Atividade para Impressão - Cartela para bingo
Plano de Aula
Plano de aula: A construção composicional do gênero do discurso infográfico
Plano 4 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Infográficos solicitados com antecedência aos alunos como tarefa de casa. Tal material pode ser extraído de livro didático, revistas, jornais ou internet.
Quadro
Cartelas para bingo
Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades em identificar os termos relacionados à construção composicional de gêneros relacionados à divulgação científica.
Referências sobre o assunto:
DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.
MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. Anais. Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf>.
OLIVEIRA, Alexandre; STADLER, Pâmella de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. Curitiba, 2014. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf>.
PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm>.
PAIVA, Francis Arthuso. O Gênero Textual Infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1º série do Ensino Médio. Revista L@el em (Dis-)curso. vol.3. 2011. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905>.
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos e solicite-lhes que levantem sentidos sobre as partes da palavra infográfico, pergunte-lhes se elas têm relação com o gênero em si. Esclareça-lhes que na aula de hoje descobrirão as partes que compõem o infográfico.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Disponha os alunos em grupo de 3 (três) membros, pois acreditamos que esse tipo de agrupamento favorece a interação entre os alunos e o acompanhamento do professor em todos os grupos.
- Solicite que os alunos observem e comparem as partes que compõem os infográficos pedidos previamente como tarefa de casa e que descubram o que eles têm em comum. Nesse momento, incentive os alunos a descobrirem as regularidades dos elementos discursivos presentes no infográfico.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos: Quais partes vocês identificaram nos infográficos analisados? Anote no quadro as partes descritas por eles.
- Apresente aos alunos, anotando no quadro, um “banco” com as seguintes palavras, caso elas não tenham surgido na atividade anterior: Título, Introdução, Subtítulos, Imagens, fotos, Ilustrações, Esquemas, Gráficos, Figuras, Tabelas, Mapas, Definições, Descrições, Comparações, Enumerações, Exemplos, Notas de rodapé, Boxes e Links.
- Solicite que os alunos façam associações entre essas palavras e as descrições que fizeram. Convide-os a circular nos infográficos partes que poderiam exemplificá-las, para que possam manipular esses conteúdos e tornarem-se mais familiarizados com esses termos.
- Depois de os alunos reconhecerem algumas regularidades dos infográficos, entregue-lhes uma cartela para eles jogarem bingo. Na cartela, os alunos irão marcar quais elementos os infográficos trazidos apresentam mediante o sorteio do professor. Combine com os alunos que os grupos classificam-se conforme fecharem a linha, coluna ou diagonal primeiro. Combine também que, após todos os grupos classificarem-se, deverão apresentar à turma os elementos marcados na cartela, relacionando-os aos infográficos analisados.
- Converse com os alunos sobre as diferentes possibilidades de composição de um infográfico. Lembre-os de que existem diferentes possibilidades de composição, principalmente se considerarmos a existência dos infográficos animados e dos interativos. Você pode levar esses dois outros tipos de infográficos para os alunos conferirem.
Materiais complementares: Para acessar as cartelas de bingo para impressão, acesse o link aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Faça um levantamento dos elementos composicionais que mais aparecem no infográfico e questione o motivo pelo qual são os mais comuns.
- Solicite que os alunos anotem no caderno suas conclusões.
Materiais complementares: Para acessar a respostas desta atividade, acesse o link aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Loom – aplicativo para gravar videoaula, por meio do qual é possível gravar e apresentar a tela do computador (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Vamos observar um infográfico?
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Envie aos alunos um áudio, por WhatsApp, solicitando que pesquisem infográficos, estáticos e em movimento, e observem e comparem as partes que os compõem, de modo a descobrir o que têm em comum. Incentive os alunos a descobrir as regularidades dos elementos discursivos presentes nos infográficos pesquisados por eles. Oriente-os a anotar suas observações e responder à seguinte questão: quais partes vocês identificaram nos infográficos analisados? Ao receber as respostas, faça uma lista com as características observadas pelos alunos e acrescente outras, se necessário.
Desenvolvimento: Hora de jogar bingo!
Organize e envie aos alunos um “banco” (quadro) com as seguintes palavras, caso elas não tenham surgido na atividade anterior: Título, Introdução, Subtítulos, Imagens, Fotos, Ilustrações, Esquemas, Gráficos, Figuras, Tabelas, Mapas, Definições, Descrições, Comparações, Enumerações, Exemplos, Notas de rodapé, Boxes e Links. Solicite que os alunos façam associações entre essas palavras e as descrições que fizeram. Oriente-os a circular nos infográficos partes que poderiam exemplificá-las, para que possam manipular esses conteúdos e se familiarizarem com esses termos.
Somente mediante a possibilidade de um momento síncrono, por meio do Zoom ou do Google Meet, será possível a realização do bingo. Caso seja viável, depois de os alunos reconhecerem algumas regularidades dos infográficos, envie-lhes a cartela disponível em materiais complementares e agende a data e horário para a realização do jogo. Na cartela, os alunos irão marcar quais elementos os infográficos trazidos apresentam mediante o sorteio realizado por você. Combine com os alunos que se classifica aquele que fechar a linha, coluna ou diagonal primeiro. Combine também que, após o jogo, os classificados devem apresentar à turma os elementos marcados na cartela, relacionando-os aos infográficos analisados.
Nesse encontro síncrono, ou por meio de um áudio, explique aos alunos sobre as diferentes possibilidades de composição de um infográfico. Lembre-os de que existem diferentes possibilidades de composição, principalmente se considerarmos a existência dos infográficos animados e dos interativos.
Fechamento: Elementos composicionais mais comuns no infográfico.
Para o fechamento desta aula, selecione um infográfico animado e interativo e um estático. Grave uma videoaula, por meio do aplicativo Loom, apresentando suas características, fazendo comparações e resgatando conteúdos estudados na aula. Envie a videoaula aos alunos e peça que a assistam e façam uma anotação sobre o que aprenderam.
Convite às famílias
Incentive os alunos a conversar com seus familiares sobre a eficácia do gênero infográfico para transmitir informações importantes. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.