14030
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercitando o uso da colocação pronominal - Próclise e ênclise

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Exercitando o uso da colocação pronominal - Próclise e ênclise

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luzia Cecilia Da Costa Julidori

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como Whatsapp ou e-mail) para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo aqui). 

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou vídeo dirigido aos alunos apresentando o tema da aula conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução
Envie um curto vídeo/áudio explicando o que é colocação pronominal, conforme as orientações do slide Introdução. Envie, junto, a tirinha da Introdução e peça para os alunos relacionarem o texto com o tema da aula: colocação pronominal.

Desenvolvimento
Via áudio, envie uma nova orientação aos alunos. Peça para eles se organizarem em equipes (sugira que criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Entregue, para cada equipe, os textos disponíveis nos slides Desenvolvimento e oriente que leiam e respondam às questões sugeridas no plano.

Peça para um aluno de cada grupo enviar para o grupo de WhatsApp da turma as conclusões (por mensagem de texto, foto, áudio ou vídeo). Se preferir, faça um momento síncrono, via Zoom ou Google Meets, para os alunos relatarem as respostas.

Fechamento
Para encerrar, peça para os alunos completarem a atividade do último slide, destacando as regras principais de colocação pronominal, de acordo com o que aprenderam na aula.

Convite às famílias
A família pode auxiliar na resolução das atividades, discutindo e problematizando. Peça para os alunos observarem nas falas dos familiares o uso de ênclise ou próclise, verificando como essas unidades linguísticas funcionam em contexto comunicativo informal, em casa. Neste momento, a participação dos familiares é um recurso imprescindível para o engajamento discente. Sugira que esses momentos em família sejam registrados em vídeos/fotos e peça para os alunos que se sentirem confortáveis para enviarem esses registros aos grupo de Whatsapp da turma.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO7_03ATS03

(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas