Resolução de Atividade - Sugestão de respostas - LP09_02SQA01
Plano de Aula
Plano de aula: Soneto e outros poemas
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Abertura.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas, e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Materiais necessários: Poemas impressos, projetor ou quadro digital (podem ser também tablets ou um notebook), cartolinas.
Dificuldades antecipadas: Falta de familiaridade com o gênero. Preconceito com o gênero ao considerá-lo ultrapassado. Dificuldades interpretativas por falta de contato com uma linguagem pouco usual.
- Falta de familiaridade/preconceito com o gênero: a apreciação dos textos impressos e dos livros disponibilizados no início da aula favorece um primeiro contato. Peça aos alunos que mantenham a mente aberta e contextualize a criação dos poemas, falando um pouco sobre sua época de criação e meios de circulação.
- Dificuldades interpretativas: peça que os alunos anotem as palavras cujo significado não compreendem e sugira o uso do dicionário ou um de buscador online (se tiver disponível) para facilitar a interpretação do soneto. Outra possibilidade é criar um glossário com as palavras menos usuais encontradas e já compartilhar com os alunos.
Referências sobre o assunto:
“Amor é fogo que arde sem se ver” by Luís de Camões, patzlanify. dISPONÍVEL EM: <https://www.youtube.com/watch?v=LexbT5SVF3Y>. Acesso em: 12 ago. 2018.
BRANDÃO, H.; MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.
“Legião Urbana - Monte Castelo”, Paty Soares - RuivaM. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ctAWPmcHoF8>. Acesso em: 12 ago. 2018.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos. Escreva no quadro ou projete a apresentação.
Introdução
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientações:
Antes da aula:
- Organize a sala em pequenos grupos, para favorecer o trabalho colaborativo e a construção conjunta do conhecimento sobre o gênero, com base na análise dos textos, percebendo suas semelhanças e diferenças.
- Distribua nos grupos poemas diversos dos seguintes gêneros: soneto, haicai, poema de versos brancos (pelo menos um de cada).
- Cada grupo deve receber exemplares diferentes do mesmo gênero.
- Nos sonetos, busque exemplares com os dois tipos de estrofação mais recorrentes: 4-4-3-3 e 4-4-4-2, mas este aspecto não será explorado nesta aula.
- Inicie a aula com os questionamentos:
O que é poesia?
O que é poema?
Para que serve?
- Incentive os alunos a compartilhar seu conhecimento sobre o assunto, se conhecem algum poema, se têm o hábito de ler poemas, se gostam ou não.
- Estimule a reflexão e posterior discussão sobre a circulação da poesia. Pergunte aos alunos: Onde vocês já leram ou ouviram poemas? Em qual publicação o poema é veiculado?
- Reserve um momento para que os alunos explorem os poemas distribuídos e realizem a leitura.
- Oriente os alunos para uma discussão após a leitura: Pergunte o que entenderam, qual é o tema, quais características eles percebem nos textos como presença ou não de rima, tamanho do poema, quantidade de estrofes e versos.
Material complementar: Caso julgue necessário, consulte a resolução das atividades aqui.
Material complementar: Caso julgue necessário, consulte aqui a sugestão de autores e poemas que poderão ser utilizados na aula.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 24 minutos.
Orientações:
- Cole três cartolinas na sala. Uma para cada gênero de poemas lidos: haicai, soneto e poema de versos brancos.
- Não identifique os gêneros nas cartolinas.
Após a leitura e discussão nos grupos:
- Peça aos alunos que tentem agrupar os textos lidos, considerando uma característica comum: presença ou não de rimas, tamanho do poema, número de versos e estrofes, tema abordado.
- Depois de separados os grupos de poemas, questione qual foi o critério da separação.
- Peça aos alunos que escrevam nos cartazes qual característica justifica a criação de cada grupo de poemas e solicite que afixem os poemas nos cartazes.
- Verifique se os poemas separados pelos alunos coincidem com cada um dos gêneros (soneto, haicai e poema de versos brancos). Caso não coincidam, estabeleça as diferenças entre os gêneros, ainda sem nomeá-los e peça para os alunos que façam as adequações necessárias na separação dos textos.
- Após a finalização das tarefas pelos alunos, identifique cada grupo, colando um retângulo de papel no topo da cartolina: soneto, haicai e poema de versos brancos. Explique de forma breve cada gênero e destaque o soneto como o gênero que será aprofundado na aula.
Materiais complementares: Caso julgue necessário, imprima o modelo para ser afixado nos cartazes aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Faça a exibição do vídeo “Amor é fogo que arde sem se ver”. Para acessar, clique aqui.
- Peça a leitura/declamação coletiva do soneto de Camões “O amor é fogo…”.
- Caso julgue necessário, faça a leitura/declamação mais de uma vez.
- Verifique o conhecimento prévio dos alunos sobre o soneto de Camões: se conhecem o poema ou algo sobre seu autor.
- Instigue os grupos, chamando a atenção para a linguagem usada no poema, retomando o significado de poesia e linguagem poética.
- Pode ser que algum aluno faça a associação com a música do grupo Legião Urbana Monte Castelo. Neste caso, verifique os materiais complementares.
Materiais complementares: Caso julgue necessário, exiba o videoclipe da música: Legião Urbana, Monte Castelo:
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Encerre a discussão nos grupos sobre os poemas.
- Peça que os grupos compartilhem com os demais suas impressões sobre a aula e o que aprenderam.
- Peça que os alunos, individualmente, registrem em seus cadernos as características que perceberam do soneto: presença de rimas, número de versos e estrofes, quantos versos em cada estrofe, espaços de circulação, finalidade (para que servem), temática, linguagem (formal ou informal).
- Antecipe um pouco sobre o que será visto nas próximas aulas, a leitura de vários sonetos e até mesmo o desafio que eles terão de criar um soneto.
Material complementar: Caso julgue necessário, consulte a resolução das atividades aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
No mesmo áudio ou vídeo, peça que os alunos se organizem em grupos de até 5 integrantes, que deverão interagir por WhastApp de forma colaborativa. Pergunte aos alunos, no mesmo arquivo de áudio ou vídeo, se eles sabem a diferença entre poesia, poema e para que servem. Junto com o arquivo, envie poemas aleatórios (sugere-se três exemplares de haicai, soneto e poemas de versos brancos). Peça que eles leiam e que um integrante de cada grupo responda brevemente aos questionamentos iniciais, relatando um pouco sobre as leituras dos poemas. As orientações também podem ser enviadas por escrito.
Desenvolvimento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, peça que os alunos, discutindo em seus grupos, organizem os poemas lidos em três categorias, agrupando-os por semelhança. Quando acabarem, peça que eles enviem as respostas e explique brevemente os gêneros aos quais eles pertencem (haicai, soneto e poema de versos brancos), destacando o soneto. Logo em seguida, disponibilize o link do vídeo do segundo slide de Desenvolvimento, afirmando ser a recitação de um famoso soneto de Camões (se preferir, em vez do vídeo, faça uma leitura declamada e envie por áudio aos grupos). Depois disso, peça que os grupos discutam sobre a linguagem e o conteúdo do soneto.
Fechamento
Para finalizar, peça, por áudio ou mensagem de texto, que os grupos criem sínteses sobre o que aprenderam na aula, relatando: se gostaram da aula; se conseguem identificar um soneto e se conseguem minimamente caracterizar um soneto. Peça que eles enviem as sínteses no grupo de WhatsApp da turma, em que todos podem ter acesso às respostas.
Convite às famílias
A família pode apreciar, depois da leitura do poema de Camões, a música “Monte Castelo”, do Legião Urbana, fazendo relações intertextuais. Trata-se de uma maneira de colocar no cotidiano dos alunos um pouco desse gênero textual (soneto), que faz referência à Antiguidade Clássica, mostrando que, mesmo assim, ele ainda é muito presente nas nossas artes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danielle Vasconcelos
Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Soneto e outros poemas
Finalidade da aula:Ler poemas diversos com o objetivo de perceber as semelhanças e as diferenças existentes entre eles, percebendo os elementosde composição, recursos expressivos, semânticos, além de refletir sobre os espaços de circulação do gênero.
Ano:9º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Soneto
Objetos do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade da BNCC: EF69LP48
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Abertura.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas, e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Materiais necessários: Poemas impressos, projetor ou quadro digital (podem ser também tablets ou um notebook), cartolinas.
Dificuldades antecipadas: Falta de familiaridade com o gênero. Preconceito com o gênero ao considerá-lo ultrapassado. Dificuldades interpretativas por falta de contato com uma linguagem pouco usual.
- Falta de familiaridade/preconceito com o gênero: a apreciação dos textos impressos e dos livros disponibilizados no início da aula favorece um primeiro contato. Peça aos alunos que mantenham a mente aberta e contextualize a criação dos poemas, falando um pouco sobre sua época de criação e meios de circulação.
- Dificuldades interpretativas: peça que os alunos anotem as palavras cujo significado não compreendem e sugira o uso do dicionário ou um de buscador online (se tiver disponível) para facilitar a interpretação do soneto. Outra possibilidade é criar um glossário com as palavras menos usuais encontradas e já compartilhar com os alunos.
Referências sobre o assunto:
“Amor é fogo que arde sem se ver” by Luís de Camões, patzlanify. dISPONÍVEL EM: <https://www.youtube.com/watch?v=LexbT5SVF3Y>. Acesso em: 12 ago. 2018.
BRANDÃO, H.; MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.
“Legião Urbana - Monte Castelo”, Paty Soares - RuivaM. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ctAWPmcHoF8>. Acesso em: 12 ago. 2018.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.