14052
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Soneto e outros poemas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danielle Lima De Vasconcelos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danielle Vasconcelos
Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Soneto e outros poemas

Finalidade da aula:Ler poemas diversos com o objetivo de perceber as semelhanças e as diferenças existentes entre eles, percebendo os elementosde composição, recursos expressivos, semânticos, além de refletir sobre os espaços de circulação do gênero.

Ano:9º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Soneto

Objetos do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade da BNCC: EF69LP48

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Abertura.

Informações sobre o gênero:  Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas, e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Materiais necessários: Poemas impressos, projetor ou quadro digital (podem ser também tablets ou um notebook), cartolinas.

Dificuldades antecipadas: Falta de familiaridade com o gênero. Preconceito com o gênero ao considerá-lo ultrapassado. Dificuldades interpretativas por falta de contato com uma linguagem pouco usual.

    • Falta de familiaridade/preconceito com o gênero: a apreciação dos textos impressos e dos livros disponibilizados no início da aula favorece um primeiro contato. Peça aos alunos que mantenham a mente aberta e contextualize a criação dos poemas, falando um pouco sobre sua época de criação e meios de circulação.

  • Dificuldades interpretativas: peça que os alunos anotem as palavras cujo  significado não compreendem e sugira o uso do dicionário ou um de buscador online (se tiver disponível) para facilitar a interpretação do soneto. Outra possibilidade é criar um glossário com as palavras menos usuais encontradas e já compartilhar com os alunos.

Referências sobre o assunto:

“Amor é fogo que arde sem se ver” by Luís de Camões, patzlanify. dISPONÍVEL EM: <https://www.youtube.com/watch?v=LexbT5SVF3Y>. Acesso em: 12 ago. 2018.

BRANDÃO, H.;  MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos.  Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.

KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.

“Legião Urbana - Monte Castelo”, Paty Soares - RuivaM. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ctAWPmcHoF8>. Acesso em: 12 ago. 2018.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.




Código: LPO9_02SQA01

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas