14027
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Panfletos/folhetos: Os verbos no imperativo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Panfletos/folhetos: Os verbos no imperativo

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Tema da aula 3. Introdução 4. Desenvolvimento 5. Fechamento Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folhetos/Panfletos da campanha publicitária impressos, projetor multimídia, computadores ou smartphone, acesso a internet, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades de perceber que o verbo na forma imperativa não é usado apenas para dar ordem, mas também para fazer um convite, aconselhar e fazer o interlocutor prestar mais atenção na mensagem transmitida.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf.Acesso em 10 ago 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma Análise Interpretativa Do Gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O Gênero Panfleto No Ensino De Língua Portuguesa Numa Perspectiva Sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em 10 ago 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Questione se os estudantes lembram quais são os três modos que os verbos podem expressar. Isso estimulará a curiosidade dos estudantes para o que ocorrerá na aula e permitirá que o professor levante os conhecimentos prévios dos estudantes.
  • Espera-se que os estudantes lembrem-se de que os verbos se expressam de três modos: Indicativo - exprime fatos, certezas; Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas; Imperativo - exprime ordens, pedidos.
  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula verão como uso dos verbos no imperativo são utilizados produção de sentido do gênero panfleto/folheto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Antes de apresentar o vídeo para os estudantes - disponível em https://youtu.be/InoWw6XHxzU - explique o que é a campanha #FocaNoTrânsito. Trata-se de uma das ações do movimento mundial Maio Amarelo - parceria entre o Detran.SP, a Artesp e o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito - que visa alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
  • Peça para os estudantes respondam oralmente: Quais alertas são dados no vídeo da campanha?
  • Espera-se que os estudantes percebam que o vídeo da campanha #FocaNoTrânsito alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos resultantes de acidentes no trânsito causados por falha humana, como não usar o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro; dirigir após ingerir bebidas alcoólicas; não respeitar os limites de velocidade; e usar o celular durante a direção.

Fonte: #FOCA NO TRÂNSITO NA TV, 2017. 1 vídeo (30 s). Publicado pelo canal DetranSP. Disponível em: https://youtu.be/InoWw6XHxzU. Acesso em: 20 ago 2018.


Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Indague: Vocês já ouviram falar no Movimento Maio Amarelo?
  • Acesse, junto com os estudantes, o site do Movimento Maio Amarelo, disponível em https://www.maioamarelo.com.
  • Solicite que leiam as informações sobre o Movimento, nos tópicos O QUE É?, OBJETIVO, POR QUE MAIO? e POR QUE AMARELO?
  • Agora, peça para que digam com suas palavras do que se trata o movimento.
  • Espera-se que os estudantes extraiam do site as informações mais importantes sobre o Movimento Maio Amarelo, como por exemplo, que se trata de um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, cujo objetivo é colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito, bem como estimular a participação da população, empresas, governos e entidades nessa causa. O mês de maio foi escolhido, porque em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então, esse mês se tornou referência mundial para balanço das ações, realizado no mundo inteiro. A escolha da cor justifica-se porque amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.


Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • A campanha #FocaNoTrânsito usa como mascote uma foca. Peça para que os estudantes levantem hipóteses de o porquê os produtores escolheram esse mascote.
  • Apresente a polissemia que existe no significado da palavra FOCA (mamíferos carnívoros, da família dos focídeos, encontrados em todos os oceanos, especialmente nas regiões mais frias e/ou pôr em foco, focalizar e concentrar).
  • Mostre também que a campanha é inspirada em memes da redes sociais. (EX. focanosestudos, focanaviagem, etc.).
  • Indague qual a relação entre a foca e ações no trânsito.
  • Espera-se que os estudantes percebam que imagens do animal em várias situações no tráfego de ruas e avenidas remete a necessidade de focar, ou seja, se concentrar ou prestar atenção às ações, evitando distrações, imprudências e, consequentemente, acidentes no trânsito.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para que os estudantes observem os verbos utilizados na mensagem escrita do folheto.
  • Solicite que respondam as questões no caderno.
  • Espera-se que os estudantes notem que os verbos USE e RESPEITE (afirmativo), bem como NÃO DIRIJA e NÃO USE (negativo) estão no modo imperativo, pois não indicam certeza nem dúvida, mas expressam o sentido de recomendação, orientação e/ou alerta. Visto que a foca é, neste caso, símbolo da importância de manter a atenção, ela tem relação direta com esses verbos, pois são exatamente essas práticas seguras descritas pelos verbos - usar o cinto, respeitar os limites de velocidade, entre outros - que espera-se que os leitores-motoristas façam, evitando a distração e imprudência, resultando em acidentes. Deste modo, pode-se dizer que este folheto/panfleto informativo deseja regular o comportamento de seu interlocutor, por dizer como esse deve agir ou se comportar, com o intuito de torná-lo um motorista mais consciente.
  • Depois, socialize as respostas oralmente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Agora, chame atenção para os balões de fala da foca. Que alerta ela dá aos leitores do folheto?
  • Espera-se os estudantes compreendam que os balões chamam atenção para um dado importante: 94% dos acidentes com morte são causados por falha humana. Desta forma, fica implícito que esse é um problema possível de ser solucionado.
  • Questione: Por que o número está maior do que o resto da frase? Em sua opinião, por que os produtores escolheram apresentar esse dado estatístico? Se a maioria dos acidentes são causados por falha humana, o que se espera dos motoristas?
  • Espera-se que os estudantes percebam que o número está maior que o resto da frase, porque os produtores desejam chamar atenção para o dado, pois ser alarmante e de séria preocupação. Apresentar um dado estatístico confere confiabilidade ao folheto, nos leva a perceber a seriedade do problema e serve de argumento que leva o leitor a fazer o que se espera dele: tomar uma ação (ou ações) que evite acidentes.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Promova uma discussão sobre a hipótese acima.
  • Espera-se que os estudantes consigam sintetizar as informações aprendidas na aula, por perceber que os verbos conjugados no modo imperativo expressam o sentido de recomendação, orientação e/ou alerta, com o objetivo de incentivar os leitores-motoristas a mudar de comportamento, passando a agir de modo mais consciente e atento, evitando acidentes, que podem causar mortes.
  • Sintetize oralmente com a turma sobre a funcionalidade do folheto/panfleto e a importância da mensagem para ajudar o leitor a mudar seu comportamento e ter uma atitude mais cidadã.
  • Peça para que eles registrem as informações sintetizadas no caderno.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folhetos/Panfletos da campanha publicitária impressos, projetor multimídia, computadores ou smartphone, acesso a internet, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades de perceber que o verbo na forma imperativa não é usado apenas para dar ordem, mas também para fazer um convite, aconselhar e fazer o interlocutor prestar mais atenção na mensagem transmitida.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf.Acesso em 10 ago 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma Análise Interpretativa Do Gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O Gênero Panfleto No Ensino De Língua Portuguesa Numa Perspectiva Sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em 10 ago 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Questione se os estudantes lembram quais são os três modos que os verbos podem expressar. Isso estimulará a curiosidade dos estudantes para o que ocorrerá na aula e permitirá que o professor levante os conhecimentos prévios dos estudantes.
  • Espera-se que os estudantes lembrem-se de que os verbos se expressam de três modos: Indicativo - exprime fatos, certezas; Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas; Imperativo - exprime ordens, pedidos.
  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula verão como uso dos verbos no imperativo são utilizados produção de sentido do gênero panfleto/folheto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Antes de apresentar o vídeo para os estudantes - disponível em https://youtu.be/InoWw6XHxzU - explique o que é a campanha #FocaNoTrânsito. Trata-se de uma das ações do movimento mundial Maio Amarelo - parceria entre o Detran.SP, a Artesp e o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito - que visa alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
  • Peça para os estudantes respondam oralmente: Quais alertas são dados no vídeo da campanha?
  • Espera-se que os estudantes percebam que o vídeo da campanha #FocaNoTrânsito alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos resultantes de acidentes no trânsito causados por falha humana, como não usar o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro; dirigir após ingerir bebidas alcoólicas; não respeitar os limites de velocidade; e usar o celular durante a direção.

Fonte: #FOCA NO TRÂNSITO NA TV, 2017. 1 vídeo (30 s). Publicado pelo canal DetranSP. Disponível em: https://youtu.be/InoWw6XHxzU. Acesso em: 20 ago 2018.


Slide Plano Aula

Orientações:

  • Indague: Vocês já ouviram falar no Movimento Maio Amarelo?
  • Acesse, junto com os estudantes, o site do Movimento Maio Amarelo, disponível em https://www.maioamarelo.com.
  • Solicite que leiam as informações sobre o Movimento, nos tópicos O QUE É?, OBJETIVO, POR QUE MAIO? e POR QUE AMARELO?
  • Agora, peça para que digam com suas palavras do que se trata o movimento.
  • Espera-se que os estudantes extraiam do site as informações mais importantes sobre o Movimento Maio Amarelo, como por exemplo, que se trata de um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, cujo objetivo é colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito, bem como estimular a participação da população, empresas, governos e entidades nessa causa. O mês de maio foi escolhido, porque em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então, esse mês se tornou referência mundial para balanço das ações, realizado no mundo inteiro. A escolha da cor justifica-se porque amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.


Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • A campanha #FocaNoTrânsito usa como mascote uma foca. Peça para que os estudantes levantem hipóteses de o porquê os produtores escolheram esse mascote.
  • Apresente a polissemia que existe no significado da palavra FOCA (mamíferos carnívoros, da família dos focídeos, encontrados em todos os oceanos, especialmente nas regiões mais frias e/ou pôr em foco, focalizar e concentrar).
  • Mostre também que a campanha é inspirada em memes da redes sociais. (EX. focanosestudos, focanaviagem, etc.).
  • Indague qual a relação entre a foca e ações no trânsito.
  • Espera-se que os estudantes percebam que imagens do animal em várias situações no tráfego de ruas e avenidas remete a necessidade de focar, ou seja, se concentrar ou prestar atenção às ações, evitando distrações, imprudências e, consequentemente, acidentes no trânsito.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para que os estudantes observem os verbos utilizados na mensagem escrita do folheto.
  • Solicite que respondam as questões no caderno.
  • Espera-se que os estudantes notem que os verbos USE e RESPEITE (afirmativo), bem como NÃO DIRIJA e NÃO USE (negativo) estão no modo imperativo, pois não indicam certeza nem dúvida, mas expressam o sentido de recomendação, orientação e/ou alerta. Visto que a foca é, neste caso, símbolo da importância de manter a atenção, ela tem relação direta com esses verbos, pois são exatamente essas práticas seguras descritas pelos verbos - usar o cinto, respeitar os limites de velocidade, entre outros - que espera-se que os leitores-motoristas façam, evitando a distração e imprudência, resultando em acidentes. Deste modo, pode-se dizer que este folheto/panfleto informativo deseja regular o comportamento de seu interlocutor, por dizer como esse deve agir ou se comportar, com o intuito de torná-lo um motorista mais consciente.
  • Depois, socialize as respostas oralmente.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Agora, chame atenção para os balões de fala da foca. Que alerta ela dá aos leitores do folheto?
  • Espera-se os estudantes compreendam que os balões chamam atenção para um dado importante: 94% dos acidentes com morte são causados por falha humana. Desta forma, fica implícito que esse é um problema possível de ser solucionado.
  • Questione: Por que o número está maior do que o resto da frase? Em sua opinião, por que os produtores escolheram apresentar esse dado estatístico? Se a maioria dos acidentes são causados por falha humana, o que se espera dos motoristas?
  • Espera-se que os estudantes percebam que o número está maior que o resto da frase, porque os produtores desejam chamar atenção para o dado, pois ser alarmante e de séria preocupação. Apresentar um dado estatístico confere confiabilidade ao folheto, nos leva a perceber a seriedade do problema e serve de argumento que leva o leitor a fazer o que se espera dele: tomar uma ação (ou ações) que evite acidentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Promova uma discussão sobre a hipótese acima.
  • Espera-se que os estudantes consigam sintetizar as informações aprendidas na aula, por perceber que os verbos conjugados no modo imperativo expressam o sentido de recomendação, orientação e/ou alerta, com o objetivo de incentivar os leitores-motoristas a mudar de comportamento, passando a agir de modo mais consciente e atento, evitando acidentes, que podem causar mortes.
  • Sintetize oralmente com a turma sobre a funcionalidade do folheto/panfleto e a importância da mensagem para ajudar o leitor a mudar seu comportamento e ter uma atitude mais cidadã.
  • Peça para que eles registrem as informações sintetizadas no caderno.

Slide Plano Aula

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Reconhecer o gênero Panfleto/Folheto

AULA 02

Panfletos/folhetos informativos: a escolha de palavras e os ...

AULA 03

Panfletos/Folhetos e o uso de imagens para convencer o leito...

AULA 05

Explorando o verbo imperativo e seu valor persuasivo no gêne...

AULA 06

Gênero panfleto/folheto e o verbo imperativo: trabalhando co...

AULA 07

Gênero Folheto/panfleto e as escolhas lexicais: adjetivos e ...

AULA 08

Gênero Folheto/panfleto: explorando adjetivos e advérbios

AULA 09

A linguagem persuasiva no gênero Folheto/panfleto

AULA 10

As condições de produção do gênero Spot

AULA 11

Gênero Spot: planejamento

AULA 12

Gênero Spot: revisar e produzir

AULA 13

Produção do Folheto/Panfleto informativo: planejamento

AULA 14

Produção do Folheto/Panfleto informativo: textualização

AULA 15

Produção do Folheto/Panfleto informativo: edição e revisão

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Revisitando o uso dos pronomes “tu” e “você” e a concordância verbal

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Panfletos/folhetos: Os verbos no imperativo

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Descobrindo o pronome oblíquo - Próclise e ênclise

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Exercitando o uso da colocação pronominal - Próclise e ênclise

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Exercitando o uso da colocação pronominal - Próclise e ênclise

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo A construção da argumentação na carta de solicitação

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo A argumentação na carta de solicitação

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica.

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo A construção do texto no Regimento escolar

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Pontuação utilizada no discurso direto e no discurso citado

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Uso dos sinais de pontuação no discurso direto e no discurso citado

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Pontuando na prática

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo A derivação no processo de formação de palavras

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Formando palavras por derivação

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Palavras derivadas e criação poética

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo A construção composicional do gênero do discurso infográfico

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Reconhecendo a linguagem que compõe o infográfico

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Elementos constitutivos, paralinguísticos e cinésicos de uma videoaula

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Identificando a forma composicional do gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Reconhecendo as marcas linguísticas do gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Identificando as diferentes vozes que compõem o gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Minha vida, nossas vidas

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Minha vida, nossas vidas

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Algumas diferenças entre as notícias impressas e as notícias online

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Notícia online: discussão sobre fakenews

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

O mesmo fato sob diferentes perspectivas – Comparando notícias online

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Revisitando o uso dos pronomes “tu” e “você” e a concordância verbal

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Reconhecer o gênero Panfleto/Folheto

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Panfletos/folhetos informativos: a escolha de palavras e os diferentes sentidos

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Panfletos/Folhetos e o uso de imagens para convencer o leitor.

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Panfletos/folhetos: Os verbos no imperativo

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Descobrindo o pronome oblíquo - Próclise e ênclise

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Exercitando o uso da colocação pronominal - Próclise e ênclise

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Exercitando o uso da colocação pronominal - Próclise e ênclise

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Carta e outros textos de solicitação

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Carta de solicitação: modalização do discurso

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Carta de solicitação: quando e como solicitamos algo?

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

A construção da argumentação na carta de solicitação

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

A argumentação na carta de solicitação

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica.

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Textos normativos: descobrindo o regimento escolar

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A estrutura organizacional de textos normativos e legais

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A linguagem técnica de textos normativos e legais

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

A construção do texto no Regimento escolar

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Estratégias de leitura nos contos de humor

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Poema de forma fixa e livre

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP37 da BNCC

7º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Panfletos/folhetos: Os verbos no imperativo

7º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Explorando o verbo imperativo e seu valor persuasivo no gênero panfleto/folheto

7º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Gênero Folheto/panfleto e as escolhas lexicais: adjetivos e advérbios

7º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Gênero Folheto/panfleto: explorando adjetivos e advérbios

7º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A linguagem persuasiva no gênero Folheto/panfleto

7º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Gênero panfleto/folheto e o verbo imperativo: trabalhando com a persuasão

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP02 da BNCC

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

O gênero textual propaganda e suas características

7º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Panfletos/folhetos informativos: a escolha de palavras e os diferentes sentidos

7º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Panfletos/Folhetos e o uso de imagens para convencer o leitor.

7º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Panfletos/folhetos: Os verbos no imperativo

7º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Explorando o verbo imperativo e seu valor persuasivo no gênero panfleto/folheto

7º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Gênero panfleto/folheto e o verbo imperativo: trabalhando com a persuasão

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Língua Portuguesa 1º ANO Língua Portuguesa 2º ANO Língua Portuguesa 3º ANO Língua Portuguesa 4º ANO Língua Portuguesa 5º ANO Língua Portuguesa 6º ANO Língua Portuguesa 7º ANO Língua Portuguesa 8º ANO Língua Portuguesa 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann