exercício anterior com o infográfico interativo e as presentes no texto de divulgação científica. Passe no quadro a seguinte pergunta: Quais são as semelhanças entre a linguagem usada no infográfico e a do texto que estão analisando agora? (sugestão de resposta)

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 06 minutos

Orientações:

  • Faça a seguinte proposta aos grupos: imagine que um dos colegas faltou e enviou a um dos alunos uma mensagem perguntando o que a turma aprendeu, hoje, na aula de Português.
  • Proponha aos alunos que, ainda em grupos, relembrem os conteúdos da aula, desde as diferenças entre o infográfico estático e o interativo, os modos de leitura do infográfico interativo e, principalmente, como se organiza a linguagem verbal e não verbal e os elementos que garantem a esse gênero objetividade e impessoalidade.
  • Solicite aos grupos que respondam ao colega ausente por meio de uma mensagem por vídeo. Oriente os alunos que fiquem atentos à escolha das palavras, à expressão corporal e facial, ao volume da voz e à pronúncia clara das palavras enquanto eles gravam a mensagem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Laboratório de informática e internet para acessar ao infográfico interativo “O Raio-X da tartaruga”, disponível no link: http://infograficos.estadao.com.br/public/sustentabilidade/raio-x-tartaruga-cabecuda/# .

Caso a escola não disponibilize de laboratório de informática, os alunos poderão acessar o infográfico interativo a partir de seus próprios celulares. Se isso também não for possível, projete o infográfico interativo e decida, junto dos alunos, em qual opção clicar para realizar a leitura. O site também oferece uma versão estática do mesmo infográfico, caso seja necessário imprimi-lo, está disponível em: https://www.estadao.com.br/infograficos/ciencia,raio-x-da-tartaruga-cabecuda,902690.

Texto de divulgação científica do livro do aluno ou o texto intitulado “Pinguins-de-Magalhães: os nossos visitantes do inverno”,

disponível em https://www.bioicos.com.br/single-post/2018/06/15/Pinguim-de-Magalh%25C3%25A3es-os-nossos-visitantes-do-inverno.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as palavras solicitadas e em perceber os efeitos de sentido que elas produzem.

Referências sobre o assunto:

DIONISIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf. Acesso em 05 ago 2018.

MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54.Acesso em 05 ago 2018.

OLIVEIRA, Alexandre; SRADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20o CIAED–Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf . Acesso em 05 ago 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. "Gênero textual infográfico"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 25 de novembro de 2018.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905. Acesso em 12 ago 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos e peça-lhes que levantem hipóteses sobre o que esta aula irá abordar. Informe aos alunos que algumas perguntas iniciais serão feitas para “aquecer” a conversa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Disponha os alunos em grupos compostos por 3 (três) membros, pois acreditamos que esse tipo de agrupamento favorece a interação entre os alunos e o acompanhamento do professor a todos os grupos.
  • Anote as perguntas do slide no quadro, solicite que os alunos discutam entre si sobre elas e que, após a discussão, exponham suas respostas. Espera-se que os alunos percebam os diferentes modos semióticos (verbal e não verbal) empregados no infográfico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 36 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que nesta aula entrarão em contato com outro tipo de infográfico, o interativo, no qual o leitor decide e seleciona a quais informações deseja ter acesso. Para acessar ao infográfico, use o link http://infograficos.estadao.com.br/public/sustentabilidade/raio-x-tartaruga-cabecuda/# .
  • Apresente aos alunos o título do infográfico (O raio-X da tartaruga) e pergunte-lhes o que o título sugere.
  • Deixe que os alunos explorem, por alguns minutos, o infográfico interativo para compreenderem como acontece a leitura nesse tipo de infográfico. Solicite a eles que estabeleçam as principais diferenças entre os infográficos interativos e os estáticos, fazendo um quadro comparativo cujo objetivo é que percebam as diferentes formas de ler e de acessar a informação no infográfico interativo.
  • Em seguida, solicite-lhes que escolham dois dos círculos situados sobre o corpo da tartaruga e que dão acesso a novas informações e que analisem o texto escrito, procurando os seguintes termos (anote as perguntas no quadro e solicite que os alunos respondam nos cadernos):
  • Procure e registre três palavras que dão ideia de simultaneidade, ou seja, de que o fato ocorre no momento em que o texto é produzido. Por que você acha que esse tipo de palavra é usada?
  • Procure e registre palavras que dão ideia de algum tipo de avaliação, positiva ou negativa. Caso não as encontre, tente justificar por que elas não são empregadas.
  • Procure e registre, no caderno, palavras que indicam uma linguagem objetiva, direta, científica. Justifique por que elas foram empregadas.

Materiais complementares: Para acessar as sugestões de respostas do exercício 4, acesse o link

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Escolha um texto de divulgação científica do livro de Ciências dos alunos ou use o texto da Revista Biologia Marinha, “Pinguim-de-Magalhães: os nossos visitantes do inverno” (aqui)
  • Caso use a indicação do plano, chame a atenção dos alunos para o tipo de revista de onde foi extraído o texto: uma revista digital de divulgação científica. Solicite que os alunos apontem as principais diferenças entre esse tipo de revista e outras que já entraram em contato. É importante que observem que tais revistas não divulgam notícias, mas conhecimentos oriundos de pesquisas e de estudos. Também é relevante que relacionem esse conteúdo ao que é vinculado nos infográficos.
  • Solicite que os alunos realizem uma comparação entre as palavras solicitadas no exercício anterior com o infográfico interativo e as presentes no texto de divulgação científica. Passe no quadro a seguinte pergunta: Quais são as semelhanças entre a linguagem usada no infográfico e a do texto que estão analisando agora? (sugestão de resposta)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 06 minutos

Orientações:

  • Faça a seguinte proposta aos grupos: imagine que um dos colegas faltou e enviou a um dos alunos uma mensagem perguntando o que a turma aprendeu, hoje, na aula de Português.
  • Proponha aos alunos que, ainda em grupos, relembrem os conteúdos da aula, desde as diferenças entre o infográfico estático e o interativo, os modos de leitura do infográfico interativo e, principalmente, como se organiza a linguagem verbal e não verbal e os elementos que garantem a esse gênero objetividade e impessoalidade.
  • Solicite aos grupos que respondam ao colega ausente por meio de uma mensagem por vídeo. Oriente os alunos que fiquem atentos à escolha das palavras, à expressão corporal e facial, ao volume da voz e à pronúncia clara das palavras enquanto eles gravam a mensagem.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP40 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP42 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano