Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam as principais características de um texto de divulgação científica , os diferentes marcadores de conclusão e exemplificação e a função desses dentro do texto.
Materiais necessários: Cópias dos textos “Por que a cor do fogo muda?”, “Por que a pele perde o bronzeado?” e “Por que partes do corpo formigam?” lacunados.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar mais de uma opção de resposta , portanto, é importante que se analise cuidadosamente esses casos.
Referências sobre o assunto:
Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba
Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2
Marcadores discursivos em textos de divulgação científica.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Esclareça aos alunos que algumas palavras ou expressões tem a função de relacionar segmentos dos textos estabelecendo relações entre eles, essas relações podem ser inúmeras (adição, contraste, conclusão, exemplificação, oposição, etc.), são os marcadores discursivos.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Separe a sala em duplas.
- Oriente que algumas palavras estão diretamente ligadas na construção do sentido do texto dando ideias de contraste, explicação, consequência, exemplificação, conclusão etc e que, na aula de hoje, eles deverão estão atentos ao sentido e não à classificação das palavras.
- Afirme que hoje eles lerão alguns textos de divulgação científica e textos de divulgação científica tem o objetivo de popularizar a ciência.
- Informe que focaremos nos marcadores discursivos de exemplificação e conclusão que são muitos usados nos textos de divulgação científica com a finalidade de facilitar a leitura e o entendimento das informações do texto, já que esse tem como objetivo repassar o conhecimento sobre algum assunto científico e normalmente têm termos técnicos que precisam ser traduzidos em linguagem mais simples com exemplos (marcadores de exemplificação). A finalização do assunto também é necessária, por isso o uso dos marcadores de conclusão.
- Explique aos alunos que eles receberão três textos com palavras ou expressões lacunadas e eles deverão encontrá-las pelo contexto.
Professor:
- O trabalho em duplas facilitará as discussões.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Entregue aos alunos os textos “Por que a cor do fogo muda?”, “Por que a pele perde o bronzeado?” e “Por que partes do corpo formigam?” lacunados. Textos originais disponíveis em: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-pele-perde-o-bronzeado-sol-praia-verao-cuidados.phtml#.W4sJwOhKjIU
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-partes-do-corpo-formigam.phtml#.W4sJFehKjIU
- Proponha que, após a leitura, os alunos procurem inserir marcadores que estabeleçam a progressão do texto.
- Estimule-os dando dicas, por exemplo: “Observem a frase antes da lacuna, que relação ela estabelece com a que vem depois da lacuna?Conclusão?Exemplificação?”
Professor:
- O trabalho em duplas facilitará as discussões.
- Utilize um site de cronômetro (http://cronometronline.com.br/) para tornar a atividade mais lúdica.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue aos alunos os textos “Por que a cor do fogo muda?”, “Por que a pele perde o bronzeado?” e “Por que partes do corpo formigam?” lacunados. Textos originais disponíveis em: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-pele-perde-o-bronzeado-sol-praia-verao-cuidados.phtml#.W4sJwOhKjIU
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-partes-do-corpo-formigam.phtml#.W4sJFehKjIU
- Proponha que, após a leitura, os alunos procurem inserir marcadores que estabeleçam a progressão do texto.
- Estimule-os dando dicas, por exemplo: “Observem a frase antes da lacuna, que relação ela estabelece com a que vem depois da lacuna?Conclusão?Exemplificação?”, “ Observem a frase: ´as que estão cheias de melanina saem da camada mais profunda e vão para a mais superficial, até serem eliminadas.’ Essa sentença traz exemplos ou conclui algo?” “
Professor:
- O trabalho em duplas facilitará as discussões.
- Utilize um site de cronômetro (http://cronometronline.com.br/) para tornar a atividade mais lúdica.
Desenvolvimento
Tempo sugerido:
Orientações:
- Entregue aos alunos os textos “Por que a cor do fogo muda?”, “Por que a pele perde o bronzeado?” e “Por que partes do corpo formigam?” lacunados. Textos originais disponíveis em: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-pele-perde-o-bronzeado-sol-praia-verao-cuidados.phtml#.W4sJwOhKjIU
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-partes-do-corpo-formigam.phtml#.W4sJFehKjIU
- Proponha que, após a leitura, os alunos procurem inserir marcadores que estabeleçam a progressão do texto.
- Estimule-os dando dicas, por exemplo: “Observem a frase antes da lacuna, que relação ela estabelece com a que vem depois da lacuna?Conclusão?Exemplificação?”, “ Observem a frase: ´a pressão sanguínea aumenta e aperta os vasos e nervos, fazendo o sangue ter dificuldade para alcançar os músculos, que recebem menos oxigênio.’ Essa sentença traz exemplos ou conclui algo?” “
Professor:
- O trabalho em duplas facilitará as discussões.
- Utilize um site de cronômetro (http://cronometronline.com.br/) para tornar a atividade mais lúdica.
Fechamento
Tempo sugerido: 15
Orientações:
- Leia os textos originais.
- Questione aos alunos se eles colocaram igual ou diferente do texto original.
- Faça perguntas sobre os marcadores utilizados pelos alunos: “qual o sentido que essa palavra traz ao texto?”, “O marcador que você colocou tem o mesmo sentido do utilizado pelo autor do texto?”, em caso afirmativo pergunte qual ele preferia utilizar.
- Peça para eles verificarem quantos marcadores se encaixam corretamente nesse contexto.
Professor:
- Outros marcadores que podem também indicar exemplificação e se encaixam nesse texto:
Tais como
Exemplificando
Como podemos ver
Fechamento
Orientações:
- Leia os textos originais.
- Questione aos alunos se eles colocaram igual ou diferente do texto original.
- Faça perguntas sobre os marcadores utilizados pelos alunos: “qual o sentido que essa palavra traz ao texto?”, “O marcador que você colocou tem o mesmo sentido do utilizado pelo autor do texto?”, em caso afirmativo pergunte qual ele preferia utilizar.
- Peça para eles verificarem quantos marcadores se encaixam corretamente nesse contexto.
Professor:
- Outros marcadores que podem também indicar exemplificação e se encaixam nesse texto:
Tais como
Exemplificando
Como podemos ver
Fechamento
Orientações:
- Leia os textos originais.
- Questione aos alunos se eles colocaram igual ou diferente do texto original.
- Faça perguntas sobre os marcadores utilizados pelos alunos: “qual o sentido que essa palavra traz ao texto?”, “O marcador que você colocou tem o mesmo sentido do utilizado pelo autor do texto?”, em caso afirmativo pergunte qual ele preferia utilizar.
- Peça para eles verificarem quantos marcadores se encaixam corretamente nesse contexto.
Professor:
- Outros marcadores que podem também indicar conclusão e se encaixam nesse texto:
Assim
Logo
Daí
Com isso
Fechamento
Orientações:
- Leia os textos originais.
- Questione aos alunos se eles colocaram igual ou diferente do texto original.
- Faça perguntas sobre os marcadores utilizados pelos alunos: “qual o sentido que essa palavra traz ao texto?”, “O marcador que você colocou tem o mesmo sentido do utilizado pelo autor do texto?”, em caso afirmativo pergunte qual ele preferia utilizar.
- Peça para eles verificarem quantos marcadores se encaixam corretamente nesse contexto.
Professor:
- Outros marcadores que podem também indicar conclusão e se encaixam nesse texto:
Assim
Logo
Daí
Então