14027
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Panfletos/folhetos: Os verbos no imperativo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Panfletos/folhetos: Os verbos no imperativo

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folhetos/Panfletos da campanha publicitária impressos, projetor multimídia, computadores ou smartphone, acesso a internet, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades de perceber que o verbo na forma imperativa não é usado apenas para dar ordem, mas também para fazer um convite, aconselhar e fazer o interlocutor prestar mais atenção na mensagem transmitida.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf.Acesso em 10 ago 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma Análise Interpretativa Do Gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O Gênero Panfleto No Ensino De Língua Portuguesa Numa Perspectiva Sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em 10 ago 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Questione se os estudantes lembram quais são os três modos que os verbos podem expressar. Isso estimulará a curiosidade dos estudantes para o que ocorrerá na aula e permitirá que o professor levante os conhecimentos prévios dos estudantes.
  • Espera-se que os estudantes lembrem-se de que os verbos se expressam de três modos: Indicativo - exprime fatos, certezas; Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas; Imperativo - exprime ordens, pedidos.
  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula verão como uso dos verbos no imperativo são utilizados produção de sentido do gênero panfleto/folheto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Antes de apresentar o vídeo para os estudantes - disponível em https://youtu.be/InoWw6XHxzU - explique o que é a campanha #FocaNoTrânsito. Trata-se de uma das ações do movimento mundial Maio Amarelo - parceria entre o Detran.SP, a Artesp e o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito - que visa alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
  • Peça para os estudantes respondam oralmente: Quais alertas são dados no vídeo da campanha?
  • Espera-se que os estudantes percebam que o vídeo da campanha #FocaNoTrânsito alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos resultantes de acidentes no trânsito causados por falha humana, como não usar o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro; dirigir após ingerir bebidas alcoólicas; não respeitar os limites de velocidade; e usar o celular durante a direção.

Fonte: #FOCA NO TRÂNSITO NA TV, 2017. 1 vídeo (30 s). Publicado pelo canal DetranSP. Disponível em: https://youtu.be/InoWw6XHxzU. Acesso em: 20 ago 2018.


Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Indague: Vocês já ouviram falar no Movimento Maio Amarelo?
  • Acesse, junto com os estudantes, o site do Movimento Maio Amarelo, disponível em https://www.maioamarelo.com.
  • Solicite que leiam as informações sobre o Movimento, nos tópicos O QUE É?, OBJETIVO, POR QUE MAIO? e POR QUE AMARELO?
  • Agora, peça para que digam com suas palavras do que se trata o movimento.
  • Espera-se que os estudantes extraiam do site as informações mais importantes sobre o Movimento Maio Amarelo, como por exemplo, que se trata de um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, cujo objetivo é colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito, bem como estimular a participação da população, empresas, governos e entidades nessa causa. O mês de maio foi escolhido, porque em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então, esse mês se tornou referência mundial para balanço das ações, realizado no mundo inteiro. A escolha da cor justifica-se porque amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.


Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • A campanha #FocaNoTrânsito usa como mascote uma foca. Peça para que os estudantes levantem hipóteses de o porquê os produtores escolheram esse mascote.
  • Apresente a polissemia que existe no significado da palavra FOCA (mamíferos carnívoros, da família dos focídeos, encontrados em todos os oceanos, especialmente nas regiões mais frias e/ou pôr em foco, focalizar e concentrar).
  • Mostre também que a campanha é inspirada em memes da redes sociais. (EX. focanosestudos, focanaviagem, etc.).
  • Indague qual a relação entre a foca e ações no trânsito.
  • Espera-se que os estudantes percebam que imagens do animal em várias situações no tráfego de ruas e avenidas remete a necessidade de focar, ou seja, se concentrar ou prestar atenção às ações, evitando distrações, imprudências e, consequentemente, acidentes no trânsito.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para que os estudantes observem os verbos utilizados na mensagem escrita do folheto.
  • Solicite que respondam as questões no caderno.
  • Espera-se que os estudantes notem que os verbos USE e RESPEITE (afirmativo), bem como NÃO DIRIJA e NÃO USE (negativo) estão no modo imperativo, pois não indicam certeza nem dúvida, mas expressam o sentido de recomendação, orientação e/ou alerta. Visto que a foca é, neste caso, símbolo da importância de manter a atenção, ela tem relação direta com esses verbos, pois são exatamente essas práticas seguras descritas pelos verbos - usar o cinto, respeitar os limites de velocidade, entre outros - que espera-se que os leitores-motoristas façam, evitando a distração e imprudência, resultando em acidentes. Deste modo, pode-se dizer que este folheto/panfleto informativo deseja regular o comportamento de seu interlocutor, por dizer como esse deve agir ou se comportar, com o intuito de torná-lo um motorista mais consciente.
  • Depois, socialize as respostas oralmente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Agora, chame atenção para os balões de fala da foca. Que alerta ela dá aos leitores do folheto?
  • Espera-se os estudantes compreendam que os balões chamam atenção para um dado importante: 94% dos acidentes com morte são causados por falha humana. Desta forma, fica implícito que esse é um problema possível de ser solucionado.
  • Questione: Por que o número está maior do que o resto da frase? Em sua opinião, por que os produtores escolheram apresentar esse dado estatístico? Se a maioria dos acidentes são causados por falha humana, o que se espera dos motoristas?
  • Espera-se que os estudantes percebam que o número está maior que o resto da frase, porque os produtores desejam chamar atenção para o dado, pois ser alarmante e de séria preocupação. Apresentar um dado estatístico confere confiabilidade ao folheto, nos leva a perceber a seriedade do problema e serve de argumento que leva o leitor a fazer o que se espera dele: tomar uma ação (ou ações) que evite acidentes.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Promova uma discussão sobre a hipótese acima.
  • Espera-se que os estudantes consigam sintetizar as informações aprendidas na aula, por perceber que os verbos conjugados no modo imperativo expressam o sentido de recomendação, orientação e/ou alerta, com o objetivo de incentivar os leitores-motoristas a mudar de comportamento, passando a agir de modo mais consciente e atento, evitando acidentes, que podem causar mortes.
  • Sintetize oralmente com a turma sobre a funcionalidade do folheto/panfleto e a importância da mensagem para ajudar o leitor a mudar seu comportamento e ter uma atitude mais cidadã.
  • Peça para que eles registrem as informações sintetizadas no caderno.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folhetos/Panfletos da campanha publicitária impressos, projetor multimídia, computadores ou smartphone, acesso a internet, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades de perceber que o verbo na forma imperativa não é usado apenas para dar ordem, mas também para fazer um convite, aconselhar e fazer o interlocutor prestar mais atenção na mensagem transmitida.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf.Acesso em 10 ago 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma Análise Interpretativa Do Gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O Gênero Panfleto No Ensino De Língua Portuguesa Numa Perspectiva Sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em 10 ago 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Questione se os estudantes lembram quais são os três modos que os verbos podem expressar. Isso estimulará a curiosidade dos estudantes para o que ocorrerá na aula e permitirá que o professor levante os conhecimentos prévios dos estudantes.
  • Espera-se que os estudantes lembrem-se de que os verbos se expressam de três modos: Indicativo - exprime fatos, certezas; Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas; Imperativo - exprime ordens, pedidos.
  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula verão como uso dos verbos no imperativo são utilizados produção de sentido do gênero panfleto/folheto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Antes de apresentar o vídeo para os estudantes - disponível em https://youtu.be/InoWw6XHxzU - explique o que é a campanha #FocaNoTrânsito. Trata-se de uma das ações do movimento mundial Maio Amarelo - parceria entre o Detran.SP, a Artesp e o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito - que visa alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
  • Peça para os estudantes respondam oralmente: Quais alertas são dados no vídeo da campanha?
  • Espera-se que os estudantes percebam que o vídeo da campanha #FocaNoTrânsito alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos resultantes de acidentes no trânsito causados por falha humana, como não usar o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro; dirigir após ingerir bebidas alcoólicas; não respeitar os limites de velocidade; e usar o celular durante a direção.

Fonte: #FOCA NO TRÂNSITO NA TV, 2017. 1 vídeo (30 s). Publicado pelo canal DetranSP. Disponível em: https://youtu.be/InoWw6XHxzU. Acesso em: 20 ago 2018.


Slide Plano Aula

Orientações:

  • Indague: Vocês já ouviram falar no Movimento Maio Amarelo?
  • Acesse, junto com os estudantes, o site do Movimento Maio Amarelo, disponível em https://www.maioamarelo.com.
  • Solicite que leiam as informações sobre o Movimento, nos tópicos O QUE É?, OBJETIVO, POR QUE MAIO? e POR QUE AMARELO?
  • Agora, peça para que digam com suas palavras do que se trata o movimento.
  • Espera-se que os estudantes extraiam do site as informações mais importantes sobre o Movimento Maio Amarelo, como por exemplo, que se trata de um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, cujo objetivo é colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito, bem como estimular a participação da população, empresas, governos e entidades nessa causa. O mês de maio foi escolhido, porque em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então, esse mês se tornou referência mundial para balanço das ações, realizado no mundo inteiro. A escolha da cor justifica-se porque amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.


Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • A campanha #FocaNoTrânsito usa como mascote uma foca. Peça para que os estudantes levantem hipóteses de o porquê os produtores escolheram esse mascote.
  • Apresente a polissemia que existe no significado da palavra FOCA (mamíferos carnívoros, da família dos focídeos, encontrados em todos os oceanos, especialmente nas regiões mais frias e/ou pôr em foco, focalizar e concentrar).
  • Mostre também que a campanha é inspirada em memes da redes sociais. (EX. focanosestudos, focanaviagem, etc.).
  • Indague qual a relação entre a foca e ações no trânsito.
  • Espera-se que os estudantes percebam que imagens do animal em várias situações no tráfego de ruas e avenidas remete a necessidade de focar, ou seja, se concentrar ou prestar atenção às ações, evitando distrações, imprudências e, consequentemente, acidentes no trânsito.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para que os estudantes observem os verbos utilizados na mensagem escrita do folheto.
  • Solicite que respondam as questões no caderno.
  • Espera-se que os estudantes notem que os verbos USE e RESPEITE (afirmativo), bem como NÃO DIRIJA e NÃO USE (negativo) estão no modo imperativo, pois não indicam certeza nem dúvida, mas expressam o sentido de recomendação, orientação e/ou alerta. Visto que a foca é, neste caso, símbolo da importância de manter a atenção, ela tem relação direta com esses verbos, pois são exatamente essas práticas seguras descritas pelos verbos - usar o cinto, respeitar os limites de velocidade, entre outros - que espera-se que os leitores-motoristas façam, evitando a distração e imprudência, resultando em acidentes. Deste modo, pode-se dizer que este folheto/panfleto informativo deseja regular o comportamento de seu interlocutor, por dizer como esse deve agir ou se comportar, com o intuito de torná-lo um motorista mais consciente.
  • Depois, socialize as respostas oralmente.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Agora, chame atenção para os balões de fala da foca. Que alerta ela dá aos leitores do folheto?
  • Espera-se os estudantes compreendam que os balões chamam atenção para um dado importante: 94% dos acidentes com morte são causados por falha humana. Desta forma, fica implícito que esse é um problema possível de ser solucionado.
  • Questione: Por que o número está maior do que o resto da frase? Em sua opinião, por que os produtores escolheram apresentar esse dado estatístico? Se a maioria dos acidentes são causados por falha humana, o que se espera dos motoristas?
  • Espera-se que os estudantes percebam que o número está maior que o resto da frase, porque os produtores desejam chamar atenção para o dado, pois ser alarmante e de séria preocupação. Apresentar um dado estatístico confere confiabilidade ao folheto, nos leva a perceber a seriedade do problema e serve de argumento que leva o leitor a fazer o que se espera dele: tomar uma ação (ou ações) que evite acidentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Promova uma discussão sobre a hipótese acima.
  • Espera-se que os estudantes consigam sintetizar as informações aprendidas na aula, por perceber que os verbos conjugados no modo imperativo expressam o sentido de recomendação, orientação e/ou alerta, com o objetivo de incentivar os leitores-motoristas a mudar de comportamento, passando a agir de modo mais consciente e atento, evitando acidentes, que podem causar mortes.
  • Sintetize oralmente com a turma sobre a funcionalidade do folheto/panfleto e a importância da mensagem para ajudar o leitor a mudar seu comportamento e ter uma atitude mais cidadã.
  • Peça para que eles registrem as informações sintetizadas no caderno.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP37 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano