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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Formando palavras por derivação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Formando palavras por derivação

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wania Aparecida Guedes da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é apresentar o processo de formação de palavras por derivação, de forma que os estudantes sejam capazes de reconhecer as regularidades que permeiam este processo de formação de palavras, bem como inferir significados a partir de prefixos e sufixos utilizados.

Materiais necessários: Imprima o material complementar - de acordo com a quantidade de grupos que serão formados na sala - no qual constam as palavras primitivas e os sufixos e prefixos a serem utilizados; Separe um número de canetinhas e cartolinas de acordo com o número de grupos que haverá em sua classe, e divida as cartolinas, montando a tabela, com as “categorias” que as palavras poderão ocupar (o modelo de tabela também está disponível no material complementar). Providencie fita adesiva para fixar as cartolinas dos grupos. Providencie também dicionários para consulta, caso haja dúvida sobre as palavras formadas. Se houver wi-fi na sala, poderá ser utilizado um dicionário on line, por exemplo: http://www.aulete.com.br ou https://dicionariodoaurelio.com/ ou ainda, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, VOLP - http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades no processo de “criação” das palavras, criando talvez uma palavra inexistente na língua, bem como podem apresentar dificuldade em realizar adaptações ao formar palavras novas (por exemplo, ao acrescentar o sufixo -eiro à palavra pão, é necessário incluir a letra d).

Referências sobre o assunto:

FERRAREZI, Celso Jr. Semântica para a educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. P. 54.

ILARI, Rodolfo. Introdução ao estudo do léxico - brincando com as palavras. São Paulo: Contexto, 2012. PP. 95 - 102.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique aos alunos que nesta aula irão brincar de formar palavras, a partir de um jogo em grupo. Esse jogo se chama “Formando palavras por derivação”.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos organizem-se em grupos de até 4 integrantes. A formação em grupo é importante para que juntos os alunos testem e discutam as possibilidades de formação de palavras.
  • Cada grupo receberá um envelope com o material para o jogo.
  • A primeira parte tem como objetivo formar o maior número de palavras acrescentando afixos (prefixos ou sufixos) às palavras primitivas dadas.
  • Explique que os prefixos e sufixos são acrescentados às palavras para que se criem outras, com novos significados. O prefixo é acrescentado no início da palavra e o sufixo no final da palavra.
  • Informe que, às vezes, para acrescentar os afixos, precisamos também incluir letras ou retirá-las, para que as palavras fiquem compreensíveis e de acordo com a norma da língua.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Para esta primeira etapa, reserve 10 minutos.
  • Deixe que os grupos discutam sobre a “formação” das palavras, inclusive sobre a possibilidade de formar palavras inexistentes na língua.
  • Reafirme que às vezes para acrescentar um prefixo ou sufixo, precisamos também incluir letras ou retirá-las, para que as palavras fiquem compreensíveis e de acordo com a norma da língua.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para esta parte da atividade, reserve 15 minutos.
  • Solicite que os alunos separem as palavras formadas na primeira parte nas categorias acima.
  • Entregue para cada grupo as canetinhas e a cartolina previamente preparada, com a tabela na qual constem as divisões indicadas no slide acima.
  • Peça que os alunos dividam as palavras formadas no prazo de doze minutos, reservando mais três minutos para a fixação das cartolinas na parede da sala ou no quadro. Eles devem colocar o nome dos integrantes do grupo nas cartolinas.
  • Veja a quantidade de palavras formadas e como elas foram divididas e peça que os alunos observem as cartolinas dos colegas, verificando qual grupo conseguiu formar mais palavras e como aparecem divididas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Neste momento, você professor(a) deverá encaminhar as perguntas dos slides, conferindo se os alunos conseguiram compreender que os prefixos e sufixos utilizados colaboram para a formação das palavras no sentido de categorizá-las também; cada prefixo e sufixo carrega consigo um significado que constrói o sentido que as palavras derivadas adquirem.
  • Para a primeira pergunta, espera-se que os alunos percebam que as palavras que estão na mesma categoria têm prefixos/sufixos iguais ou semelhantes, e que o sentido que eles imprimem à palavra primitiva é que definiu a categoria em que foi colocada a palavra;
  • Para a segunda pergunta, pode ser que algum aluno tenha criado uma palavra como “recosturar”, que aparece, por exemplo, dicionarizada no Aulete, mas não aparece em outros dicionários. Não consta no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que traz a ortografia oficial do idioma). Por isso, apesar de ser uma palavra que segue a regra da formação de palavras e ter um significado adequado, não deve ser utilizada, pois não está fixada pela norma. O mais comum seria dizer “costurar de novo”. Se outras palavras como essas surgirem, o ideal é consultar o dicionário, seja o físico ou, se a sala dispuser de wi-fi, acessar os dicionários on-line e o VOLP.
  • Para esta pergunta, os alunos devem compreender que os significados dos prefixos e sufixos instituem palavras que estão dentro das mesmas categorias, o que é um fator de economia linguística, pois não é necessário criar uma palavra totalmente diferente para poder se comunicar.
  • Obviamente o estudo dos prefixos e sufixos não termina aqui, esta aula foi um recorte do tema. Para aprofundamento, sugere-se uma pesquisa complementar para os alunos conhecerem outros prefixos e sufixos, além de sua consulta ao material sugerido no slide 1 de orientação, pois nos materiais de referência os autores trazem sugestões interessantes para outras abordagens em sala de aula.

Materiais complementares:

Aulete Digital. Disponível em: < http://www.aulete.com.br>.

Dicionário Aurélio. Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/>.

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é apresentar o processo de formação de palavras por derivação, de forma que os estudantes sejam capazes de reconhecer as regularidades que permeiam este processo de formação de palavras, bem como inferir significados a partir de prefixos e sufixos utilizados.

Materiais necessários: Imprima o material complementar - de acordo com a quantidade de grupos que serão formados na sala - no qual constam as palavras primitivas e os sufixos e prefixos a serem utilizados; Separe um número de canetinhas e cartolinas de acordo com o número de grupos que haverá em sua classe, e divida as cartolinas, montando a tabela, com as “categorias” que as palavras poderão ocupar (o modelo de tabela também está disponível no material complementar). Providencie fita adesiva para fixar as cartolinas dos grupos. Providencie também dicionários para consulta, caso haja dúvida sobre as palavras formadas. Se houver wi-fi na sala, poderá ser utilizado um dicionário on line, por exemplo: http://www.aulete.com.br ou https://dicionariodoaurelio.com/ ou ainda, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, VOLP - http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades no processo de “criação” das palavras, criando talvez uma palavra inexistente na língua, bem como podem apresentar dificuldade em realizar adaptações ao formar palavras novas (por exemplo, ao acrescentar o sufixo -eiro à palavra pão, é necessário incluir a letra d).

Referências sobre o assunto:

FERRAREZI, Celso Jr. Semântica para a educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. P. 54.

ILARI, Rodolfo. Introdução ao estudo do léxico - brincando com as palavras. São Paulo: Contexto, 2012. PP. 95 - 102.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique aos alunos que nesta aula irão brincar de formar palavras, a partir de um jogo em grupo. Esse jogo se chama “Formando palavras por derivação”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos organizem-se em grupos de até 4 integrantes. A formação em grupo é importante para que juntos os alunos testem e discutam as possibilidades de formação de palavras.
  • Cada grupo receberá um envelope com o material para o jogo.
  • A primeira parte tem como objetivo formar o maior número de palavras acrescentando afixos (prefixos ou sufixos) às palavras primitivas dadas.
  • Explique que os prefixos e sufixos são acrescentados às palavras para que se criem outras, com novos significados. O prefixo é acrescentado no início da palavra e o sufixo no final da palavra.
  • Informe que, às vezes, para acrescentar os afixos, precisamos também incluir letras ou retirá-las, para que as palavras fiquem compreensíveis e de acordo com a norma da língua.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Para esta primeira etapa, reserve 10 minutos.
  • Deixe que os grupos discutam sobre a “formação” das palavras, inclusive sobre a possibilidade de formar palavras inexistentes na língua.
  • Reafirme que às vezes para acrescentar um prefixo ou sufixo, precisamos também incluir letras ou retirá-las, para que as palavras fiquem compreensíveis e de acordo com a norma da língua.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para esta parte da atividade, reserve 15 minutos.
  • Solicite que os alunos separem as palavras formadas na primeira parte nas categorias acima.
  • Entregue para cada grupo as canetinhas e a cartolina previamente preparada, com a tabela na qual constem as divisões indicadas no slide acima.
  • Peça que os alunos dividam as palavras formadas no prazo de doze minutos, reservando mais três minutos para a fixação das cartolinas na parede da sala ou no quadro. Eles devem colocar o nome dos integrantes do grupo nas cartolinas.
  • Veja a quantidade de palavras formadas e como elas foram divididas e peça que os alunos observem as cartolinas dos colegas, verificando qual grupo conseguiu formar mais palavras e como aparecem divididas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Neste momento, você professor(a) deverá encaminhar as perguntas dos slides, conferindo se os alunos conseguiram compreender que os prefixos e sufixos utilizados colaboram para a formação das palavras no sentido de categorizá-las também; cada prefixo e sufixo carrega consigo um significado que constrói o sentido que as palavras derivadas adquirem.
  • Para a primeira pergunta, espera-se que os alunos percebam que as palavras que estão na mesma categoria têm prefixos/sufixos iguais ou semelhantes, e que o sentido que eles imprimem à palavra primitiva é que definiu a categoria em que foi colocada a palavra;
  • Para a segunda pergunta, pode ser que algum aluno tenha criado uma palavra como “recosturar”, que aparece, por exemplo, dicionarizada no Aulete, mas não aparece em outros dicionários. Não consta no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que traz a ortografia oficial do idioma). Por isso, apesar de ser uma palavra que segue a regra da formação de palavras e ter um significado adequado, não deve ser utilizada, pois não está fixada pela norma. O mais comum seria dizer “costurar de novo”. Se outras palavras como essas surgirem, o ideal é consultar o dicionário, seja o físico ou, se a sala dispuser de wi-fi, acessar os dicionários on-line e o VOLP.
  • Para esta pergunta, os alunos devem compreender que os significados dos prefixos e sufixos instituem palavras que estão dentro das mesmas categorias, o que é um fator de economia linguística, pois não é necessário criar uma palavra totalmente diferente para poder se comunicar.
  • Obviamente o estudo dos prefixos e sufixos não termina aqui, esta aula foi um recorte do tema. Para aprofundamento, sugere-se uma pesquisa complementar para os alunos conhecerem outros prefixos e sufixos, além de sua consulta ao material sugerido no slide 1 de orientação, pois nos materiais de referência os autores trazem sugestões interessantes para outras abordagens em sala de aula.

Materiais complementares:

Aulete Digital. Disponível em: < http://www.aulete.com.br>.

Dicionário Aurélio. Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/>.

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>.

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