14029
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercitando o uso da colocação pronominal - Próclise e ênclise

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Exercitando o uso da colocação pronominal - Próclise e ênclise

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luzia Cecilia Da Costa Julidori

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como Whatsapp ou e-mail) para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo aqui).

Tema
Envie por WhatsApp ou outro canal de comunicação um áudio ou vídeo dirigido aos alunos apresentando o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução
Envie aos alunos um curto vídeo/áudio explicando o que é colocação pronominal e os casos de ênclise e próclise, de forma bem introdutória.

Desenvolvimento
Envie o texto do slide de Desenvolvimento e peça para eles preencherem as lacunas com os pronomes indicados. Explique em um áudio que algumas palavras atraem o pronome para antes do verbo (dê alguns exemplos). Solicite que observem se o pronome deve aparecer antes ou depois do verbo. Depois, peça para preencherem a tabela do último slide de Desenvolvimento, registrando os casos de próclise e ênclise encontrados no texto lido.

Fechamento
Para encerrar, peça para os alunos preencherem a atividade do slide Fechamento para sintetizar o que aprenderam na aula, percebendo os conceitos de próclise e ênclise aplicados em textos. Ao final, sugira que eles enviem as respostas no grupo de Whatsapp da turma, que pode ser criado para facilitar a comunicação entre todos.

Convite às famílias
A família pode auxiliar na resolução das atividades, discutindo e problematizando. Neste momento, a participação dos familiares é um recurso imprescindível para o engajamento discente. Sugira que esses momentos em família sejam registrados em vídeos/fotos e peça para os alunos se sentirem confortáveis para enviarem esses registros aos grupo de Whatsapp da turma.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO7_03ATS02

(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas