Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é é fazer com que os alunos reconheçam as principais características de um texto de divulgação científica , os diferentes marcadores de conclusão e exemplificação e a função desses dentro do texto.
Materiais necessários: Cópias dos marcadores a serem sorteados, equipamento para assistir ao vídeo.
Se preferir, você pode fazer antecipadamente o download do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=9qnNUCl3_yM
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em analisar a ideia trazida por cada marcador, portanto devemos orientá-los a perceber qual o sentido que as palavras ou expressões provocam em relação às orações anteriores (exemplificação ou conclusão).
Referências sobre o assunto:
Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba
Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2
Articuladores textuais: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais
Revisando e exercitando o uso dos marcadores discursivos.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Explique aos alunos que os marcadores discursivos são palavras ou expressões que relacionam segmentos dos textos estabelecendo relações entre eles, essas relações podem ser inúmeras (adição, contraste, conclusão, exemplificação, oposição, etc.) .
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Mostre o slide à turma e peça que levantem hipóteses a respeito do vídeo que irão assistir, instigando, assim, sua curiosidade.
- Apresente aos alunos o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=9qnNUCl3_yM “O mundo sem ciência” . O tempo de duração desse vídeo é de 2,45’.
- Durante a exibição, solicite que prestem atenção nas informações veiculadas e principalmente nos exemplos dados sobre a importância da ciência para a humanidade.
- Peça para que os alunos façam breves anotações a respeito do vídeo, para que essas possam ser usadas na atividade a ser realizada no desenvolvimento desta aula.
- Após a exibição do vídeo, divida a turma em duplas ou trios, conforme a quantidade de alunos que você tiver. A ideia é que eles possam, de forma colaborativa, escrever um texto referente ao assunto do vídeo, usando marcadores textuais.
- Com a lista disponível nos materiais complementares, realize um sorteio dos marcadores textuais a serem usados na próxima etapa da aula.
Materiais complementares: Lista de marcadores impressa e recortada para o sorteio.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Antes de exibir este slide, solicite a cada dupla ou trio que pense na ideia expressa pelo marcador recebido.
- Mostre o quadro com as ideias transmitidas por cada marcador.
Desenvolvimento
Orientações:
- Com os alunos já divididos em duplas ou trios e com os marcadores sorteados, solicite a produção de um pequeno parágrafo, com pelo menos 2 períodos, utilizando os marcadores sorteados, com o tema “A importância da ciência para a humanidade”.
- Faça perguntas para orientar os alunos na escrita: “Em que atividades cotidianas podemos ver a presença da ciência?”, “ela é importante para as nossas atividades do dia a dia?”, “como vocês imaginam o que seria o mundo sem a ciência?” “Seria igual ou pior que no vídeo?”.
- Durante a escrita, circule pela sala de aula e auxilie os alunos caso tenham dificuldade de usar os marcadores. Os alunos que estiverem com marcadores de exemplificação deverão focar nos exemplos sobre a presença da ciência no cotidiano das pessoas. Já aqueles que estiverem com os de conclusão deverão focar na síntese das ideias do parágrafo a ser produzido.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos leiam os parágrafos produzidos.
- Mostre novamente o quadro de marcadores.
- Solicite que a turma fique atenta aos marcadores.
- Pergunte aos alunos se os marcadores foram utilizados corretamente por cada dupla.
- Faça perguntas para estimulá-los, por exemplo: “ vocês acham que o marcador xxxxxxx está exemplificando?” , “Quais os elementos estão sendo usados como exemplo?” vocês acham que o marcador xxxxxxx está concluindo uma ideia?” , “Qual ideia está sendo concluída?”