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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Pontuação utilizada no discurso direto e no discurso citado

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Pontuação utilizada no discurso direto e no discurso citado

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wania Aparecida Guedes da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a habilidade de reconhecer os sinais de pontuação empregados no discurso direto e no discurso citado, ampliando o conhecimento acerca dos usos possíveis para um mesmo sinal de pontuação a partir dos gêneros em que eles aparecem e, por fim, utilizá-los corretamente. Foco no uso do travessão, dois pontos e aspas.

Materiais necessários: Para esta aula, providencie a cópia da fábula “A cigarra e as formigas” e do artigo de divulgação científica “De acordo com a ciência, as formigas são ‘preguiçosas’ “. Os textos aparecem no decorrer dos slides. É importante fornecer a cópia dos textos para que o aluno realize a atividade no tempo estipulado; é possível projetar os textos também, nesse caso o professor deve conduzir a leitura e fazer a anotação no quadro dos sinais identificados. Para acessar os textos, veja os materiais complementares.

Dificuldades antecipadas: Em geral os alunos associam o uso do travessão e dos dois-pontos apenas à fala de personagem; Outra dificuldade está associada ao uso das aspas para marcar o discurso citado, isto é, a fala de outra pessoa reproduzida no texto, pois pode não haver familiaridade dos alunos com essa função e outras situações em que as aspas podem ser utilizadas. É importante ter trabalhado previamente com os alunos os tipos de discurso, pois desta forma a atividade proposta será mais significativa. Além disso, ter trabalhado os gêneros em questão facilitará a retomadas das características e finalidades desses gêneros, e sua relação com a pontuação que será observada.

Referências sobre o assunto: Para aprofundamento do tópico pontuação em geral, e a importância de se ensinar o uso da pontuação para além das regras, sugere-se:

Fonte: “Pontuação: a gramática da legibilidade” de Telma Weisz. Disponível em http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/Texto%20para%20leitura%20pontuacao-gramatica-legibilidade-weisz.pdf acesso em 31/08/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos e enfatize que eles aprenderão mais sobre o uso das pontuações.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie uma conversa sobre os sinais de pontuação, partindo da pergunta: quais sinais de pontuação vocês conhecem e para que os utilizam?
  • Anote no quadro, de forma sucinta, o que os alunos falarem acerca dos sinais e de seus usos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações:

  • Nesta primeira etapa do desenvolvimento, explique aos alunos que eles irão observar o uso de alguns sinais de pontuação. O objetivo é que eles identifiquem os sinais de pontuação utilizados para marcar a fala, tanto dos personagens quanto de pessoas. Para atingir esse objetivo, foi feita a escolha de dois textos, um do gênero fábula e outro do gênero artigo de divulgação científica. A escolha desses gêneros é significativa para a análise das pontuações em questão (travessão, aspas e dois-pontos), pois permitem a verificação de diferentes funções que os mesmos sinais podem assumir em textos de gêneros diferentes bem como marcar as pontuações utilizadas para indicar a fala (discurso direto ou citado).
  • Informe, portanto, que eles lerão dois textos de gêneros diferentes. O primeiro é a fábula “A cigarra e as formigas”.
  • Contextualize, retomando o gênero fábula e sua finalidade, citando sucintamente as características principais do gênero, como a presença de personagens animais com características humanas, a finalidade do texto de apresentar um ensinamento - que se resume na moral e que na maioria das vezes aparece ao final do texto. Para maiores informações sobre o gênero fábula, consulte os materiais complementares, abaixo.
  • Explique que os alunos deverão localizar os sinais de pontuação (os dois-pontos e o travessão) utilizados APENAS para marcar as falas de personagem, seus diálogos, neste texto. Não nomeie os sinais utilizados nesse momento, deixe que os alunos os localizem e os nomeiem primeiro.
  • Certifique-se de que os alunos compreenderam a comanda e que estão apenas identificando as pontuações solicitadas.

Materiais complementares: Para maiores informações sobre o gênero fábula, sugere-se o artigo: “Um estudo do gênero fábula no Ensino Fundamental” de Marinalva de Sousa . Disponível em http://www.editorarealize.com.br/revistas/enlije/trabalhos/TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID160_23052016161443.pdf acesso em 31 de agosto de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a cópia dos textos para que os alunos façam suas marcações.
  • Pergunte aos alunos quais sinais foram utilizados para introduzir a fala dos personagens.
  • Confira se eles identificaram corretamente o uso do travessão e dos dois pontos, apresentando o próximo slide.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente as marcações do slide, mostrando as pontuações destacadas. Neste momento, verifique se algum aluno marcou TODOS OS TRAVESSÕES, pois há dois momentos em que este sinal é usado e não representa a fala do personagem, mas a troca de turno entre a fala do personagem e a do narrador.
  • Chame a atenção dos alunos para essas duas funções do travessão e para a função dos dois-pontos, que neste caso, introduz a fala de personagem.
  • Informe aos estudantes que eles farão a leitura de outro texto, agora um artigo de divulgação científica. Comente brevemente a finalidade do artigo de divulgação científica.

Materiais complementares: para maiores informações sobre o gênero artigo de divulgação científica sugere-se o livro “Gêneros textuais - práticas de leitura, escrita e análise linguística” de Vanilda Salton Köche e Adiane Fogali Marinello. Editora Vozes, Petrópolis, RJ. 2015. Páginas 119 -136.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Acesse o texto na íntegra em https://veja.abril.com.br/ciencia/de-acordo-com-a-ciencia-as-formigas-sao-preguicosas/. Entregue uma cópia impressa para cada aluno.
  • Oriente os alunos a lerem o texto e marcarem a pontuação referente à fala e também a presença de travessões.
  • É muito importante que os alunos façam uma leitura focalizada realizando a identificação dos sinais;
  • Em um outro momento professor, você poderá aproveitar os textos desta aula para realizar atividades de leitura confrontando a visão sobre as formigas que aparecem em ambos os textos, mas neste momento é fundamental focar na identificação dos usos dos sinais de pontuação, inclusive por este texto ser mais extenso que o outro, a leitura deve ser direcionada para este fim.

Materiais complementares:

“De acordo com a ciência, as formigas são ‘preguiçosas’”, publicado no site da VEJA. Disponível em https://veja.abril.com.br/ciencia/de-acordo-com-a-ciencia-as-formigas-sao-preguicosas/ acesso em 29/07/2018 às 20:04h.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente os slides na sequência, mostrando a marcação das aspas, indicando o discurso do especialista e o uso do travessão, com a função de indicar uma explicação dentro do texto. Note que somente no terceiro slide aparecerão os sinais de pontuação solicitados.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide com a imagem, mostrando a marcação das aspas, indicando o discurso do especialista e o uso do travessão, com a função de indicar uma explicação dentro do texto. Note que somente no terceiro slide aparecerão os sinais de pontuação solicitados.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Assim que forem apresentadas as marcações realizadas no segundo texto, pergunte aos alunos: “Que sinais de pontuação podem ser usados para representar a fala em diferentes textos?”
  • o foco da aula é a identificação dos sinais representativos da fala - seja de personagem ou de pessoa entrevistada - porém, pode ser abordado neste fechamento de aula as seguintes observações: o travessão, na fábula, tem a função é introduzir a fala de personagem, mas também alternar a fala do personagem e do narrador; no artigo de divulgação científica, por sua vez, introduz uma explicação. Os dois pontos: na fábula, aparece antes do travessão para indicar a fala da personagem e neste artigo de divulgação científica não apareceu. Perguntar aos alunos se eles teriam ideia de quando os dois pontos poderia ser utilizado neste gênero de texto. Se nenhum aluno souber responder, solicite a pesquisa deste item como lição de casa; Aspas: na fábula, não apareceu, mas no artigo de divulgação científica foi utilizado para marcar a fala de um especialista, mas também enfatizar alguma palavra ou expressão. A alusão a essas ocorrências - em que um mesmo sinal tem diferentes funções, em diferentes textos - colaborará para a compreensão das diferentes funções que os sinais podem ter, enriquecendo o aprendizado dos alunos.
  • Finalize enfatizando que dependendo do gênero discursivo, a pontuação para marcar a fala pode ser diferente.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a habilidade de reconhecer os sinais de pontuação empregados no discurso direto e no discurso citado, ampliando o conhecimento acerca dos usos possíveis para um mesmo sinal de pontuação a partir dos gêneros em que eles aparecem e, por fim, utilizá-los corretamente. Foco no uso do travessão, dois pontos e aspas.

Materiais necessários: Para esta aula, providencie a cópia da fábula “A cigarra e as formigas” e do artigo de divulgação científica “De acordo com a ciência, as formigas são ‘preguiçosas’ “. Os textos aparecem no decorrer dos slides. É importante fornecer a cópia dos textos para que o aluno realize a atividade no tempo estipulado; é possível projetar os textos também, nesse caso o professor deve conduzir a leitura e fazer a anotação no quadro dos sinais identificados. Para acessar os textos, veja os materiais complementares.

Dificuldades antecipadas: Em geral os alunos associam o uso do travessão e dos dois-pontos apenas à fala de personagem; Outra dificuldade está associada ao uso das aspas para marcar o discurso citado, isto é, a fala de outra pessoa reproduzida no texto, pois pode não haver familiaridade dos alunos com essa função e outras situações em que as aspas podem ser utilizadas. É importante ter trabalhado previamente com os alunos os tipos de discurso, pois desta forma a atividade proposta será mais significativa. Além disso, ter trabalhado os gêneros em questão facilitará a retomadas das características e finalidades desses gêneros, e sua relação com a pontuação que será observada.

Referências sobre o assunto: Para aprofundamento do tópico pontuação em geral, e a importância de se ensinar o uso da pontuação para além das regras, sugere-se:

Fonte: “Pontuação: a gramática da legibilidade” de Telma Weisz. Disponível em http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/Texto%20para%20leitura%20pontuacao-gramatica-legibilidade-weisz.pdf acesso em 31/08/2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos e enfatize que eles aprenderão mais sobre o uso das pontuações.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie uma conversa sobre os sinais de pontuação, partindo da pergunta: quais sinais de pontuação vocês conhecem e para que os utilizam?
  • Anote no quadro, de forma sucinta, o que os alunos falarem acerca dos sinais e de seus usos.

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Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações:

  • Nesta primeira etapa do desenvolvimento, explique aos alunos que eles irão observar o uso de alguns sinais de pontuação. O objetivo é que eles identifiquem os sinais de pontuação utilizados para marcar a fala, tanto dos personagens quanto de pessoas. Para atingir esse objetivo, foi feita a escolha de dois textos, um do gênero fábula e outro do gênero artigo de divulgação científica. A escolha desses gêneros é significativa para a análise das pontuações em questão (travessão, aspas e dois-pontos), pois permitem a verificação de diferentes funções que os mesmos sinais podem assumir em textos de gêneros diferentes bem como marcar as pontuações utilizadas para indicar a fala (discurso direto ou citado).
  • Informe, portanto, que eles lerão dois textos de gêneros diferentes. O primeiro é a fábula “A cigarra e as formigas”.
  • Contextualize, retomando o gênero fábula e sua finalidade, citando sucintamente as características principais do gênero, como a presença de personagens animais com características humanas, a finalidade do texto de apresentar um ensinamento - que se resume na moral e que na maioria das vezes aparece ao final do texto. Para maiores informações sobre o gênero fábula, consulte os materiais complementares, abaixo.
  • Explique que os alunos deverão localizar os sinais de pontuação (os dois-pontos e o travessão) utilizados APENAS para marcar as falas de personagem, seus diálogos, neste texto. Não nomeie os sinais utilizados nesse momento, deixe que os alunos os localizem e os nomeiem primeiro.
  • Certifique-se de que os alunos compreenderam a comanda e que estão apenas identificando as pontuações solicitadas.

Materiais complementares: Para maiores informações sobre o gênero fábula, sugere-se o artigo: “Um estudo do gênero fábula no Ensino Fundamental” de Marinalva de Sousa . Disponível em http://www.editorarealize.com.br/revistas/enlije/trabalhos/TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID160_23052016161443.pdf acesso em 31 de agosto de 2018.

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Orientações:

  • Apresente a cópia dos textos para que os alunos façam suas marcações.
  • Pergunte aos alunos quais sinais foram utilizados para introduzir a fala dos personagens.
  • Confira se eles identificaram corretamente o uso do travessão e dos dois pontos, apresentando o próximo slide.

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Orientações:

  • Apresente as marcações do slide, mostrando as pontuações destacadas. Neste momento, verifique se algum aluno marcou TODOS OS TRAVESSÕES, pois há dois momentos em que este sinal é usado e não representa a fala do personagem, mas a troca de turno entre a fala do personagem e a do narrador.
  • Chame a atenção dos alunos para essas duas funções do travessão e para a função dos dois-pontos, que neste caso, introduz a fala de personagem.
  • Informe aos estudantes que eles farão a leitura de outro texto, agora um artigo de divulgação científica. Comente brevemente a finalidade do artigo de divulgação científica.

Materiais complementares: para maiores informações sobre o gênero artigo de divulgação científica sugere-se o livro “Gêneros textuais - práticas de leitura, escrita e análise linguística” de Vanilda Salton Köche e Adiane Fogali Marinello. Editora Vozes, Petrópolis, RJ. 2015. Páginas 119 -136.

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Orientações:

  • Acesse o texto na íntegra em https://veja.abril.com.br/ciencia/de-acordo-com-a-ciencia-as-formigas-sao-preguicosas/. Entregue uma cópia impressa para cada aluno.
  • Oriente os alunos a lerem o texto e marcarem a pontuação referente à fala e também a presença de travessões.
  • É muito importante que os alunos façam uma leitura focalizada realizando a identificação dos sinais;
  • Em um outro momento professor, você poderá aproveitar os textos desta aula para realizar atividades de leitura confrontando a visão sobre as formigas que aparecem em ambos os textos, mas neste momento é fundamental focar na identificação dos usos dos sinais de pontuação, inclusive por este texto ser mais extenso que o outro, a leitura deve ser direcionada para este fim.

Materiais complementares:

“De acordo com a ciência, as formigas são ‘preguiçosas’”, publicado no site da VEJA. Disponível em https://veja.abril.com.br/ciencia/de-acordo-com-a-ciencia-as-formigas-sao-preguicosas/ acesso em 29/07/2018 às 20:04h.

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Orientações:

  • Apresente os slides na sequência, mostrando a marcação das aspas, indicando o discurso do especialista e o uso do travessão, com a função de indicar uma explicação dentro do texto. Note que somente no terceiro slide aparecerão os sinais de pontuação solicitados.
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Orientações:

  • Apresente o slide com a imagem, mostrando a marcação das aspas, indicando o discurso do especialista e o uso do travessão, com a função de indicar uma explicação dentro do texto. Note que somente no terceiro slide aparecerão os sinais de pontuação solicitados.

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Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Assim que forem apresentadas as marcações realizadas no segundo texto, pergunte aos alunos: “Que sinais de pontuação podem ser usados para representar a fala em diferentes textos?”
  • o foco da aula é a identificação dos sinais representativos da fala - seja de personagem ou de pessoa entrevistada - porém, pode ser abordado neste fechamento de aula as seguintes observações: o travessão, na fábula, tem a função é introduzir a fala de personagem, mas também alternar a fala do personagem e do narrador; no artigo de divulgação científica, por sua vez, introduz uma explicação. Os dois pontos: na fábula, aparece antes do travessão para indicar a fala da personagem e neste artigo de divulgação científica não apareceu. Perguntar aos alunos se eles teriam ideia de quando os dois pontos poderia ser utilizado neste gênero de texto. Se nenhum aluno souber responder, solicite a pesquisa deste item como lição de casa; Aspas: na fábula, não apareceu, mas no artigo de divulgação científica foi utilizado para marcar a fala de um especialista, mas também enfatizar alguma palavra ou expressão. A alusão a essas ocorrências - em que um mesmo sinal tem diferentes funções, em diferentes textos - colaborará para a compreensão das diferentes funções que os sinais podem ter, enriquecendo o aprendizado dos alunos.
  • Finalize enfatizando que dependendo do gênero discursivo, a pontuação para marcar a fala pode ser diferente.

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