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Plano de aula - A estrutura organizacional de textos normativos e legais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A estrutura organizacional de textos normativos e legais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: Padlet, para a construção interativa de um mural (tutorial disponível aqui);
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio do link do mural do Padlet.

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: As leis e normas possuem estruturas textuais ou são textos livres de organização?
Previamente, crie um mural no aplicativo Padlet e dê a ele um título relacionado ao tema da aula, ou utilize o mesmo mural criado para a aula anterior. Insira no mural o fragmento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), apresentado no primeiro slide do Desenvolvimento do plano, juntamente às questões: que texto é esse? Qual sua função? Ele está bem organizado? Envie o link do mural no Padlet aos alunos e grave um áudio no mesmo aplicativo estimulando-os a refletirem sobre os questionamentos e interagirem entre si, comentando as questões no próprio aplicativo. Após esse momento, introduza no mural o texto do segundo slide de Desenvolvimento, com mais um fragmento do ECA. Pergunte aos alunos: qual a diferença entre este texto e o anterior? Espera-se que eles percebam que esta é uma versão organizada do texto anterior. Conclua a reflexão dizendo que a segunda versão apresentada segue a estrutura de um texto normativo, ou seja, um texto de lei, o que facilita seu entendimento.

Desenvolvimento
No mesmo mural, no Padlet, prepare postagens como a apresentada no terceiro slide do Desenvolvimento do plano. Envie aos alunos por e-mail os fragmentos do ECA, em arquivo disponível na seção “Materiais e atividades”. Não se esqueça de separar previamente os trechos para serem enviados aos alunos (trechos diferentes para cada dupla ou trio). Peça que troquem ideias entre si. A ideia aqui é a mesma do plano original, porém, nele os alunos colariam em cartolinas os fragmentos de acordo com a seção que achassem mais adequada; aqui eles irão colar os fragmentos no mural online, no Padlet. Por isso, a condução da aula pode ocorrer seguindo o plano original. Faça uma análise das leis que estão em seções corretas. Remova as que estão em seções incorretas e peça ajuda da sala para organizá-las em suas devidas seções. Para servir de gabarito para a correção, use o arquivo que está nos materiais complementares. Envie um áudio no próprio Padlet comentando a organização do Estatuto da Criança e do Adolescente e as escolhas dos espaços para colar os fragmentos feitas pelos alunos.

Fechamento
Para o fechamento da aula, selecione um trecho do Regimento Escolar de sua escola ou do disponível em materiais complementares. Envie aos alunos e peça que o leiam. Em seguida, coloque novas perguntas no mural, no Padlet: como este documento está organizado? Sentiram falta de alguma seção? Quais áreas da escola poderiam receber regras e normas para funcionarem organizadamente? Após os alunos colocarem suas respostas, conclua com um comentário ressaltando a importância do documento.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com a família perguntando-lhes sobre o que eles sabem a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente e qual a importância desse documento. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_04SQA02

(EF69LP20) Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes à sua implementação) e analisar efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de palavras que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação.


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