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Plano de aula - A linguagem técnica de textos normativos e legais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A linguagem técnica de textos normativos e legais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.

- Opcionais:
Canais para aulas online, como o Google Meets (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui);

Introdução: A linguagem técnica de textos normativos e legais
Entre em contato com os estudantes, por WhatsApp ou e-mail, e peça que se organizem em equipes para a realização das seguintes tarefas: 1. Ler o texto normativo e listar as palavras que considerarem difíceis, buscando seus significados em um dicionário impresso ou digital; 2. Ler as normas e leis que não possuem estrutura deôntica, mas deveriam, de forma a perceberem que há necessidade de adequação da linguagem, para que seja imperativa, afirmativa e categórica. Caso haja necessidade, resgate o conceito de imperatividade, enviando um estudo à parte, ou indicando uma videoaula para que assistam, para que seja feita uma revisão desse modo verbal. Envie aos alunos, por e-mail, o arquivo com as tarefas, disponível na seção Materiais e atividades do plano de aula original. Estabeleça um prazo para realização das tarefas e entrega da atividade.

Desenvolvimento
Após receber as atividades dos alunos, organize uma devolutiva, comentando as respostas. Esta devolutiva pode ser feita por áudio ou vídeo. Observe o contato dos alunos com o vocabulário específico e a demanda para entender as palavras mais difíceis. Observe também como foram feitas as adequações na atividade 2. Faça comentários gerais sobre os trabalhos dos alunos e também sobre as características da linguagem técnica dos textos normativos e legais.

Fechamento
Para o fechamento da aula, peça que os alunos enviem comentários sobre o que aprenderam nesta aula.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com os familiares sobre textos normativos e legais, a fim de saber se eles têm facilidade em entendê-los. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_04SQA03

(EF69LP20) Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes à sua implementação) e analisar efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de palavras que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação.


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