Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam e exercitem o uso da colocação pronominal em trechos de cordéis e sonetos. E reconheçam também o contexto da escrita do texto evidenciando a variedade formal e informal da linguagem.
Materiais necessários: Cópia dos trechos e das perguntas apresentadas neste material.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade com o uso dos pronomes oblíquos dentro do texto conforme a norma padrão. É interessante ter certeza de que os alunos se lembram das preposições, dos advérbios e das formas nominais para a realização da atividade.
Referências sobre o assunto:
Novíssima Gramática da Língua Portuguesa - Novo Acordo Ortográfico (Domingos Paschoal Cegalla); Moderna Gramática da Língua Portuguesa (Evanildo Bechara); Norma culta brasileira: desatando alguns nós (Carlos Alberto Faraco); Gramática Pedagógica do Português Brasileiro (Marcos Bagno).
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Pergunte aos alunos sobre os pronomes e seus usos.
- Questione sobre o pronome e a concordância verbal.
introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Disponha os alunos em duplas ou trios. Isso facilitará a troca de informações e o preenchimento da conclusão. Permita e incentive a discussão entre os grupos.
- Relembre com os alunos o pronome pessoal do caso reto e oblíquo.
- Retome e relembre a importância da concordância verbal em relação aos pronomes.
- Questione sobre exemplos de uso e em quais gêneros textuais costuma-se usar os pronomes. Caso perceba o desconhecimento dos pronomes pelos alunos, forneça pistas, como por exemplo, questionando quais são as palavras que usamos para fazer referência às pessoas do discurso além dos pronomes do caso reto.
- Atente-se, professor, de que é necessário o conhecimento desses pronomes para a realização do exercício e, se julgar necessário, apresente a definição antes da aula.
- Questione os alunos e problematize exemplos de colocação pronominal e, dessa forma, identifique o conhecimento que os alunos possuem.
- Apresente aos alunos o texto do escritor modernista Oswald de Andrade e leve-os a perceber a colocação pronominal apresentada no texto.
- Questione os alunos sobre a que o poeta estaria se referindo e levante hipóteses sobre os usos com os alunos.
- Evidencie aos alunos que a colocação pronominal é a utilização do pronome antes ou depois do verbo segundo a norma padrão.
desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos (todo o desenvolvimento)
Orientações:
- Apresente aos alunos o cordel de Rodolfo Coelho e explique que, embora seja um cordel, o autor não utiliza uma linguagem totalmente informal.
- Peça aos alunos que completem as lacunas com os verbos e os pronomes que estão entre os parênteses, atendendo a norma padrão da Língua Portuguesa.
- Oriente os alunos dando pistas e dicas, mas evite dar as respostas, permita que a classe troque ideias para o preenchimento das lacunas e, assim, lembrem-se das palavras atrativas e regras impeditivas do uso do pronome.
desenvolvimento
Orientações:
- Apresente aos alunos o cordel de Rodolfo Coelho e explique aos alunos que, embora seja um cordel, o autor não utiliza uma linguagem totalmente informal.
- Peça aos alunos que completem as lacunas com os verbos e os pronomes que estão entre os parênteses, atendendo a norma padrão da Língua Portuguesa.
- Oriente os alunos dando pistas e dicas, mas evite dar as respostas, permita que a classe troque ideias para o preenchimento das lacunas e, assim, lembrem-se das palavras atrativas e regras impeditivas do uso do pronome.
desenvolvimento
Orientações:
- Proponha aos alunos que circulem os verbos que aparecem perto dos pronomes e que completem a lista explicando a forma como preencheram as lacunas. Solicite aos alunos que utilizem as expressões: pronome antes do verbo, pronomes depois do verbo e palavra atrativa.
- Fale das nomenclaturas, PRÓCLISE E ÊNCLISE, porém não há a necessidade de, nesse momento, de investir na nomenclatura. A nomenclatura aqui é apenas para os alunos já irem se habituando e saberem da sua existência.
- Oriente os alunos para o preenchimento da lista, forneça ajuda e dê dicas e pistas informando que a palavras com sentido negativo e também as outras classificações de pronomes atraem os pronomes (não, nem, isso), mas não dê as respostas, estimule-os a pensar.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos quanto às observações principais com relação ao uso da próclise e da ênclise. Atente-se ao fato de que a nomenclatura não é o item mais importante, mas sim reconhecer as palavras que atraem o pronome para antes ou depois do verbo.
- Deixe a mesóclise para ser apresentada mais adiante. Explique aos alunos que no Brasil usa-se mais a próclise por uma questão de oralidade e formação cultural, mas que a norma-padrão exige o uso do pronome conforme a gramática normativa.