14055
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A construção composicional do gênero do discurso infográfico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A construção composicional do gênero do discurso infográfico

Plano 04 de 14 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Infográficos solicitados com antecedência aos alunos como tarefa de casa. Tal material pode ser extraído de livro didático, revistas, jornais ou internet.

Quadro

Cartelas para bingo

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades em identificar os termos relacionados à construção composicional de gêneros relacionados à divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. Anais. Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf>.

OLIVEIRA, Alexandre; STADLER, Pâmella de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. Curitiba, 2014. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf>.

PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm>.

PAIVA, Francis Arthuso. O Gênero Textual Infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1º série do Ensino Médio. Revista L@el em (Dis-)curso. vol.3. 2011. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905>.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos e solicite-lhes que levantem sentidos sobre as partes da palavra infográfico, pergunte-lhes se elas têm relação com o gênero em si. Esclareça-lhes que na aula de hoje descobrirão as partes que compõem o infográfico.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Disponha os alunos em grupo de 3 (três) membros, pois acreditamos que esse tipo de agrupamento favorece a interação entre os alunos e o acompanhamento do professor em todos os grupos.
  • Solicite que os alunos observem e comparem as partes que compõem os infográficos pedidos previamente como tarefa de casa e que descubram o que eles têm em comum. Nesse momento, incentive os alunos a descobrirem as regularidades dos elementos discursivos presentes no infográfico.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: Quais partes vocês identificaram nos infográficos analisados? Anote no quadro as partes descritas por eles.
  • Apresente aos alunos, anotando no quadro, um “banco” com as seguintes palavras, caso elas não tenham surgido na atividade anterior: Título, Introdução, Subtítulos, Imagens, fotos, Ilustrações, Esquemas, Gráficos, Figuras, Tabelas, Mapas, Definições, Descrições, Comparações, Enumerações, Exemplos, Notas de rodapé, Boxes e Links.
  • Solicite que os alunos façam associações entre essas palavras e as descrições que fizeram. Convide-os a circular nos infográficos partes que poderiam exemplificá-las, para que possam manipular esses conteúdos e tornarem-se mais familiarizados com esses termos.
  • Depois de os alunos reconhecerem algumas regularidades dos infográficos, entregue-lhes uma cartela para eles jogarem bingo. Na cartela, os alunos irão marcar quais elementos os infográficos trazidos apresentam mediante o sorteio do professor. Combine com os alunos que os grupos classificam-se conforme fecharem a linha, coluna ou diagonal primeiro. Combine também que, após todos os grupos classificarem-se, deverão apresentar à turma os elementos marcados na cartela, relacionando-os aos infográficos analisados.
  • Converse com os alunos sobre as diferentes possibilidades de composição de um infográfico. Lembre-os de que existem diferentes possibilidades de composição, principalmente se considerarmos a existência dos infográficos animados e dos interativos. Você pode levar esses dois outros tipos de infográficos para os alunos conferirem.

Materiais complementares: Para acessar as cartelas de bingo para impressão, acesse o link aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Faça um levantamento dos elementos composicionais que mais aparecem no infográfico e questione o motivo pelo qual são os mais comuns.
  • Solicite que os alunos anotem no caderno suas conclusões.

Materiais complementares: Para acessar a respostas desta atividade, acesse o link aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Infográficos solicitados com antecedência aos alunos como tarefa de casa. Tal material pode ser extraído de livro didático, revistas, jornais ou internet.

Quadro

Cartelas para bingo

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades em identificar os termos relacionados à construção composicional de gêneros relacionados à divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. Anais. Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf>.

OLIVEIRA, Alexandre; STADLER, Pâmella de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. Curitiba, 2014. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf>.

PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm>.

PAIVA, Francis Arthuso. O Gênero Textual Infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1º série do Ensino Médio. Revista L@el em (Dis-)curso. vol.3. 2011. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905>.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos e solicite-lhes que levantem sentidos sobre as partes da palavra infográfico, pergunte-lhes se elas têm relação com o gênero em si. Esclareça-lhes que na aula de hoje descobrirão as partes que compõem o infográfico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Disponha os alunos em grupo de 3 (três) membros, pois acreditamos que esse tipo de agrupamento favorece a interação entre os alunos e o acompanhamento do professor em todos os grupos.
  • Solicite que os alunos observem e comparem as partes que compõem os infográficos pedidos previamente como tarefa de casa e que descubram o que eles têm em comum. Nesse momento, incentive os alunos a descobrirem as regularidades dos elementos discursivos presentes no infográfico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: Quais partes vocês identificaram nos infográficos analisados? Anote no quadro as partes descritas por eles.
  • Apresente aos alunos, anotando no quadro, um “banco” com as seguintes palavras, caso elas não tenham surgido na atividade anterior: Título, Introdução, Subtítulos, Imagens, fotos, Ilustrações, Esquemas, Gráficos, Figuras, Tabelas, Mapas, Definições, Descrições, Comparações, Enumerações, Exemplos, Notas de rodapé, Boxes e Links.
  • Solicite que os alunos façam associações entre essas palavras e as descrições que fizeram. Convide-os a circular nos infográficos partes que poderiam exemplificá-las, para que possam manipular esses conteúdos e tornarem-se mais familiarizados com esses termos.
  • Depois de os alunos reconhecerem algumas regularidades dos infográficos, entregue-lhes uma cartela para eles jogarem bingo. Na cartela, os alunos irão marcar quais elementos os infográficos trazidos apresentam mediante o sorteio do professor. Combine com os alunos que os grupos classificam-se conforme fecharem a linha, coluna ou diagonal primeiro. Combine também que, após todos os grupos classificarem-se, deverão apresentar à turma os elementos marcados na cartela, relacionando-os aos infográficos analisados.
  • Converse com os alunos sobre as diferentes possibilidades de composição de um infográfico. Lembre-os de que existem diferentes possibilidades de composição, principalmente se considerarmos a existência dos infográficos animados e dos interativos. Você pode levar esses dois outros tipos de infográficos para os alunos conferirem.

Materiais complementares: Para acessar as cartelas de bingo para impressão, acesse o link aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Faça um levantamento dos elementos composicionais que mais aparecem no infográfico e questione o motivo pelo qual são os mais comuns.
  • Solicite que os alunos anotem no caderno suas conclusões.

Materiais complementares: Para acessar a respostas desta atividade, acesse o link aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP40 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP42 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano