14029
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Exercitando o uso da colocação pronominal - Próclise e ênclise

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Exercitando o uso da colocação pronominal - Próclise e ênclise

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luzia Cecilia Da Costa Julidori

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam e exercitem o uso da colocação pronominal em trechos de cordéis e sonetos. E reconheçam também o contexto da escrita do texto evidenciando a variedade formal e informal da linguagem.

Materiais necessários: Cópia dos trechos e das perguntas apresentadas neste material.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade com o uso dos pronomes oblíquos dentro do texto conforme a norma padrão. É interessante ter certeza de que os alunos se lembram das preposições, dos advérbios e das formas nominais para a realização da atividade.

Referências sobre o assunto:

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa - Novo Acordo Ortográfico (Domingos Paschoal Cegalla); Moderna Gramática da Língua Portuguesa (Evanildo Bechara); Norma culta brasileira: desatando alguns nós (Carlos Alberto Faraco); Gramática Pedagógica do Português Brasileiro (Marcos Bagno).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos sobre os pronomes e seus usos.
  • Questione sobre o pronome e a concordância verbal.

introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Disponha os alunos em duplas ou trios. Isso facilitará a troca de informações e o preenchimento da conclusão. Permita e incentive a discussão entre os grupos.
  • Relembre com os alunos o pronome pessoal do caso reto e oblíquo.
  • Retome e relembre a importância da concordância verbal em relação aos pronomes.
  • Questione sobre exemplos de uso e em quais gêneros textuais costuma-se usar os pronomes. Caso perceba o desconhecimento dos pronomes pelos alunos, forneça pistas, como por exemplo, questionando quais são as palavras que usamos para fazer referência às pessoas do discurso além dos pronomes do caso reto.
  • Atente-se, professor, de que é necessário o conhecimento desses pronomes para a realização do exercício e, se julgar necessário, apresente a definição antes da aula.
  • Questione os alunos e problematize exemplos de colocação pronominal e, dessa forma, identifique o conhecimento que os alunos possuem.
  • Apresente aos alunos o texto do escritor modernista Oswald de Andrade e leve-os a perceber a colocação pronominal apresentada no texto.
  • Questione os alunos sobre a que o poeta estaria se referindo e levante hipóteses sobre os usos com os alunos.
  • Evidencie aos alunos que a colocação pronominal é a utilização do pronome antes ou depois do verbo segundo a norma padrão.

desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (todo o desenvolvimento)

Orientações:

  • Apresente aos alunos o cordel de Rodolfo Coelho e explique que, embora seja um cordel, o autor não utiliza uma linguagem totalmente informal.
  • Peça aos alunos que completem as lacunas com os verbos e os pronomes que estão entre os parênteses, atendendo a norma padrão da Língua Portuguesa.
  • Oriente os alunos dando pistas e dicas, mas evite dar as respostas, permita que a classe troque ideias para o preenchimento das lacunas e, assim, lembrem-se das palavras atrativas e regras impeditivas do uso do pronome.

desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente aos alunos o cordel de Rodolfo Coelho e explique aos alunos que, embora seja um cordel, o autor não utiliza uma linguagem totalmente informal.
  • Peça aos alunos que completem as lacunas com os verbos e os pronomes que estão entre os parênteses, atendendo a norma padrão da Língua Portuguesa.
  • Oriente os alunos dando pistas e dicas, mas evite dar as respostas, permita que a classe troque ideias para o preenchimento das lacunas e, assim, lembrem-se das palavras atrativas e regras impeditivas do uso do pronome.

desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha aos alunos que circulem os verbos que aparecem perto dos pronomes e que completem a lista explicando a forma como preencheram as lacunas. Solicite aos alunos que utilizem as expressões: pronome antes do verbo, pronomes depois do verbo e palavra atrativa.
  • Fale das nomenclaturas, PRÓCLISE E ÊNCLISE, porém não há a necessidade de, nesse momento, de investir na nomenclatura. A nomenclatura aqui é apenas para os alunos já irem se habituando e saberem da sua existência.
  • Oriente os alunos para o preenchimento da lista, forneça ajuda e dê dicas e pistas informando que a palavras com sentido negativo e também as outras classificações de pronomes atraem os pronomes (não, nem, isso), mas não dê as respostas, estimule-os a pensar.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos quanto às observações principais com relação ao uso da próclise e da ênclise. Atente-se ao fato de que a nomenclatura não é o item mais importante, mas sim reconhecer as palavras que atraem o pronome para antes ou depois do verbo.
  • Deixe a mesóclise para ser apresentada mais adiante. Explique aos alunos que no Brasil usa-se mais a próclise por uma questão de oralidade e formação cultural, mas que a norma-padrão exige o uso do pronome conforme a gramática normativa.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam e exercitem o uso da colocação pronominal em trechos de cordéis e sonetos. E reconheçam também o contexto da escrita do texto evidenciando a variedade formal e informal da linguagem.

Materiais necessários: Cópia dos trechos e das perguntas apresentadas neste material.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade com o uso dos pronomes oblíquos dentro do texto conforme a norma padrão. É interessante ter certeza de que os alunos se lembram das preposições, dos advérbios e das formas nominais para a realização da atividade.

Referências sobre o assunto:

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa - Novo Acordo Ortográfico (Domingos Paschoal Cegalla); Moderna Gramática da Língua Portuguesa (Evanildo Bechara); Norma culta brasileira: desatando alguns nós (Carlos Alberto Faraco); Gramática Pedagógica do Português Brasileiro (Marcos Bagno).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos sobre os pronomes e seus usos.
  • Questione sobre o pronome e a concordância verbal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Disponha os alunos em duplas ou trios. Isso facilitará a troca de informações e o preenchimento da conclusão. Permita e incentive a discussão entre os grupos.
  • Relembre com os alunos o pronome pessoal do caso reto e oblíquo.
  • Retome e relembre a importância da concordância verbal em relação aos pronomes.
  • Questione sobre exemplos de uso e em quais gêneros textuais costuma-se usar os pronomes. Caso perceba o desconhecimento dos pronomes pelos alunos, forneça pistas, como por exemplo, questionando quais são as palavras que usamos para fazer referência às pessoas do discurso além dos pronomes do caso reto.
  • Atente-se, professor, de que é necessário o conhecimento desses pronomes para a realização do exercício e, se julgar necessário, apresente a definição antes da aula.
  • Questione os alunos e problematize exemplos de colocação pronominal e, dessa forma, identifique o conhecimento que os alunos possuem.
  • Apresente aos alunos o texto do escritor modernista Oswald de Andrade e leve-os a perceber a colocação pronominal apresentada no texto.
  • Questione os alunos sobre a que o poeta estaria se referindo e levante hipóteses sobre os usos com os alunos.
  • Evidencie aos alunos que a colocação pronominal é a utilização do pronome antes ou depois do verbo segundo a norma padrão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (todo o desenvolvimento)

Orientações:

  • Apresente aos alunos o cordel de Rodolfo Coelho e explique que, embora seja um cordel, o autor não utiliza uma linguagem totalmente informal.
  • Peça aos alunos que completem as lacunas com os verbos e os pronomes que estão entre os parênteses, atendendo a norma padrão da Língua Portuguesa.
  • Oriente os alunos dando pistas e dicas, mas evite dar as respostas, permita que a classe troque ideias para o preenchimento das lacunas e, assim, lembrem-se das palavras atrativas e regras impeditivas do uso do pronome.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente aos alunos o cordel de Rodolfo Coelho e explique aos alunos que, embora seja um cordel, o autor não utiliza uma linguagem totalmente informal.
  • Peça aos alunos que completem as lacunas com os verbos e os pronomes que estão entre os parênteses, atendendo a norma padrão da Língua Portuguesa.
  • Oriente os alunos dando pistas e dicas, mas evite dar as respostas, permita que a classe troque ideias para o preenchimento das lacunas e, assim, lembrem-se das palavras atrativas e regras impeditivas do uso do pronome.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha aos alunos que circulem os verbos que aparecem perto dos pronomes e que completem a lista explicando a forma como preencheram as lacunas. Solicite aos alunos que utilizem as expressões: pronome antes do verbo, pronomes depois do verbo e palavra atrativa.
  • Fale das nomenclaturas, PRÓCLISE E ÊNCLISE, porém não há a necessidade de, nesse momento, de investir na nomenclatura. A nomenclatura aqui é apenas para os alunos já irem se habituando e saberem da sua existência.
  • Oriente os alunos para o preenchimento da lista, forneça ajuda e dê dicas e pistas informando que a palavras com sentido negativo e também as outras classificações de pronomes atraem os pronomes (não, nem, isso), mas não dê as respostas, estimule-os a pensar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos quanto às observações principais com relação ao uso da próclise e da ênclise. Atente-se ao fato de que a nomenclatura não é o item mais importante, mas sim reconhecer as palavras que atraem o pronome para antes ou depois do verbo.
  • Deixe a mesóclise para ser apresentada mais adiante. Explique aos alunos que no Brasil usa-se mais a próclise por uma questão de oralidade e formação cultural, mas que a norma-padrão exige o uso do pronome conforme a gramática normativa.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP56 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano