14036
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica.

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vanessa Pontes Lima Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam as principais características de um texto de divulgação científica , os diferentes marcadores de conclusão e exemplificação e a função desses dentro do texto.

Materiais necessários: Cópia dos textos “Por que a água faz os olhos arderem?” e “é possível morrer de frio?” . Disponíveis em: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-agua-faz-os-olhos-arderem.phtml#.W4rp8OhKjIU e http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/e-possivel-morrer-de-frio.phtml#.W4rsNOhKjIU

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter tido contato com o gênero textual que será trabalhado, portanto o texto será apresentado e serão analisadas as características do gênero.

Referências sobre o assunto:

Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba

Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2

Articuladores textuais: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais

Marcadores discursivos em textos de divulgação científica. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos
  • Pergunte se conseguem apontar as características desse gênero textual. Faça perguntas para instigá-los: “Quais as características de um texto científico?”, “Esses textos fazem parte do nosso dia a dia?”, “Em que suporte podemos encontrar esses textos? Jornais, revistas, internet?”, “Alguém lembra de alguma revista que traga esse gênero? Qual?”

Professor:

O objetivo é fazer com que os alunos percebam que os textos de divulgação científica possuem a finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo diversas informações em uma linguagem clara e objetiva.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça a leitura do texto “É possível morrer de frio? “ com os alunos.

disponível em : http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/e-possivel-morrer-de-frio.phtml#.W4hZ-ehKjIU

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Solicite que eles leiam atentamente estes trechos do texto.
  • Oriente que algumas palavras estão diretamente ligadas na construção do sentido do texto dando ideias de contraste, explicação, consequência, exemplificação, conclusão etc e que, na aula de hoje, eles deverão estão atentos ao sentido e não à classificação das palavras.
  • Peça para que eles verifiquem as palavras destacadas e observem que os dois textos científicos usam os mesmos marcadores.
  • Faça perguntas para estimulá-los a perceber qual o sentido que as palavras em destaque provoca em relação à oração anterior. Exemplos: “A palavra assim se relaciona com uma palavra ou com tudo que foi dito antes?”, “vocês acham que o assim texto adiciona, opõe ou conclui uma ideia?”, “e a expressão por exemplo, se relaciona com uma palavra ou com tudo que foi dito antes?”, “Qual a função do por exemplo no texto?”.
  • Afirme que a palavra assim e a expressão por exemplo são marcadores de conclusão e exemplificação, respectivamente.
  • Solicite que os alunos pensem em outros exemplos de marcadores de conclusão e exemplificação. Pergunte a eles: “Será que outra palavra ou expressões

encaixariam nesses locais no texto? Quais?”.

Exemplos de outros marcadores:

Conclusão: então, portanto, assim, logo, concluindo, para concluir, daí, deste modo, por isso, por este motivo...

Exemplificação: por exemplo, para ilustrar, documentando, exemplificando, tais como…

Professor:

O objetivo é fazer com que os alunos percebam os marcadores discursivos de exemplificação e conclusão e entendam as ideias transmitidas por esses.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Pergunte se os textos lidos são textos de divulgação científica.
  • Faça perguntas: “qual o objetivo desses textos?”, “quais as características de um textos de divulgação científica?” “os textos que lemos têm essas características?”,
  • Retome as funções dos marcadores de exemplificação e conclusão.
  • Pergunte: “qual o objetivo desses marcadores nos textos lidos?”
  • Questione aos alunos o porquê dos marcadores de exemplificação e conclusão serem usados nos textos de divulgação científica.
  • Conclua a aula sintetizando que os marcadores discursivos de exemplificação e conclusão são muitos usados nos textos de divulgação científica com a finalidade de facilitar a leitura e o entendimento das informações do texto, já que esse tem como objetivo repassar o conhecimento sobre algum assunto científico e normalmente têm termos técnicos que precisam ser traduzidos em linguagem mais simples com exemplos (marcadores de exemplificação). A finalização do assunto também é necessária, por isso o uso dos marcadores de conclusão.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam as principais características de um texto de divulgação científica , os diferentes marcadores de conclusão e exemplificação e a função desses dentro do texto.

Materiais necessários: Cópia dos textos “Por que a água faz os olhos arderem?” e “é possível morrer de frio?” . Disponíveis em: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-agua-faz-os-olhos-arderem.phtml#.W4rp8OhKjIU e http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/e-possivel-morrer-de-frio.phtml#.W4rsNOhKjIU

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter tido contato com o gênero textual que será trabalhado, portanto o texto será apresentado e serão analisadas as características do gênero.

Referências sobre o assunto:

Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba

Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2

Articuladores textuais: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos
  • Pergunte se conseguem apontar as características desse gênero textual. Faça perguntas para instigá-los: “Quais as características de um texto científico?”, “Esses textos fazem parte do nosso dia a dia?”, “Em que suporte podemos encontrar esses textos? Jornais, revistas, internet?”, “Alguém lembra de alguma revista que traga esse gênero? Qual?”

Professor:

O objetivo é fazer com que os alunos percebam que os textos de divulgação científica possuem a finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo diversas informações em uma linguagem clara e objetiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça a leitura do texto “É possível morrer de frio? “ com os alunos.

disponível em : http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/e-possivel-morrer-de-frio.phtml#.W4hZ-ehKjIU

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Solicite que eles leiam atentamente estes trechos do texto.
  • Oriente que algumas palavras estão diretamente ligadas na construção do sentido do texto dando ideias de contraste, explicação, consequência, exemplificação, conclusão etc e que, na aula de hoje, eles deverão estão atentos ao sentido e não à classificação das palavras.
  • Peça para que eles verifiquem as palavras destacadas e observem que os dois textos científicos usam os mesmos marcadores.
  • Faça perguntas para estimulá-los a perceber qual o sentido que as palavras em destaque provoca em relação à oração anterior. Exemplos: “A palavra assim se relaciona com uma palavra ou com tudo que foi dito antes?”, “vocês acham que o assim texto adiciona, opõe ou conclui uma ideia?”, “e a expressão por exemplo, se relaciona com uma palavra ou com tudo que foi dito antes?”, “Qual a função do por exemplo no texto?”.
  • Afirme que a palavra assim e a expressão por exemplo são marcadores de conclusão e exemplificação, respectivamente.
  • Solicite que os alunos pensem em outros exemplos de marcadores de conclusão e exemplificação. Pergunte a eles: “Será que outra palavra ou expressões

encaixariam nesses locais no texto? Quais?”.

Exemplos de outros marcadores:

Conclusão: então, portanto, assim, logo, concluindo, para concluir, daí, deste modo, por isso, por este motivo...

Exemplificação: por exemplo, para ilustrar, documentando, exemplificando, tais como…

Professor:

O objetivo é fazer com que os alunos percebam os marcadores discursivos de exemplificação e conclusão e entendam as ideias transmitidas por esses.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Pergunte se os textos lidos são textos de divulgação científica.
  • Faça perguntas: “qual o objetivo desses textos?”, “quais as características de um textos de divulgação científica?” “os textos que lemos têm essas características?”,
  • Retome as funções dos marcadores de exemplificação e conclusão.
  • Pergunte: “qual o objetivo desses marcadores nos textos lidos?”
  • Questione aos alunos o porquê dos marcadores de exemplificação e conclusão serem usados nos textos de divulgação científica.
  • Conclua a aula sintetizando que os marcadores discursivos de exemplificação e conclusão são muitos usados nos textos de divulgação científica com a finalidade de facilitar a leitura e o entendimento das informações do texto, já que esse tem como objetivo repassar o conhecimento sobre algum assunto científico e normalmente têm termos técnicos que precisam ser traduzidos em linguagem mais simples com exemplos (marcadores de exemplificação). A finalização do assunto também é necessária, por isso o uso dos marcadores de conclusão.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano