14032
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Carta de solicitação: modalização do discurso

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Carta de solicitação: modalização do discurso

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katia Nelsina Pereira Chiaradia

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual (escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias);
Para o professor: Kahoot  Jogos de perguntas e respostas, disponível aqui (tutorial disponível aqui) ou Quizizz, disponível aqui (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: O que quero? E como peço?
Na Introdução do plano original, a primeira atividade é a apresentação de uma carta, dirigida ao Papai Noel, para identificar marcas linguísticas da estrutura composicional do gênero. No caso do Ensino Remoto, sugerimos ao professor que, antes de apresentar a carta, faça uma enquete utilizando as ferramentas Kahoot ou Quizizz para saber se os estudantes já enviaram cartas ao Papai Noel, se foram atendidos, se têm lembranças dessa escrita e se possuem alguma dessas cartas guardada. Em caso positivo, pergunte se desejam compartilhá-la e, em caso positivo, solicite que lhe enviem a foto. Determine, se possível, como deve ser feita essa foto e em que definição. Então, siga os passos do plano original para reconhecer, na carta ao Papai Noel, uma carta de solicitação informal, mas que mantém as características do gênero. Envie a carta e as orientações por WhatsApp ou e-mail. Informe aos alunos que a próxima atividade será feita em duplas ou trios, e estabeleça os critérios para essa formação: peça que procurem variar as parcerias e, no caso dos trios, que pelo menos um integrante seja diferente da composição já realizada anteriormente.

Desenvolvimento: O que quero? A quem peço? Como peço? Com que intencionalidade?
Nesta etapa, definidos duplas e trios, envie aos estudantes os textos que estão no Material complementar do plano original para que façam uma análise comparativa, respondendo às questões colocadas no plano e fazendo anotações. Sugerimos que reúna as duas propostas de perguntas indicadas, ou seja: 1. O que quero? A quem peço? Como peço? Com que intencionalidade? e 2. Se esses dois textos fossem enviados a seus destinatários, qual teria mais chance de sua solicitação ser atendida? Por quê?
Envie essas orientações escritas ou gravadas, determinado um tempo que considere o contexto remoto, pois os alunos precisam se organizar, conversar, analisar, anotar, enviar etc. Solicite que enviem suas respostas por escrito, em duas etapas: primeiro, as respostas às questões do item 1, para que você possa comentá-las no fechamento junto com a apresentação da tabela que está no Desenvolvimento do plano original. Depois, peça que façam e enviem as respostas do item 2.

Fechamento: Adequação no uso da linguagem
Nesta parte, envie a tabela aos alunos e grave uma mensagem fazendo perguntas para que reflitam e comparem suas respostas às que estão na tabela. Se considerar necessário, abra um diálogo no WhatsApp para que eles enviem suas dúvidas.
Depois, comente as respostas às perguntas dos itens 1 e 2 e compartilhe as respostas mais adequadas e completas. Para isso, se possível, utilize a ferramenta Padlet (tutorial disponível aqui) para colocar as respostas escolhidas, identificando duplas e trios. Sugira que reescrevam suas respostas com base nas que estarão no mural. Nesse momento, compartilhe também as cartas recebidas (que foram enviadas ao Papai Noel), como descrito na Introdução desta adaptação. Caso não utilize o Padlet, elabore uma mensagem e reúna as respostas selecionadas em uma tabela-síntese, destacando o que considera mais pertinente e bem colocado nas respostas. Compartilhe as fotos das cartas ao Papai Noel enviadas por WhatsApp. O importante é compartilhar as boas soluções de texto dos alunos e fechar com uma síntese.

Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas por mensagem: explique que se trata de uma continuação dos estudos do gênero “cartas de solicitação”, e que, para esta aula, talvez os estudantes perguntem aos familiares se lembram de eles terem escrito cartas ao Papai Noel e se há algumas delas guardadas. Além disso, eles vão precisar trabalhar colaborativamente, em alguns momentos, com os parceiros da dupla ou do trio. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não atrapalhem nem se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso de celular e internet etc. Informe ainda se haverá sequência dessas atividades relativas à carta de solicitação. No caso de ter enviado um cronograma com essa sequência de atividades (LPO7_03SQA), apenas relembre as famílias, na véspera, para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_03SQA02

(EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.

(EF67LP18) Identificar o objeto da reclamação e/ou da solicitação e sua sustentação, explicação ou justificativa, de forma a poder analisar a pertinência da solicitação ou justificação.

(EF67LP16) Explorar e analisar espaços de reclamação de direitos e de envio de solicitações (tais como ouvidorias, SAC, canais ligados a órgãos públicos, plataformas do consumidor, plataformas de reclamação), bem como de textos pertencentes a gêneros que circulam nesses espaços, reclamação ou carta de reclamação, solicitação ou carta de solicitação, como forma de ampliar as possibilidades de produção desses textos em casos que remetam a reivindicações que envolvam a escola, a comunidade ou algum de seus membros como forma de se engajar na busca de solução de problemas pessoais, dos outros e coletivos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas