14026
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Panfletos/Folhetos e o uso de imagens para convencer o leitor.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Panfletos/Folhetos e o uso de imagens para convencer o leitor.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias);
Google Forms, para enviar as questões sobre o gênero (acesse o tutorial disponível aqui).

- Opcionais:
Canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui);

Introdução: Panfletos/folhetos  uma imagem vale mais que mil palavras?
Segundo o plano original, envie aos alunos um áudio, explicando brevemente que, nesta aula, será discutido o modo como as imagens são utilizadas no gênero panfleto/folheto (em peças publicitárias de modo geral) como estratégias para convencer e persuadir o leitor/consumidor. Diga que eles receberão uma atividade por e-mail, que deve ser feita em duplas para que haja interação e troca de ideias.
Envie por e-mail, então, o arquivo Atividade para impressão – Folheto recortes, disponível na seção Materiais e atividades. Transponha para um documento de Word as questões apresentadas na Introdução do plano original. Estabeleça um prazo para que os alunos realizem a tarefa e, depois, peça que enviem a você as respostas, que serão retomadas no Fechamento desta aula.
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.

Desenvolvimento: Panfletos/ folhetos  uma imagem vale mais que mil palavras?
Envie aos alunos a segunda parte da atividade para que realizem, novamente em duplas, a análise dos panfletos completos. O arquivo a ser enviado está disponível em Materiais e atividades, nomeado como Folhetos completos. Envie também os seguintes questionamentos:
A imagem era como vocês esperavam?
Como vocês se sentiram ao ler o folheto, na atividade anterior, sem a imagem?
O que mudou agora que tiveram acesso ao folheto completo?
Peça que os alunos escrevam dois parágrafos respondendo a esses questionamentos e também às questões apresentadas no segundo slide de Desenvolvimento, no plano original. Estabeleça um prazo para que realizem a tarefa e peça que cada dupla envie sua tarefa a outra dupla, de modo que as respostas sejam socializadas e haja maior interação entre a classe. Solicite também, após a troca das atividades, que os alunos troquem áudios entre si, comentando as respostas uns dos outros e observando se as percepções foram semelhantes ou não. A devolutiva desta etapa será feita no Fechamento da aula.

Fechamento: Que características dos folhetos foram estudadas nesta aula?
Seria interessante para o fechamento que pudesse ser realizado em um momento síncrono, no qual os alunos conversassem sobre suas percepções de antes e depois de receberem as imagens dos panfletos. Caso isso não seja possível, no entanto, envie aos estudantes um áudio comentando as características do gênero analisado e aquelas que contribuem para a persuasão do leitor.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversarem com a família, questionando os familiares a respeito do que mais lhes atrai em anúncios publicitários, sejam eles impressos ou televisivos. Incentive-os também a discutir com seus familiares a frase “uma imagem vale mais que mil palavras” a fim de perceberem como a linguagem não verbal é rica de significação. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola, além de contribuir para a reflexão sobre as estratégias de convencimento desses gêneros.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_02SQA03

(EF69LP02) Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

(EF69LP04) Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas