14054
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Infográficos e curadoria: a seleção e filtragem de informações a partir de critérios

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Infográficos e curadoria: a seleção e filtragem de informações a partir de critérios

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico estático/animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Laboratório de informática com acesso à internet, um infográfico impresso ou projetado em data-show, imagem disponível em http://blogdoklil.blogspot.com/2012/08/infografico-revista-mundo-estranho.html. Caso não haja computadores disponíveis na escola, os alunos podem usar seus celulares. Também será necessário um espaço na escola onde os alunos possam montar um painel.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra diferentes modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades para compreender o termo curadoria.

Algumas dificuldades também podem ser encontradas, como selecionar textos, falta de conhecimento de fontes confiáveis, limitações no laboratório de informática e dificuldade de acesso à internet. Tais dificuldades podem ser superadas com agrupamento dos alunos nos computadores disponíveis ou uso do celular para realizar as atividades da aula.

Em relação ao uso do celular em sala de aula, a própria BNCC reconhece que as práticas de linguagem contemporâneas envolvem cada vez mais gêneros multissemióticos e multimidiáticos, o que prevê também diferentes formas de acesso a eles, além dos tradicionais. O referido documento também reconhece a demanda que se coloca para a escola de contemplar os novos letramentos e de atentar-se ao uso qualificado e ético das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (doravante, TDIC). Assim, o uso do celular, de forma consciente e com fins educacionais, é uma possibilidade de trabalho com as TDIC.

Referências sobre o assunto:

O termo curadoria da informação surge no contexto das mídias digitais. Na medida em que ocorre a expansão da sociedade digitalizada, esse termo passa a ser utilizado para uma diversidade de ações que envolvem segmentação, filtragem de conteúdo e organização de dados, a partir de critérios ou recortes, para posterior envio ao público leitor, por meio de compartilhamento em canais acessíveis.

Mais informações disponíveis em:

http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/2852/Elizabeth%20Saad%20Corr%C3%AAa.pdf?sequence=1

Referências sobre infográficos:

DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm

https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905

http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf

http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf

http://revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos, bem como uma breve explicação do que é curadoria.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos, consideramos três alunos por grupos uma boa estratégia, pois, assim, é possível promover a interação entre eles, bem como garantir atendimento a todos os grupos. Anote no quadro as palavras curador e curadoria. Pergunte aos alunos se já as ouviram e se sabem o que significam. É possível que nenhum aluno conheça esses termos, de modo que você pode dar algumas dicas para incitar hipóteses.
  • Apresente aos alunos a imagem do slide. Solicite-lhes que levantem questões e hipóteses sobre quais informações seriam necessárias para elaborar um infográfico sobre tal tema. Faça perguntas que possibilitem ao aluno relacionar curadoria à realização de pesquisas a partir de critérios e recortes pré-estabelecidos, como o tema e as ilustrações presentes na imagem.
  • Esclareça aos alunos que essa imagem será retomada em outro momento, no qual poderão validar suas hipóteses.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Lance aos alunos o desafio de organizar um painel no pátio da escola sobre um único tema de divulgação científica de assuntos atuais ou interessantes para eles, como energia, lixo espacial, alguma espécie animal, etc. Para isso, precisarão exercer o papel de curadores da informação. Sorteie entre os grupos recortes para realizarem a pesquisa. Por exemplo, se o tema for energia solar, os recortes podem ser vantagens e desvantagens do emprego desse tipo de energia, iniciativas no Brasil, explicação sobre o processo de captação da energia solar e energia solar para indústrias e para residências. Entregue aos grupos folhas sulfites, lápis de cor e canetas para anotem as informações que consideram importantes para montarem o painel, ilustrando-as conforme o texto verbal. Oriente os alunos a:
  • Realizarem pesquisas e seleção de materiais no laboratório de informática ou nos celulares dos alunos, a partir de fontes confiáveis;
  • Selecionarem duas informações sobre o recorte do tema;
  • Pensarem no modo como apresentar a informação (por exemplo, não se pode simplesmente copiar e colar) e
  • Citarem as fontes de informação.
  • Oriente os grupos a apresentarem as folhas sulfites que preencheram com informações e ilustrações e a decidirem como irão disponibilizá-las no painel, pensando na organização espacial e nos modos que podem facilitar a leitura. Oriente, também, que colem as folhas num espaço da escola onde possam montar um painel.

Materiais complementares: Folhas em branco, folhas sulfites, canetas, lápis de cor, fita adesiva.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Questione os alunos se perceberam que uma das tarefas do curador é organizar dados a partir de critérios e recortes. Dê a seguinte orientação aos alunos: Considerando o painel que fizeram, escrevam, no caderno, uma síntese de um parágrafo sobre o que aprendemos hoje.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico estático/animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Laboratório de informática com acesso à internet, um infográfico impresso ou projetado em data-show, imagem disponível em http://blogdoklil.blogspot.com/2012/08/infografico-revista-mundo-estranho.html. Caso não haja computadores disponíveis na escola, os alunos podem usar seus celulares. Também será necessário um espaço na escola onde os alunos possam montar um painel.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra diferentes modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades para compreender o termo curadoria.

Algumas dificuldades também podem ser encontradas, como selecionar textos, falta de conhecimento de fontes confiáveis, limitações no laboratório de informática e dificuldade de acesso à internet. Tais dificuldades podem ser superadas com agrupamento dos alunos nos computadores disponíveis ou uso do celular para realizar as atividades da aula.

Em relação ao uso do celular em sala de aula, a própria BNCC reconhece que as práticas de linguagem contemporâneas envolvem cada vez mais gêneros multissemióticos e multimidiáticos, o que prevê também diferentes formas de acesso a eles, além dos tradicionais. O referido documento também reconhece a demanda que se coloca para a escola de contemplar os novos letramentos e de atentar-se ao uso qualificado e ético das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (doravante, TDIC). Assim, o uso do celular, de forma consciente e com fins educacionais, é uma possibilidade de trabalho com as TDIC.

Referências sobre o assunto:

O termo curadoria da informação surge no contexto das mídias digitais. Na medida em que ocorre a expansão da sociedade digitalizada, esse termo passa a ser utilizado para uma diversidade de ações que envolvem segmentação, filtragem de conteúdo e organização de dados, a partir de critérios ou recortes, para posterior envio ao público leitor, por meio de compartilhamento em canais acessíveis.

Mais informações disponíveis em:

http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/2852/Elizabeth%20Saad%20Corr%C3%AAa.pdf?sequence=1

Referências sobre infográficos:

DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm

https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905

http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf

http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf

http://revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos, bem como uma breve explicação do que é curadoria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos, consideramos três alunos por grupos uma boa estratégia, pois, assim, é possível promover a interação entre eles, bem como garantir atendimento a todos os grupos. Anote no quadro as palavras curador e curadoria. Pergunte aos alunos se já as ouviram e se sabem o que significam. É possível que nenhum aluno conheça esses termos, de modo que você pode dar algumas dicas para incitar hipóteses.
  • Apresente aos alunos a imagem do slide. Solicite-lhes que levantem questões e hipóteses sobre quais informações seriam necessárias para elaborar um infográfico sobre tal tema. Faça perguntas que possibilitem ao aluno relacionar curadoria à realização de pesquisas a partir de critérios e recortes pré-estabelecidos, como o tema e as ilustrações presentes na imagem.
  • Esclareça aos alunos que essa imagem será retomada em outro momento, no qual poderão validar suas hipóteses.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Lance aos alunos o desafio de organizar um painel no pátio da escola sobre um único tema de divulgação científica de assuntos atuais ou interessantes para eles, como energia, lixo espacial, alguma espécie animal, etc. Para isso, precisarão exercer o papel de curadores da informação. Sorteie entre os grupos recortes para realizarem a pesquisa. Por exemplo, se o tema for energia solar, os recortes podem ser vantagens e desvantagens do emprego desse tipo de energia, iniciativas no Brasil, explicação sobre o processo de captação da energia solar e energia solar para indústrias e para residências. Entregue aos grupos folhas sulfites, lápis de cor e canetas para anotem as informações que consideram importantes para montarem o painel, ilustrando-as conforme o texto verbal. Oriente os alunos a:
  • Realizarem pesquisas e seleção de materiais no laboratório de informática ou nos celulares dos alunos, a partir de fontes confiáveis;
  • Selecionarem duas informações sobre o recorte do tema;
  • Pensarem no modo como apresentar a informação (por exemplo, não se pode simplesmente copiar e colar) e
  • Citarem as fontes de informação.
  • Oriente os grupos a apresentarem as folhas sulfites que preencheram com informações e ilustrações e a decidirem como irão disponibilizá-las no painel, pensando na organização espacial e nos modos que podem facilitar a leitura. Oriente, também, que colem as folhas num espaço da escola onde possam montar um painel.

Materiais complementares: Folhas em branco, folhas sulfites, canetas, lápis de cor, fita adesiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Questione os alunos se perceberam que uma das tarefas do curador é organizar dados a partir de critérios e recortes. Dê a seguinte orientação aos alunos: Considerando o painel que fizeram, escrevam, no caderno, uma síntese de um parágrafo sobre o que aprendemos hoje.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano