14039
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Textos normativos: descobrindo o regimento escolar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Textos normativos: descobrindo o regimento escolar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: Padlet, para a construção interativa de um mural (tutorial disponível aqui);
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio do link do mural do Padlet.

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: As normas e leis são sugestões ou obrigações?
Previamente, crie um mural no aplicativo Padlet e dê a ele um título de sua escolha, mas relacionado ao tema das aulas. Pode ser: “Estudando as normas que regem a escola” ou “As regras da vida em sociedade”. Esse mural servirá como portfólio dos estudos sobre o gênero Regimento Escolar, e permitirá agrupar todas as atividades da aula em um só lugar, sendo uma importante ferramenta de interação com os alunos.
Entre em contato com eles, por e-mail ou WhatsApp, e diga que na sequência de atividades das próximas aulas vocês farão uma reflexão sobre a organização da vida em sociedade. Explique que viver em sociedade implica estabelecer e seguir regras; dê como exemplo a vida familiar, diga que para mantermos a harmonia sempre há regras e é possível que algumas das quais você vai citar sejam comuns em seus lares, como: não se alimentar no quarto e no sofá, ou não deixar acesas as luzes da casa toda, lavar seu próprio prato ou não deixar roupas sujas espalhadas pela casa. Explique que essas regras de convivência são negociadas dentro da própria família, ou mesmo impostas pelos responsáveis pelo lar. Conte aos alunos sobre a criação do Padlet, diga que lá eles poderão inserir suas respostas e ideias sobre a importância do cumprimento das regras e normas para a melhor organização da vida em sociedade. Diga que o foco das aulas é refletir sobre as regras e normas para o funcionamento da escola.

A partir dessa introdução, envie aos alunos o link do mural criado no Padlet, com as perguntas sugeridas na Introdução do plano LPO7_04SQA01:
Por que as leis são criadas? Quem cria as leis que organizam nossa sociedade? Como seria nossa sociedade se as leis não existissem? Existe um código de normas e leis que regulamente o funcionamento de uma escola?
Estabeleça um prazo não muito longo para que os alunos façam a reflexão e insiram suas respostas no próprio aplicativo. Se necessário, envie um tutorial explicando o funcionamento da ferramenta.

Depois que os alunos inserirem suas respostas no mural do Padlet, grave um áudio no próprio aplicativo comentando que existe o código em questão. Explique que as escolas são organizadas por várias leis e normas, mas que existe uma, em especial, que organiza seu funcionamento. Explique, então, que se trata do Regimento Escolar, que é um código de normas que estrutura e regulamenta as várias áreas de uma escola, como a secretaria, os diferentes níveis de ensino, as obrigações dos agentes escolares e dos alunos, enfim, todo o movimento que existe na escola deve ter seu funcionamento previsto nesse código de normas. Encerre a devolutiva dizendo aos alunos que irão estudar um pouco sobre esse gênero, o Regimento Escolar, e descobrir um pouco mais sobre como se estrutura e qual sua funcionalidade.

Desenvolvimento
Digite em Word os textos apresentados no primeiro e no segundo slides de Desenvolvimento do plano LPO7_04SQA01, a respeito das atribuições do corpo docente e dos direitos e deveres do corpo discente, e os envie aos alunos. Caso esteja trabalhando com o Regimento Escolar de sua escola, selecione os trechos indicados lá para serem enviados aos alunos. Oriente-os a realizarem a leitura dos dois textos e postarem no Padlet suas impressões sobre eles, respondendo às seguintes questões, previamente inseridas no mural por você: quais normas e regras vocês acreditam que sejam cumpridas pelos professores e pelos alunos? Quais não são respeitadas? Insira essas perguntas no próprio Padlet para que os alunos as respondam no mural. Estabeleça um prazo para que as respostas sejam inseridas e grave um áudio no próprio Padlet comentando as respostas e os textos. No próprio aplicativo, faça um convite: o Regimento Escolar é uma ferramenta que nos ajuda a buscar o melhor relacionamento entre os membros da comunidade escolar. Vamos conhecê-lo? Explique que este será o objetivo das próximas aulas: conhecer o Regimento Escolar. Escolha um trecho do Regimento de sua escola ou do disponibilizado pelo plano e envie aos alunos por e-mail, para que façam a leitura.

Fechamento
Para o fechamento da aula, insira no mural do Padlet a última pergunta do slide de Fechamento. Estimule os alunos a responderem a essa pergunta a partir dos fragmentos do Regimento Escolar lidos por eles. Abra a discussão e faça outras perguntas, como: vocês acham que as regras e normas do Regimento Escolar colaboram para inibir a violência e estimular o respeito mútuo no ambiente escolar?

Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversarem com a família perguntando-lhes sobre o que eles sabem a respeito das normas da escola e se já participaram de alguma reunião para discutir o assunto. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_04SQA01

(EF67LP15) Identificar a proibição imposta ou o direito garantido, bem como as circunstâncias de sua aplicação, em artigos relativos a normas, regimentos escolares, regimentos e estatutos da sociedade civil, regulamentações para o mercado publicitário, Código de Defesa do Consumidor, Código Nacional de Trânsito, ECA, Constituição, dentre outros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas