14048
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Pontuando na prática

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Pontuando na prática

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wania Aparecida Guedes da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a habilidade de reconhecer os sinais de pontuação empregados no discurso direto e no discurso citado, ampliando o conhecimento acerca dos usos possíveis para um mesmo sinal de pontuação a partir dos gêneros em que eles aparecem e, por fim, utilizá-los corretamente. Foco no uso do travessão, dois pontos e aspas.

Materiais necessários: Imprima previamente o material complementar, com as propostas de produção de texto e coloque cada proposta em um envelope. Os envelopes devem ser numerados de 1 a 7, de acordo com a sequência das propostas. Além disso, imprima as placas com “Sim” e “Não” para cada grupo, de forma que analisem as produções uns dos outros. Providencie uma cartolina para cada grupo e canetinhas para a escrita do texto.

Dificuldades antecipadas: É possível que algum aluno se confunda com os sinais de pontuação ou deixe de utilizá-los na marcação do discurso direto / citado, isto é, da presença das falas nos textos.

Referências sobre o assunto: Para aprofundamento do tópico pontuação em geral, e a importância de se ensinar o uso da pontuação para além das regras, sugere-se:

Weisz, Telma. “Pontuação: a gramática da legibilidade”, disponível em http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/Texto%20para%20leitura%20pontuacao-gramatica-legibilidade-weisz.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula, informando aos alunos que o objetivo será produzir pequenos textos em grupo e pontuá-los corretamente, além de avaliar a produção dos colegas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações

  • Oriente os alunos quanto à formação de grupos para a realização da atividade e leia as orientações contidas no slide acima. Os alunos poderão se dividir em até 7 grupos diferentes; organize-os quanto a essa divisão de grupos, dependendo do número de alunos que você tenha por sala e observando a formação de grupos produtivos, isto é, que agreguem pessoas com diferentes níveis de dificuldade para que haja interação e discussão de “como fazer” no decorrer do desenvolvimento da atividade.
  • Após a formação dos grupos, distribua um envelope com a situação de produção que deve ser desenvolvida por eles e as placas de “sim” e “não” para cada grupo, além das cartolinas e canetinhas.
  • Reforce com os alunos que a atividade de escrita será desenvolvida em 10 minutos, por isso, eles devem ater-se ao que é solicitado em cada proposta de produção e escrever textos curtos, que não ultrapassem 10 linhas de texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Reserve para a produção escrita cerca de 10 minutos. Como são textos curtos e simples, cujo foco está na pontuação do discurso direto e citado, não é necessário estender por muito tempo a produção.
  • Acompanhe a produção dos grupos, sempre ressaltando o foco em produzir o que se pede e pontuar adequadamente. Solicite que os alunos escrevam com letras grandes na cartolina, a fim de que a apresentem no final da atividade, durante a leitura do texto produzido.
  • Finalizado o tempo para produção, inicie a apresentação dos grupos.
  • As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
  • Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado. (28 minutos para esta parte).
  • Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
  • Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
  • Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
  • Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
  • Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
  • Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
  • Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
  • Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
  • Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
  • Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
  • Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
  • Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
  • Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
  • Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
  • Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
  • Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
  • Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
  • Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
  • Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
  • Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Após a apresentação e avaliação do último grupo, utilize as perguntas do slide acima para nortear a discussão com os alunos sobre o que foi percebido na atividade;
  • Reforce com eles que os sinais utilizados para marcar as falas nem sempre são os mesmos e dependem do gênero em que aparecem (primeira pergunta);
  • Relembre-os que é possível apresentar a fala de duas maneiras diferentes - discurso direto e indireto, isto é, pela voz do próprio personagem ou pessoa ou pela voz do narrador / redator do texto - (segunda pergunta) ;
  • Finalize a aula reforçando a pontuação dos diálogos (discurso direto) e do discurso citado, e dos diferentes usos em cada gênero (terceira pergunta).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a habilidade de reconhecer os sinais de pontuação empregados no discurso direto e no discurso citado, ampliando o conhecimento acerca dos usos possíveis para um mesmo sinal de pontuação a partir dos gêneros em que eles aparecem e, por fim, utilizá-los corretamente. Foco no uso do travessão, dois pontos e aspas.

Materiais necessários: Imprima previamente o material complementar, com as propostas de produção de texto e coloque cada proposta em um envelope. Os envelopes devem ser numerados de 1 a 7, de acordo com a sequência das propostas. Além disso, imprima as placas com “Sim” e “Não” para cada grupo, de forma que analisem as produções uns dos outros. Providencie uma cartolina para cada grupo e canetinhas para a escrita do texto.

Dificuldades antecipadas: É possível que algum aluno se confunda com os sinais de pontuação ou deixe de utilizá-los na marcação do discurso direto / citado, isto é, da presença das falas nos textos.

Referências sobre o assunto: Para aprofundamento do tópico pontuação em geral, e a importância de se ensinar o uso da pontuação para além das regras, sugere-se:

Weisz, Telma. “Pontuação: a gramática da legibilidade”, disponível em http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/Texto%20para%20leitura%20pontuacao-gramatica-legibilidade-weisz.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula, informando aos alunos que o objetivo será produzir pequenos textos em grupo e pontuá-los corretamente, além de avaliar a produção dos colegas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações

  • Oriente os alunos quanto à formação de grupos para a realização da atividade e leia as orientações contidas no slide acima. Os alunos poderão se dividir em até 7 grupos diferentes; organize-os quanto a essa divisão de grupos, dependendo do número de alunos que você tenha por sala e observando a formação de grupos produtivos, isto é, que agreguem pessoas com diferentes níveis de dificuldade para que haja interação e discussão de “como fazer” no decorrer do desenvolvimento da atividade.
  • Após a formação dos grupos, distribua um envelope com a situação de produção que deve ser desenvolvida por eles e as placas de “sim” e “não” para cada grupo, além das cartolinas e canetinhas.
  • Reforce com os alunos que a atividade de escrita será desenvolvida em 10 minutos, por isso, eles devem ater-se ao que é solicitado em cada proposta de produção e escrever textos curtos, que não ultrapassem 10 linhas de texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Reserve para a produção escrita cerca de 10 minutos. Como são textos curtos e simples, cujo foco está na pontuação do discurso direto e citado, não é necessário estender por muito tempo a produção.
  • Acompanhe a produção dos grupos, sempre ressaltando o foco em produzir o que se pede e pontuar adequadamente. Solicite que os alunos escrevam com letras grandes na cartolina, a fim de que a apresentem no final da atividade, durante a leitura do texto produzido.
  • Finalizado o tempo para produção, inicie a apresentação dos grupos.
  • As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
  • Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado. (28 minutos para esta parte).
  • Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
  • Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
  • Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
  • Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
  • Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
  • Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
  • Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
  • Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
  • Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
  • Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
  • Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
  • Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
  • Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
  • Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
  • Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
  • Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
  • Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • As propostas devem ser lidas em voz alta, por você professor, e, na sequência, o grupo apresenta o texto produzido na cartolina.
  • Ao final de cada apresentação, os demais colegas levantam as plaquinhas indicando se a produção está ou não adequada, verificando o uso da pontuação do discurso direto / citado.
  • Caso vários alunos queiram comentar o texto de um mesmo grupo, estabeleça um limite de 2 comentários de grupos diferentes, a fim de que todos os grupos possam apresentar seus textos no tempo estipulado para esta atividade. É interessante que os turnos de fala se alternem e um grupo que já comentou o trabalho dos colegas não seja sempre o mesmo a comentar. Estimule que ao menos cada grupo comente uma vez, se necessário.
  • Se você professor, perceber que a pontuação não foi utilizada adequadamente e nenhum aluno percebeu, chame a atenção da classe perguntando a eles que sinais foram utilizados pelos outros grupos para marcar as falas / discurso citado, a fim de que percebam a ausência da pontuação necessária.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Após a apresentação e avaliação do último grupo, utilize as perguntas do slide acima para nortear a discussão com os alunos sobre o que foi percebido na atividade;
  • Reforce com eles que os sinais utilizados para marcar as falas nem sempre são os mesmos e dependem do gênero em que aparecem (primeira pergunta);
  • Relembre-os que é possível apresentar a fala de duas maneiras diferentes - discurso direto e indireto, isto é, pela voz do próprio personagem ou pessoa ou pela voz do narrador / redator do texto - (segunda pergunta) ;
  • Finalize a aula reforçando a pontuação dos diálogos (discurso direto) e do discurso citado, e dos diferentes usos em cada gênero (terceira pergunta).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP33 da BNCC

6º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano