14037
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vanessa Pontes Lima Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam as principais características de um texto de divulgação científica , os diferentes marcadores de conclusão e exemplificação e a função desses dentro do texto.

Materiais necessários: Cópias dos textos “Por que a cor do fogo muda?”, “Por que a pele perde o bronzeado?” e “Por que partes do corpo formigam?” lacunados.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar mais de uma opção de resposta , portanto, é importante que se analise cuidadosamente esses casos.

Referências sobre o assunto:

Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba

Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2

Marcadores discursivos em textos de divulgação científica. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Esclareça aos alunos que algumas palavras ou expressões tem a função de relacionar segmentos dos textos estabelecendo relações entre eles, essas relações podem ser inúmeras (adição, contraste, conclusão, exemplificação, oposição, etc.), são os marcadores discursivos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Separe a sala em duplas.
  • Oriente que algumas palavras estão diretamente ligadas na construção do sentido do texto dando ideias de contraste, explicação, consequência, exemplificação, conclusão etc e que, na aula de hoje, eles deverão estão atentos ao sentido e não à classificação das palavras.
  • Afirme que hoje eles lerão alguns textos de divulgação científica e textos de divulgação científica tem o objetivo de popularizar a ciência.
  • Informe que focaremos nos marcadores discursivos de exemplificação e conclusão que são muitos usados nos textos de divulgação científica com a finalidade de facilitar a leitura e o entendimento das informações do texto, já que esse tem como objetivo repassar o conhecimento sobre algum assunto científico e normalmente têm termos técnicos que precisam ser traduzidos em linguagem mais simples com exemplos (marcadores de exemplificação). A finalização do assunto também é necessária, por isso o uso dos marcadores de conclusão.
  • Explique aos alunos que eles receberão três textos com palavras ou expressões lacunadas e eles deverão encontrá-las pelo contexto.

Professor:

  • O trabalho em duplas facilitará as discussões.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-cor-do-fogo-muda-elemento-natureza-fisica.phtml#.W4sJwuhKjIU

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-partes-do-corpo-formigam.phtml#.W4sJFehKjIU

  • Proponha que, após a leitura, os alunos procurem inserir marcadores que estabeleçam a progressão do texto.
  • Estimule-os dando dicas, por exemplo: “Observem a frase antes da lacuna, que relação ela estabelece com a que vem depois da lacuna?Conclusão?Exemplificação?”

Professor:

  • O trabalho em duplas facilitará as discussões.
  • Utilize um site de cronômetro (http://cronometronline.com.br/) para tornar a atividade mais lúdica.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-cor-do-fogo-muda-elemento-natureza-fisica.phtml#.W4sJwuhKjIU

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-partes-do-corpo-formigam.phtml#.W4sJFehKjIU

  • Proponha que, após a leitura, os alunos procurem inserir marcadores que estabeleçam a progressão do texto.
  • Estimule-os dando dicas, por exemplo: “Observem a frase antes da lacuna, que relação ela estabelece com a que vem depois da lacuna?Conclusão?Exemplificação?”, “ Observem a frase: ´as que estão cheias de melanina saem da camada mais profunda e vão para a mais superficial, até serem eliminadas.’ Essa sentença traz exemplos ou conclui algo?” “

Professor:

  • O trabalho em duplas facilitará as discussões.
  • Utilize um site de cronômetro (http://cronometronline.com.br/) para tornar a atividade mais lúdica.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-cor-do-fogo-muda-elemento-natureza-fisica.phtml#.W4sJwuhKjIU

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-partes-do-corpo-formigam.phtml#.W4sJFehKjIU

  • Proponha que, após a leitura, os alunos procurem inserir marcadores que estabeleçam a progressão do texto.
  • Estimule-os dando dicas, por exemplo: “Observem a frase antes da lacuna, que relação ela estabelece com a que vem depois da lacuna?Conclusão?Exemplificação?”, “ Observem a frase: ´a pressão sanguínea aumenta e aperta os vasos e nervos, fazendo o sangue ter dificuldade para alcançar os músculos, que recebem menos oxigênio.’ Essa sentença traz exemplos ou conclui algo?” “

Professor:

  • O trabalho em duplas facilitará as discussões.
  • Utilize um site de cronômetro (http://cronometronline.com.br/) para tornar a atividade mais lúdica.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15

Orientações:

  • Leia os textos originais.
  • Questione aos alunos se eles colocaram igual ou diferente do texto original.
  • Faça perguntas sobre os marcadores utilizados pelos alunos: “qual o sentido que essa palavra traz ao texto?”, “O marcador que você colocou tem o mesmo sentido do utilizado pelo autor do texto?”, em caso afirmativo pergunte qual ele preferia utilizar.
  • Peça para eles verificarem quantos marcadores se encaixam corretamente nesse contexto.

Professor:

  • Outros marcadores que podem também indicar exemplificação e se encaixam nesse texto:

Tais como

Exemplificando

Como podemos ver

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia os textos originais.
  • Questione aos alunos se eles colocaram igual ou diferente do texto original.
  • Faça perguntas sobre os marcadores utilizados pelos alunos: “qual o sentido que essa palavra traz ao texto?”, “O marcador que você colocou tem o mesmo sentido do utilizado pelo autor do texto?”, em caso afirmativo pergunte qual ele preferia utilizar.
  • Peça para eles verificarem quantos marcadores se encaixam corretamente nesse contexto.

Professor:

  • Outros marcadores que podem também indicar exemplificação e se encaixam nesse texto:

Tais como

Exemplificando

Como podemos ver

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia os textos originais.
  • Questione aos alunos se eles colocaram igual ou diferente do texto original.
  • Faça perguntas sobre os marcadores utilizados pelos alunos: “qual o sentido que essa palavra traz ao texto?”, “O marcador que você colocou tem o mesmo sentido do utilizado pelo autor do texto?”, em caso afirmativo pergunte qual ele preferia utilizar.
  • Peça para eles verificarem quantos marcadores se encaixam corretamente nesse contexto.

Professor:

  • Outros marcadores que podem também indicar conclusão e se encaixam nesse texto:

Assim

Logo

Daí

Com isso

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia os textos originais.
  • Questione aos alunos se eles colocaram igual ou diferente do texto original.
  • Faça perguntas sobre os marcadores utilizados pelos alunos: “qual o sentido que essa palavra traz ao texto?”, “O marcador que você colocou tem o mesmo sentido do utilizado pelo autor do texto?”, em caso afirmativo pergunte qual ele preferia utilizar.
  • Peça para eles verificarem quantos marcadores se encaixam corretamente nesse contexto.

Professor:

  • Outros marcadores que podem também indicar conclusão e se encaixam nesse texto:

Assim

Logo

Daí

Então

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam as principais características de um texto de divulgação científica , os diferentes marcadores de conclusão e exemplificação e a função desses dentro do texto.

Materiais necessários: Cópias dos textos “Por que a cor do fogo muda?”, “Por que a pele perde o bronzeado?” e “Por que partes do corpo formigam?” lacunados.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar mais de uma opção de resposta , portanto, é importante que se analise cuidadosamente esses casos.

Referências sobre o assunto:

Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba

Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Esclareça aos alunos que algumas palavras ou expressões tem a função de relacionar segmentos dos textos estabelecendo relações entre eles, essas relações podem ser inúmeras (adição, contraste, conclusão, exemplificação, oposição, etc.), são os marcadores discursivos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Separe a sala em duplas.
  • Oriente que algumas palavras estão diretamente ligadas na construção do sentido do texto dando ideias de contraste, explicação, consequência, exemplificação, conclusão etc e que, na aula de hoje, eles deverão estão atentos ao sentido e não à classificação das palavras.
  • Afirme que hoje eles lerão alguns textos de divulgação científica e textos de divulgação científica tem o objetivo de popularizar a ciência.
  • Informe que focaremos nos marcadores discursivos de exemplificação e conclusão que são muitos usados nos textos de divulgação científica com a finalidade de facilitar a leitura e o entendimento das informações do texto, já que esse tem como objetivo repassar o conhecimento sobre algum assunto científico e normalmente têm termos técnicos que precisam ser traduzidos em linguagem mais simples com exemplos (marcadores de exemplificação). A finalização do assunto também é necessária, por isso o uso dos marcadores de conclusão.
  • Explique aos alunos que eles receberão três textos com palavras ou expressões lacunadas e eles deverão encontrá-las pelo contexto.

Professor:

  • O trabalho em duplas facilitará as discussões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-cor-do-fogo-muda-elemento-natureza-fisica.phtml#.W4sJwuhKjIU

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-partes-do-corpo-formigam.phtml#.W4sJFehKjIU

  • Proponha que, após a leitura, os alunos procurem inserir marcadores que estabeleçam a progressão do texto.
  • Estimule-os dando dicas, por exemplo: “Observem a frase antes da lacuna, que relação ela estabelece com a que vem depois da lacuna?Conclusão?Exemplificação?”

Professor:

  • O trabalho em duplas facilitará as discussões.
  • Utilize um site de cronômetro (http://cronometronline.com.br/) para tornar a atividade mais lúdica.

Slide Plano Aula

Orientações:

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-cor-do-fogo-muda-elemento-natureza-fisica.phtml#.W4sJwuhKjIU

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-partes-do-corpo-formigam.phtml#.W4sJFehKjIU

  • Proponha que, após a leitura, os alunos procurem inserir marcadores que estabeleçam a progressão do texto.
  • Estimule-os dando dicas, por exemplo: “Observem a frase antes da lacuna, que relação ela estabelece com a que vem depois da lacuna?Conclusão?Exemplificação?”, “ Observem a frase: ´as que estão cheias de melanina saem da camada mais profunda e vão para a mais superficial, até serem eliminadas.’ Essa sentença traz exemplos ou conclui algo?” “

Professor:

  • O trabalho em duplas facilitará as discussões.
  • Utilize um site de cronômetro (http://cronometronline.com.br/) para tornar a atividade mais lúdica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-cor-do-fogo-muda-elemento-natureza-fisica.phtml#.W4sJwuhKjIU

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-partes-do-corpo-formigam.phtml#.W4sJFehKjIU

  • Proponha que, após a leitura, os alunos procurem inserir marcadores que estabeleçam a progressão do texto.
  • Estimule-os dando dicas, por exemplo: “Observem a frase antes da lacuna, que relação ela estabelece com a que vem depois da lacuna?Conclusão?Exemplificação?”, “ Observem a frase: ´a pressão sanguínea aumenta e aperta os vasos e nervos, fazendo o sangue ter dificuldade para alcançar os músculos, que recebem menos oxigênio.’ Essa sentença traz exemplos ou conclui algo?” “

Professor:

  • O trabalho em duplas facilitará as discussões.
  • Utilize um site de cronômetro (http://cronometronline.com.br/) para tornar a atividade mais lúdica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15

Orientações:

  • Leia os textos originais.
  • Questione aos alunos se eles colocaram igual ou diferente do texto original.
  • Faça perguntas sobre os marcadores utilizados pelos alunos: “qual o sentido que essa palavra traz ao texto?”, “O marcador que você colocou tem o mesmo sentido do utilizado pelo autor do texto?”, em caso afirmativo pergunte qual ele preferia utilizar.
  • Peça para eles verificarem quantos marcadores se encaixam corretamente nesse contexto.

Professor:

  • Outros marcadores que podem também indicar exemplificação e se encaixam nesse texto:

Tais como

Exemplificando

Como podemos ver

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia os textos originais.
  • Questione aos alunos se eles colocaram igual ou diferente do texto original.
  • Faça perguntas sobre os marcadores utilizados pelos alunos: “qual o sentido que essa palavra traz ao texto?”, “O marcador que você colocou tem o mesmo sentido do utilizado pelo autor do texto?”, em caso afirmativo pergunte qual ele preferia utilizar.
  • Peça para eles verificarem quantos marcadores se encaixam corretamente nesse contexto.

Professor:

  • Outros marcadores que podem também indicar exemplificação e se encaixam nesse texto:

Tais como

Exemplificando

Como podemos ver

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia os textos originais.
  • Questione aos alunos se eles colocaram igual ou diferente do texto original.
  • Faça perguntas sobre os marcadores utilizados pelos alunos: “qual o sentido que essa palavra traz ao texto?”, “O marcador que você colocou tem o mesmo sentido do utilizado pelo autor do texto?”, em caso afirmativo pergunte qual ele preferia utilizar.
  • Peça para eles verificarem quantos marcadores se encaixam corretamente nesse contexto.

Professor:

  • Outros marcadores que podem também indicar conclusão e se encaixam nesse texto:

Assim

Logo

Daí

Com isso

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia os textos originais.
  • Questione aos alunos se eles colocaram igual ou diferente do texto original.
  • Faça perguntas sobre os marcadores utilizados pelos alunos: “qual o sentido que essa palavra traz ao texto?”, “O marcador que você colocou tem o mesmo sentido do utilizado pelo autor do texto?”, em caso afirmativo pergunte qual ele preferia utilizar.
  • Peça para eles verificarem quantos marcadores se encaixam corretamente nesse contexto.

Professor:

  • Outros marcadores que podem também indicar conclusão e se encaixam nesse texto:

Assim

Logo

Daí

Então

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano