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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A construção do texto no Regimento escolar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A construção do texto no Regimento escolar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias;
Flippity (disponível aqui; tutorial disponível aqui).

- Opcionais:
Canais para aulas online, como o Google Meets (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Padlet – ferramenta para a construção de um mural interativo (tutorial disponível aqui).

Introdução: A construção do texto no Regimento Escolar
Envie aos alunos o link disponível aqui, criado no Flippity, ou o seguinte QRcode:

Neste contato, que pode ser feito pelo WhatsApp ou e-mail, peça que os alunos arrastem os nomes das partes da estrutura de um texto normativo à explicação do que contém em cada parte, fazendo as associações entre os termos e suas definições. Trata-se apenas da atividade do slide de introdução, transposta para esta ferramenta. Se preferir, use a ferramenta e incremente a ideia da forma que achar melhor.
Após os alunos realizarem a atividade de associação, que não deve passar de 5 minutos, se possível, organize um encontro síncrono usando o Google Meet para comentarem a atividade. Então, mostre aos alunos o segundo slide da introdução, e estimule-os a comentarem se acertaram a classificação. Se não for possível o encontro síncrono, envie aos alunos a classificação correta e um áudio com as explicações apresentadas no slide de introdução do plano original.
Outra opção é criar um mural no Padlet e inserir lá o QRcode, para que os alunos, no próprio mural, façam a atividade e insiram seus comentários. Por lá, você também pode dar as devolutivas.

Desenvolvimento
Envie aos alunos a atividade disponível nos materiais complementares. Juntamente com o arquivo, envie um áudio aos alunos com as orientações para a realização da atividade. Estabeleça um prazo para que os alunos realizem a atividade e levantem suas hipóteses. Para isso, siga as instruções do plano original. Estabeleça um prazo para que a tarefa seja realizada e, em seguida, envie aos alunos o texto, conforme apresentado no segundo slide de desenvolvimento. Mais uma vez, se for possível, realize esse momento de forma síncrona; caso contrário, envie um áudio com as devidas explicações, conforme orientações do plano original.

Fechamento
Para o fechamento desta aula, siga as instruções do plano original. Salve os textos apresentados no slide de fechamento e envie aos alunos juntamente com as orientações para que respondam: como a estrutura das leis ajuda o leitor a entender seu conteúdo? Peça que os alunos lhe enviem uma foto da anotação que fizeram no caderno.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a apresentarem aos seus familiares os textos do slide de fechamento, para que conversem sobre a estrutura do texto normativo e sobre como essa estrutura contribui para sua leitura e compreensão. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_04SQA05

(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.


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