14038
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vanessa Pontes Lima Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é é fazer com que os alunos reconheçam as principais características de um texto de divulgação científica , os diferentes marcadores de conclusão e exemplificação e a função desses dentro do texto.

Materiais necessários: Cópias dos marcadores a serem sorteados, equipamento para assistir ao vídeo.

Se preferir, você pode fazer antecipadamente o download do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=9qnNUCl3_yM

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em analisar a ideia trazida por cada marcador, portanto devemos orientá-los a perceber qual o sentido que as palavras ou expressões provocam em relação às orações anteriores (exemplificação ou conclusão).

Referências sobre o assunto:

Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba

Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2

Articuladores textuais: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais

Revisando e exercitando o uso dos marcadores discursivos. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Explique aos alunos que os marcadores discursivos são palavras ou expressões que relacionam segmentos dos textos estabelecendo relações entre eles, essas relações podem ser inúmeras (adição, contraste, conclusão, exemplificação, oposição, etc.) .

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide à turma e peça que levantem hipóteses a respeito do vídeo que irão assistir, instigando, assim, sua curiosidade.
  • Apresente aos alunos o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=9qnNUCl3_yM “O mundo sem ciência” . O tempo de duração desse vídeo é de 2,45’.
  • Durante a exibição, solicite que prestem atenção nas informações veiculadas e principalmente nos exemplos dados sobre a importância da ciência para a humanidade.
  • Peça para que os alunos façam breves anotações a respeito do vídeo, para que essas possam ser usadas na atividade a ser realizada no desenvolvimento desta aula.
  • Após a exibição do vídeo, divida a turma em duplas ou trios, conforme a quantidade de alunos que você tiver. A ideia é que eles possam, de forma colaborativa, escrever um texto referente ao assunto do vídeo, usando marcadores textuais.
  • Com a lista disponível nos materiais complementares, realize um sorteio dos marcadores textuais a serem usados na próxima etapa da aula.

Materiais complementares: Lista de marcadores impressa e recortada para o sorteio.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Antes de exibir este slide, solicite a cada dupla ou trio que pense na ideia expressa pelo marcador recebido.
  • Mostre o quadro com as ideias transmitidas por cada marcador.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Com os alunos já divididos em duplas ou trios e com os marcadores sorteados, solicite a produção de um pequeno parágrafo, com pelo menos 2 períodos, utilizando os marcadores sorteados, com o tema “A importância da ciência para a humanidade”.
  • Faça perguntas para orientar os alunos na escrita: “Em que atividades cotidianas podemos ver a presença da ciência?”, “ela é importante para as nossas atividades do dia a dia?”, “como vocês imaginam o que seria o mundo sem a ciência?” “Seria igual ou pior que no vídeo?”.
  • Durante a escrita, circule pela sala de aula e auxilie os alunos caso tenham dificuldade de usar os marcadores. Os alunos que estiverem com marcadores de exemplificação deverão focar nos exemplos sobre a presença da ciência no cotidiano das pessoas. Já aqueles que estiverem com os de conclusão deverão focar na síntese das ideias do parágrafo a ser produzido.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos leiam os parágrafos produzidos.
  • Mostre novamente o quadro de marcadores.
  • Solicite que a turma fique atenta aos marcadores.
  • Pergunte aos alunos se os marcadores foram utilizados corretamente por cada dupla.
  • Faça perguntas para estimulá-los, por exemplo: “ vocês acham que o marcador xxxxxxx está exemplificando?” , “Quais os elementos estão sendo usados como exemplo?” vocês acham que o marcador xxxxxxx está concluindo uma ideia?” , “Qual ideia está sendo concluída?”

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é é fazer com que os alunos reconheçam as principais características de um texto de divulgação científica , os diferentes marcadores de conclusão e exemplificação e a função desses dentro do texto.

Materiais necessários: Cópias dos marcadores a serem sorteados, equipamento para assistir ao vídeo.

Se preferir, você pode fazer antecipadamente o download do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=9qnNUCl3_yM

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em analisar a ideia trazida por cada marcador, portanto devemos orientá-los a perceber qual o sentido que as palavras ou expressões provocam em relação às orações anteriores (exemplificação ou conclusão).

Referências sobre o assunto:

Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba

Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2

Articuladores textuais: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Explique aos alunos que os marcadores discursivos são palavras ou expressões que relacionam segmentos dos textos estabelecendo relações entre eles, essas relações podem ser inúmeras (adição, contraste, conclusão, exemplificação, oposição, etc.) .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide à turma e peça que levantem hipóteses a respeito do vídeo que irão assistir, instigando, assim, sua curiosidade.
  • Apresente aos alunos o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=9qnNUCl3_yM “O mundo sem ciência” . O tempo de duração desse vídeo é de 2,45’.
  • Durante a exibição, solicite que prestem atenção nas informações veiculadas e principalmente nos exemplos dados sobre a importância da ciência para a humanidade.
  • Peça para que os alunos façam breves anotações a respeito do vídeo, para que essas possam ser usadas na atividade a ser realizada no desenvolvimento desta aula.
  • Após a exibição do vídeo, divida a turma em duplas ou trios, conforme a quantidade de alunos que você tiver. A ideia é que eles possam, de forma colaborativa, escrever um texto referente ao assunto do vídeo, usando marcadores textuais.
  • Com a lista disponível nos materiais complementares, realize um sorteio dos marcadores textuais a serem usados na próxima etapa da aula.

Materiais complementares: Lista de marcadores impressa e recortada para o sorteio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Antes de exibir este slide, solicite a cada dupla ou trio que pense na ideia expressa pelo marcador recebido.
  • Mostre o quadro com as ideias transmitidas por cada marcador.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Com os alunos já divididos em duplas ou trios e com os marcadores sorteados, solicite a produção de um pequeno parágrafo, com pelo menos 2 períodos, utilizando os marcadores sorteados, com o tema “A importância da ciência para a humanidade”.
  • Faça perguntas para orientar os alunos na escrita: “Em que atividades cotidianas podemos ver a presença da ciência?”, “ela é importante para as nossas atividades do dia a dia?”, “como vocês imaginam o que seria o mundo sem a ciência?” “Seria igual ou pior que no vídeo?”.
  • Durante a escrita, circule pela sala de aula e auxilie os alunos caso tenham dificuldade de usar os marcadores. Os alunos que estiverem com marcadores de exemplificação deverão focar nos exemplos sobre a presença da ciência no cotidiano das pessoas. Já aqueles que estiverem com os de conclusão deverão focar na síntese das ideias do parágrafo a ser produzido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos leiam os parágrafos produzidos.
  • Mostre novamente o quadro de marcadores.
  • Solicite que a turma fique atenta aos marcadores.
  • Pergunte aos alunos se os marcadores foram utilizados corretamente por cada dupla.
  • Faça perguntas para estimulá-los, por exemplo: “ vocês acham que o marcador xxxxxxx está exemplificando?” , “Quais os elementos estão sendo usados como exemplo?” vocês acham que o marcador xxxxxxx está concluindo uma ideia?” , “Qual ideia está sendo concluída?”

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano