Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: A estrutura organizacional de textos normativos e legais
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento Escolar e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: a preparação desta aula conta com alguns arquivos anexos que serão utilizados em momentos específicos da aula. Atente-se para a atividade do “slide” 6 (link aqui) que necessita vir pronta para a aula.
Informações sobre o gênero: “O Regimento Escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma Instituição Escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento Escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, através das Instâncias Colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola.”
Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional
Dificuldades antecipadas: A linguagem técnica pode ser um fator complicador para a compreensão dos textos por parte dos alunos. A percepção inicialmente abstrata das seções também pode dificultar a atividade central do desenvolvimento.
Referências sobre o assunto:
<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657> Acesso em 01 de julho de 2018.
<http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf> Acesso em 01 de julho de 2018.
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_gestao_pdp_marlei_boito_reyes.pdf> Acesso em 01 de julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia com os alunos, ou para eles, o tema da aula.
- Deixe que os alunos demonstrem brevemente sua opinião. No entanto, é interessante que a reflexão siga por um caminho que leve à ideia de que a organização gera um processo de clareza no entendimento do texto. Quanto mais organizada uma lei, mais efetivo é seu entendimento.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Separe os alunos em trios. Essa divisão permitirá que a reflexão exigida posteriormente seja feita possibilitando diferentes olhares sobre o objeto a ser analisado.
- Controle a organização da sala e, se possível, organize-a de modo que os alunos tenham condição de vir ao quadro em momento oportuno sem criar grandes incômodos aos que permanecerão sentados.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 39 minutos
Orientações:
- Exiba o conteúdo do slide e peça para que os alunos levantem hipóteses: que texto é esse? Qual sua função? Ele está bem organizado?
- Proponha uma reflexão com a classe sobre a necessidade, ou não, de existir uma organização textual adequada nos gêneros normativos. Espera-se que a reflexão leve à compreensão de que as normas e leis precisam de uma estrutura mínima para que haja percepção clara de seu comando.
- O tempo sugerido para essa atividade é de 5 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente o texto do slide, que é a versão organizada do texto anterior e peça para que leiam novamente. Questione a classe sobre o fato de, agora, haver, ou não, melhor entendimento do texto, concluindo a reflexão sugerida no slide anterior.
- O tempo sugerido para essa atividade é de 3 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Cole quatro cartolinas no quadro e titule-as conforme o esquema do “slide”. Em algumas situações é possível usar a própria projeção como suporte. Atente-se, contudo, para que o local no qual a projeção acontece possa receber material colante ou fita adesiva.
- Entregue a cada um dos trios um artigo do ECA o qual deve ser recortado previamente. Você encontra o material para impressão nos materiais complementares.
- Peça para que os alunos leiam atentamente sua lei e discutam entre os colegas de trio sobre qual seção a norma recebida deve pertencer.
- Sugira, genericamente, informações que possam auxiliar a reflexão por parte dos alunos como qual tipo de leis poderiam pertencer à cada seção.
- Peça para que um aluno de cada trio leve sua lei ao quadro e fixe-a na seção que o trio decidiu.
- Agora que a atividade está em sua reta final, explique aos alunos o motivo pelo qual as leis são divididas em seções. Considere o fato de que uma mesma lei pode agir sobre diferentes situações. Como é o caso do ECA que pode tratar dos direitos das crianças, dos seus deveres, das questões que envolvem a família, a escola. E para cada uma dessas finalidades existe um agrupamento de seções (títulos, capítulos, parágrafos, incisos)
- Faça, então uma análise das leis que estão em seções corretas. Remova as que estão em seções incorretas e peça ajuda da sala para organizá-las em suas devidas seções. Para servir de gabarito para a correção, use o arquivo que está nos materiais complementares.
- O tempo sugerido para essa atividade é de 20 minutos.
Materiais complementares: acesse o material a ser utilizado na aula aqui. E o gabarito para o controle e correção da atividade aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Faça uma cópia de um trecho do regimento interno de sua escola e distribua aos trios. Você pode ainda projetá-lo. Sugere-se utilizar pelo menos duas seções do regimento para que os alunos possam observar sua composição estrutural.
- Caso não seja possível utilizar o regimento de sua escola, baixe a cópia do documento que disponibilizamos nos materiais complementares.
- Após a leitura, questione a classe sobre que conjunto de leis eles estão analisando. Espera-se que cheguem à conclusão de que se tratam de leis e normas que organizam a escola.
- Explique, então, que esse documento se trata do Regimento Escolar.
- Realize a análise das diferentes seções, assim como feito no passo 6 da atividade anterior (slide 6).
- O tempo sugerido para essa atividade é de 11 minutos.
Materiais complementares: Acesse o regimento escolar sugerido aqui.
Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide é texto cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Questione os alunos sobre quais seções eles sentiram que falta no Regimento Escolar apresentado e quais áreas da escola poderiam receber regras e normas para funcionarem mais organizadamente.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: Padlet, para a construção interativa de um mural (tutorial disponível aqui);
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio do link do mural do Padlet.
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: As leis e normas possuem estruturas textuais ou são textos livres de organização?
Previamente, crie um mural no aplicativo Padlet e dê a ele um título relacionado ao tema da aula, ou utilize o mesmo mural criado para a aula anterior. Insira no mural o fragmento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), apresentado no primeiro slide do Desenvolvimento do plano, juntamente às questões: que texto é esse? Qual sua função? Ele está bem organizado? Envie o link do mural no Padlet aos alunos e grave um áudio no mesmo aplicativo estimulando-os a refletirem sobre os questionamentos e interagirem entre si, comentando as questões no próprio aplicativo. Após esse momento, introduza no mural o texto do segundo slide de Desenvolvimento, com mais um fragmento do ECA. Pergunte aos alunos: qual a diferença entre este texto e o anterior? Espera-se que eles percebam que esta é uma versão organizada do texto anterior. Conclua a reflexão dizendo que a segunda versão apresentada segue a estrutura de um texto normativo, ou seja, um texto de lei, o que facilita seu entendimento.
Desenvolvimento
No mesmo mural, no Padlet, prepare postagens como a apresentada no terceiro slide do Desenvolvimento do plano. Envie aos alunos por e-mail os fragmentos do ECA, em arquivo disponível na seção “Materiais e atividades”. Não se esqueça de separar previamente os trechos para serem enviados aos alunos (trechos diferentes para cada dupla ou trio). Peça que troquem ideias entre si. A ideia aqui é a mesma do plano original, porém, nele os alunos colariam em cartolinas os fragmentos de acordo com a seção que achassem mais adequada; aqui eles irão colar os fragmentos no mural online, no Padlet. Por isso, a condução da aula pode ocorrer seguindo o plano original. Faça uma análise das leis que estão em seções corretas. Remova as que estão em seções incorretas e peça ajuda da sala para organizá-las em suas devidas seções. Para servir de gabarito para a correção, use o arquivo que está nos materiais complementares. Envie um áudio no próprio Padlet comentando a organização do Estatuto da Criança e do Adolescente e as escolhas dos espaços para colar os fragmentos feitas pelos alunos.
Fechamento
Para o fechamento da aula, selecione um trecho do Regimento Escolar de sua escola ou do disponível em materiais complementares. Envie aos alunos e peça que o leiam. Em seguida, coloque novas perguntas no mural, no Padlet: como este documento está organizado? Sentiram falta de alguma seção? Quais áreas da escola poderiam receber regras e normas para funcionarem organizadamente? Após os alunos colocarem suas respostas, conclua com um comentário ressaltando a importância do documento.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com a família perguntando-lhes sobre o que eles sabem a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente e qual a importância desse documento. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.