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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A construção do texto no Regimento escolar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A construção do texto no Regimento escolar

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Tema da aula 3. Introdução 4. Desenvolvimento 5. Fechamento Materiais e Atividades
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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento Escolar e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.

Informações sobre o gênero: “O Regimento Escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma Instituição Escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento Escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, através das Instâncias Colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola.”

Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional

Dificuldades antecipadas: A linguagem técnica pode se apresentar como obstáculo para a compreensão do texto.

Referências sobre o assunto:

BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento escolar e projeto político pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: . Acesso em: 1º jul. 2018.

Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explicar aos alunos que a atividade da aula será focada na prática que leva em consideração a estruturação do texto de Regimento Escolar.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Escreva no quadro, numa estrutura, itens com os seguintes termos:
  • Parágrafo
  • Seção
  • Capítulo
  • Parágrafos, incisos e alíneas
  • Peça para que os alunos façam a leitura do slide e tentem concluir a que termo listado no quadro se refere cada um dos quatro textos.
  • Quando o tempo limite estiver acabado, avance para o próximo slide.
  • O tempo para essa etapa é de 5 minutos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ao projetar o slide atual, faça uma análise junto com os alunos sobre para verificar se eles chegaram à classificação projetada.
  • Explique a função de cada um dos elementos acima no texto normativo, a fim de reforçar sua função para os alunos que não conseguiram atingir o objetivo de classificá-los corretamente.
  • Explique, ainda, que os artigos vêm introduzidos pelo termo “art.” e a numeração é ordinal nos nove primeiros artigos, depois é apenas cardinal. Os parágrafos vêm marcados pelo símbolo “§” e os incisos vêm numerados por algarismos romanos. Pode ser necessário retomar com os alunos o conteúdo relacionado aos numerais romanos. Nesse caso, retome isso em momento anterior a essa aula.
  • O tempo para essa etapa é de 10 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações:

  • Você pode projetar esse slide, mas é indicado imprimir uma cópia para cada aluno, afinal, a tarefa é individual e pressupõe uma atenção maior do aluno no processo de leitura. Há um link com o arquivo para impressão nos materiais complementares logo abaixo.
  • Peça para que os alunos leiam o texto todo.
  • Questione-os sobre qual é o código de normas e leis eles estão analisando. Espera-se que percebam que é um Regimento Escolar ou que se trata de um conjunto de normas e leis aplicáveis à escola.
  • Peça para que os alunos usem as informações trabalhadas na introdução para supor qual seriam os elementos estruturais que estão suprimidos pelas tarjas pretas.
  • Sugira que analisem os quatro elementos, que foram colocados no quadro na introdução, para completar a atividade. Questione-os: “Quais das estruturas seriam artigos?” “Quais seriam incisos?” E assim por diante.
  • Observação: É importante demonstrar que ao entender a função de cada estrutura textual dentro do Regimento Escolar o leitor tem a possibilidade de antecipar a expectativa sobre aquilo que lê. Por exemplo, espera-se que os os artigos tragam as informações essenciais e elementares. Os parágrafos aumentam essa informações ou mesmo apresentam exceções ao que foi afirmado. Com relação ao incisos, sabe-se que iremos ler informações em uma espécie de lista. As seções segmentam os capítulos do Regimento Escolar. Assim, as informações do texto tornam-se mais fáceis de serem compreendidas.
  • O tempo para essa atividade é 9 minutos.

Materiais complementares: versão do slide para impressão neste link.

Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ao projetar o texto sem as tarjas, peça para que os alunos confiram se suas expectativas se confirmaram.
  • Explique cada um dos elementos em destaque. É importante frisar que o artigo primeiro não necessitou de nenhum desdobramento. Contudo, o artigo segundo apresentou seu texto e dois parágrafos que ajudaram a explicar melhor sua atuação. Além disso, no segundo parágrafo, houve mais um desdobramento em incisos. Outra informação importante é que uma lei não tem estrutura rígida. Podemos encontrar leis e normas que não são divididas em capítulos ou em seções, por exemplo. Isso ocorre por se tratar de textos com menor âmbito de aplicação. É o caso de um regulamento de uso de piscina. Mas leis mais amplas e que têm maior complexidade acabam precisando dessas estruturas (capítulos e seções) para que o texto seja mais facilmente compreendido.
  • O tempo para essa etapa é de 15 minutos.

Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a seguir a instrução do slide.
  • Peça para que considerem não apenas o aspecto visual, mas que levem em consideração a compreensão do texto em si.

Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento Escolar e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.

Informações sobre o gênero: “O Regimento Escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma Instituição Escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento Escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, através das Instâncias Colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola.”

Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional

Dificuldades antecipadas: A linguagem técnica pode se apresentar como obstáculo para a compreensão do texto.

Referências sobre o assunto:

BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento escolar e projeto político pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: . Acesso em: 1º jul. 2018.

Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explicar aos alunos que a atividade da aula será focada na prática que leva em consideração a estruturação do texto de Regimento Escolar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Escreva no quadro, numa estrutura, itens com os seguintes termos:
  • Parágrafo
  • Seção
  • Capítulo
  • Parágrafos, incisos e alíneas
  • Peça para que os alunos façam a leitura do slide e tentem concluir a que termo listado no quadro se refere cada um dos quatro textos.
  • Quando o tempo limite estiver acabado, avance para o próximo slide.
  • O tempo para essa etapa é de 5 minutos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ao projetar o slide atual, faça uma análise junto com os alunos sobre para verificar se eles chegaram à classificação projetada.
  • Explique a função de cada um dos elementos acima no texto normativo, a fim de reforçar sua função para os alunos que não conseguiram atingir o objetivo de classificá-los corretamente.
  • Explique, ainda, que os artigos vêm introduzidos pelo termo “art.” e a numeração é ordinal nos nove primeiros artigos, depois é apenas cardinal. Os parágrafos vêm marcados pelo símbolo “§” e os incisos vêm numerados por algarismos romanos. Pode ser necessário retomar com os alunos o conteúdo relacionado aos numerais romanos. Nesse caso, retome isso em momento anterior a essa aula.
  • O tempo para essa etapa é de 10 minutos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações:

  • Você pode projetar esse slide, mas é indicado imprimir uma cópia para cada aluno, afinal, a tarefa é individual e pressupõe uma atenção maior do aluno no processo de leitura. Há um link com o arquivo para impressão nos materiais complementares logo abaixo.
  • Peça para que os alunos leiam o texto todo.
  • Questione-os sobre qual é o código de normas e leis eles estão analisando. Espera-se que percebam que é um Regimento Escolar ou que se trata de um conjunto de normas e leis aplicáveis à escola.
  • Peça para que os alunos usem as informações trabalhadas na introdução para supor qual seriam os elementos estruturais que estão suprimidos pelas tarjas pretas.
  • Sugira que analisem os quatro elementos, que foram colocados no quadro na introdução, para completar a atividade. Questione-os: “Quais das estruturas seriam artigos?” “Quais seriam incisos?” E assim por diante.
  • Observação: É importante demonstrar que ao entender a função de cada estrutura textual dentro do Regimento Escolar o leitor tem a possibilidade de antecipar a expectativa sobre aquilo que lê. Por exemplo, espera-se que os os artigos tragam as informações essenciais e elementares. Os parágrafos aumentam essa informações ou mesmo apresentam exceções ao que foi afirmado. Com relação ao incisos, sabe-se que iremos ler informações em uma espécie de lista. As seções segmentam os capítulos do Regimento Escolar. Assim, as informações do texto tornam-se mais fáceis de serem compreendidas.
  • O tempo para essa atividade é 9 minutos.

Materiais complementares: versão do slide para impressão neste link.

Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ao projetar o texto sem as tarjas, peça para que os alunos confiram se suas expectativas se confirmaram.
  • Explique cada um dos elementos em destaque. É importante frisar que o artigo primeiro não necessitou de nenhum desdobramento. Contudo, o artigo segundo apresentou seu texto e dois parágrafos que ajudaram a explicar melhor sua atuação. Além disso, no segundo parágrafo, houve mais um desdobramento em incisos. Outra informação importante é que uma lei não tem estrutura rígida. Podemos encontrar leis e normas que não são divididas em capítulos ou em seções, por exemplo. Isso ocorre por se tratar de textos com menor âmbito de aplicação. É o caso de um regulamento de uso de piscina. Mas leis mais amplas e que têm maior complexidade acabam precisando dessas estruturas (capítulos e seções) para que o texto seja mais facilmente compreendido.
  • O tempo para essa etapa é de 15 minutos.

Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a seguir a instrução do slide.
  • Peça para que considerem não apenas o aspecto visual, mas que levem em consideração a compreensão do texto em si.

Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

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