Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como Whatsapp ou e-mail) para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo aqui).
Tema
Envie por WhatsApp ou outro canal de comunicação um áudio ou vídeo dirigido aos alunos apresentando o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos um curto vídeo/áudio explicando o que é colocação pronominal e os casos de ênclise e próclise, de forma bem introdutória.
Desenvolvimento
Envie o texto do slide de Desenvolvimento e peça para eles preencherem as lacunas com os pronomes indicados. Explique em um áudio que algumas palavras atraem o pronome para antes do verbo (dê alguns exemplos). Solicite que observem se o pronome deve aparecer antes ou depois do verbo. Depois, peça para preencherem a tabela do último slide de Desenvolvimento, registrando os casos de próclise e ênclise encontrados no texto lido.
Fechamento
Para encerrar, peça para os alunos preencherem a atividade do slide Fechamento para sintetizar o que aprenderam na aula, percebendo os conceitos de próclise e ênclise aplicados em textos. Ao final, sugira que eles enviem as respostas no grupo de Whatsapp da turma, que pode ser criado para facilitar a comunicação entre todos.
Convite às famílias
A família pode auxiliar na resolução das atividades, discutindo e problematizando. Neste momento, a participação dos familiares é um recurso imprescindível para o engajamento discente. Sugira que esses momentos em família sejam registrados em vídeos/fotos e peça para os alunos se sentirem confortáveis para enviarem esses registros aos grupo de Whatsapp da turma.