14053
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Conhecendo o gênero do discurso infográfico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Conhecendo o gênero do discurso infográfico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: Conhecendo o gênero infográfico
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e apresente-lhes o gênero infográfico. Nesse contato, explique que nas próximas aulas eles estudarão o gênero infográfico e faça uma sondagem usando as perguntas do slide de introdução do plano. Envie aos alunos também os dois infográficos indicados na introdução do plano, o animado e o estático. Solicite que explorem os links, observem e respondam às questões propostas no slide. Estabeleça um prazo curto para que respondam às questões da sondagem dos conhecimentos prévios e enviem as respostas a você. Após recebê-las, faça uma devolutiva comentando por áudio as respostas.

Desenvolvimento
Envie aos alunos o infográfico e a tabela sugeridos no slide de desenvolvimento, ou outros escolhidos por você para esta aula, e as questões apresentadas no slide. Oriente-os a se organizar em duplas para interagirem virtualmente e trocarem ideias. Estabeleça um prazo para realização e entrega das respostas.

Se possível, organize um encontro síncrono para que os alunos socializem suas respostas. Caso contrário, organize uma devolutiva comentando-as. Nessa devolutiva, reforce os aspectos do gênero infográfico, conforme as orientações do plano de aula original: o que foi produzido; quem produziu o infográfico; qual o papel social de quem o produziu; qual o papel dos interlocutores; em quais locais o gênero circula; quais conteúdos temáticos podem ser trabalhados no infográfico e como se constituem os infográficos multimodais.

Fechamento: O que você aprendeu sobre os infográficos?
Selecione outros infográficos animados ou estáticos e envie aos alunos para serem apreciados. Peça, então, que os alunos escrevam um parágrafo comentando o que aprenderam sobre infográficos e enviem a você.

Convite às famílias
Estimule os alunos a apresentar aos familiares os infográficos estáticos e animados para conversarem sobre esse gênero e sua intencionalidade. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_08SQA01

(EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas