Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a habilidade de reconhecer os sinais de pontuação empregados no discurso direto e no discurso citado, ampliando o conhecimento acerca dos usos possíveis para um mesmo sinal de pontuação a partir dos gêneros em que eles aparecem e, por fim, utilizá-los corretamente. Foco no uso do travessão, dois pontos e aspas.
Materiais necessários: Cópia dos textos que serão utilizados para exercício de pontuação.
Dificuldades antecipadas: Em geral, os alunos associam o uso de travessão apenas para introduzir a fala de personagem e não observam o sentido das aspas quando marcam o discurso citado de outra pessoa, de forma que não se atentam às diferenças de uso dependendo do gênero de texto.
Referências sobre o assunto:
Para aprofundamento do tópico pontuação em geral, e a importância de se ensinar o uso da pontuação para além das regras, sugere-se:
Weisz, Telma. “Pontuação: a gramática da legibilidade”, disponível em http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/Texto%20para%20leitura%20pontuacao-gramatica-legibilidade-weisz.pdf
Sobre os gêneros crônica e artigo de divulgação científica, sugere-se:
fonte: “Gêneros Textuais - práticas de leitura, escrita e análise linguística”, de Vanilda Salton Köche e Adiane Fogalli Marinello. Editora Vozes, Petrópolis, RJ. 2015. Páginas 35-48 (crônica) e 119-136 (artigo de divulgação científica).
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos, informando-os que irão exercitar o uso das pontuações.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente a situação problema para os alunos, lendo o slide acima e contextualizando a necessidade de utilizar os sinais de pontuação adequados.
- Neste plano, serão utilizados trechos de textos dos gêneros crônica e artigo de divulgação científica. É necessário, portanto, ter trabalhado previamente estes gêneros com os estudantes, a fim de tornar mais significativa a análise da pontuação para indicação de fala em tais gêneros e também, as diferentes possibilidades para um mesmo sinal de pontuação.
- Divida a turma em duplas para discutirem quais sinais devem ser usados em cada caso. No trabalho em duplas, os alunos podem discutir as possibilidades de uso da pontuação indicada, de forma que um auxilie o outro e argumente sobre qual sinal utilizar.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Após a organização das duplas, distribua a cópia dos trechos para serem pontuados. Os trechos para pontuação foram retirados da crônica “O melhor amigo” de Fernando Sabino, e do artigo de divulgação científica “Cães reconhecem quando uma pessoa está feliz ou triste”, de Paloma Oliveto e Jorge Macedo. Acesse o material complementar do primeiro slide para a impressão dos textos que deverão ser pontuados.
- Os dois textos sugeridos para atividade abordam a relação do ser humano com os cachorros. Caso seja de seu interesse, professor(a), utilize os textos completos em outra aula, a fim de analisar os gêneros e as abordagens. Como o foco desta aula é a pontuação, principalmente a utilizada para marcar a fala, visando a exploração do tema, foram utilizados apenas trechos dos textos, cuja referência encontra-se no material complementar.
- Essa primeira etapa do desenvolvimento da atividade deve ser realizado em 10 minutos. Como os textos serão entregues impressos, será facilitada a inclusão da pontuação sugerida e pelo fato dos trechos serem curtos, o tempo disponibilizado é suficiente.
Desenvolvimento
Orientações:
- Para a correção dos dois textos, reserve 10 minutos da aula.
- Inicie a correção coletiva, apresentando os slides com a pontuação já inserida na crônica.
- Pergunte se alguma dupla pensou diferente e verifique se houve confusão quanto à escolha do sinal de pontuação.
- Reforce a função dos sinais utilizados no texto: presença dos dois-pontos e do travessão para marcar a fala dos personagens e alternar entre a fala do personagem e do narrador; e na última fala do texto, os dois-pontos foram usados para esclarecer o desejo da mãe (deixa de conversa: obedece sua mãe).
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente o slide com a pontuação utilizada no artigo de divulgação científica.
- Pergunte se alguma dupla pensou diferente e verifique se houve confusão quanto à escolha do sinal de pontuação, principalmente em relação a função do travessão, que no artigo de divulgação científica, é utilizado para destacar informações ou explicações sobre o que foi citado antes. Destaque que a fala citada no texto é marcada pelo uso das aspas. Nesse sentido professor (a), mais importante que os termos classificatórios (discurso direto, discurso citado) é importante que os alunos compreendam o uso que se faz dos sinais de pontuação e sua importância no texto. Por exemplo, em artigos de divulgação científica a presença da fala de um especialista é fundamental para dar credibilidade ao texto, e esta fala precisa vir marcada pela pontuação. Por fim, os dois pontos neste excerto introduzem informações que explicam, ampliam o sentido da expressão anterior).
- Reforce a função dos sinais utilizados no texto, e as diferenças de uso na crônica e no artigo de divulgação científica, de forma a ficar claro que dependendo do gênero em que se encontra, a pontuação pode adquirir funções diferentes.
Desenvolvimento
Orientações:
- Faça a leitura do slide acima, que tratará do discurso indireto, isto é, da fala do personagem pela voz do narrador. Para esta parte, com a apresentação do discurso indireto e a posterior solicitação de reescrita de trecho, reserve 10 minutos.
- É importante que os alunos percebam as diferenças nos usos de cada discurso. Por isso, faça com que percebam que as escolhas do narrador ao tratar das falas dos personagens influenciam nossa leitura. Chame a atenção dos alunos para o uso do verbo “ordenou” no trecho “reescrito por Joana” (conforme slide) e pergunte que outros verbos poderiam ser utilizados nesse caso, de forma a representar a situação de diálogo descrito neste trecho da crônica.
- Explique que o discurso indireto pode aparecer também nos artigos de divulgação científica quando o escritor do texto reproduz o que o especialista teria falado, utilizando expressões típicas de discurso indireto como “segundo o especialista”, “de acordo com o especialista”. São duas formas diferentes de se referir à fala do outro.
Desenvolvimento
Orientações:
- Proponha aos alunos que transformem para discurso indireto o trecho indicado.
- Faça a correção coletiva, pedindo que alguns alunos leiam suas produções.
- Certamente haverá diferentes versões para a modificação do discurso, e cabe a você, professor (a), verificar as possibilidades apresentadas, inclusive em relação à escolha dos verbos de elocução (falou, ordenou, perguntou, etc.). Duas sugestões de resposta estão no material de resolução das atividades. (10 minutos nesta parte da atividade).
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações
- Apresente o slide final, reforçando as atividades desenvolvidas durante a aula.
- Solicite que os alunos anotem os dois tópicos e escrevam resumidamente o que aprenderam. Esta atividade pode ser sugerida também como lição de casa, bem como uma pesquisa complementar com outros exemplos de discurso direto / indireto e as pontuações trabalhadas em aula. Outra sugestão é elaborar uma tabela em que os alunos escrevam as diferentes funções para o travessão, as aspas e os dois-pontos, nas crônicas e no artigo de divulgação científica, de forma a fixar as informações discutidas em aula.