Atividade para impressão - Folhetos recortes
Plano de Aula
Plano de aula: Panfletos/Folhetos e o uso de imagens para convencer o leitor.
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero folheto/panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
IMPORTANTE: Os folhetos utilizados nesta aula estão disponíveis em https://www.designousado.com.br/exemplo-panfleto-cartao-criativos
Materiais necessários: Folhetos/panfletos impressos, Data-show, caderno e caneta.
Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal. É possível considerar, também, o folheto/panfleto não como um gênero, mas como um suporte para outros gêneros, como textos de cunho religioso, publicitário, entre outros.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldade em perceber que os elementos visuais que compõem o gênero (como cores, imagens e a disposição e a diagramação delas) não são meras ilustrações ou decorativos.
Referências sobre o assunto:
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf.Acesso em 10 ago 2018.
CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma Análise Interpretativa Do Gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.
ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O Gênero Panfleto No Ensino De Língua Portuguesa Numa Perspectiva Sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em 10 ago 2018.
Links para outros planos:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.
A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Explique brevemente aos estudantes que nesta aula será discutido sobre o modo como as imagens são utilizadas no gênero panfleto/folheto como estratégias para convencer e persuadir o leitor/consumidor.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Divida a turma em quatro equipes, pois cada uma analisará um folheto diferente. Se o número de alunos for alto, divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos, para que todos tenham a oportunidade de participar, mas distribua os textos para mais de uma equipe. Por exemplo, se houver 8 grupos, cada texto será distribuído a duas equipes. O trabalho em equipe permite interação e troca de conhecimento entre os estudantes, bem como os ajudam a lidar com a diferença de opiniões e a divisão de tarefas.
- Distribua cópias dos trechos de folheto/panfleto. Destes foram retirados propositalmente as imagens principais, deixando o texto escrito.
- Solicite que cada equipe faça a leitura silenciosa do panfleto/folheto e indague os alunos:
a) O folheto/panfleto aborda um tema e transmite informações e explicações sobre ele ou oferece um produto/serviço? Explique.
b) O que você acha que está faltando no seu folheto? Como você imagina que ele seja?
c) Sem a peça que falta, é possível entender a mensagem do folheto/panfleto?
d) Sem a peça que falta, você acha que o folheto consegue cumprir sua função de convencer o leitor a comprar o serviço/produto ou ideia?
- Espera-se que os estudantes percebam que se trata de folhetos que oferecem serviços e que, embora seja possível entender a mensagem, é notório a falta de uma linguagem não verbal que complete o sentido, facilita e otimize a compreensão textual e sane qualquer dúvida sobre o folheto. É importante que eles percebam que a imagem exerce grande influência em persuadir o leitor-consumidor. A imagem atrai muito a atenção do leitor, seduzindo-o e levando a ação.
- Peçam para que socializem as respostas com toda a turma.
- Solicite que as equipes troquem os trechos dos folhetos em recorte para comparar e perceber se o mesmo ocorreu com os outros folhetos.
Material complementar: Atividade para impressão aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações:
- Distribua cópias do folheto/panfleto completo para cada equipe.
- Indague: No que tange a imagem, era o que você esperava? Como você se sentiu ao ler o folheto sem imagem e depois com imagem?
- Solicite que os estudantes respondam no caderno as perguntas do slide seguinte no caderno.
Material complementar: Atividade para impressão aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Espera-se os estudantes percebam que:
a) A imagem de uma gestante, cujo rosto é nome de 50 reais, passa a mensagem de que com a Zurc Investimento seu dinheiro irá render ou multiplicar.
b) A imagem em que o homem segura um cofre e dentro desse cofre há uma estacionamento cheio de carros reflete a ideia de que com a empresa em questão, que fornece o serviço de estacionamento, seu carro estará tão seguro como se estivesse dentro de um cofre de segurança.
c) A imagem que mostra três homens tentando chegar ao topo, sendo que apenas um deles é vitorioso, compara o domínio da língua inglesa a escada que possibilita chegar mais rápido ao topo, que representa uma promoção.
d) A imagem que mostra uma manicure com um pincel de artista plástica pintando as unhas da cliente passa a mensagem de que o trabalho feito pela esmalteria é tão bem executado como se pintasse um quadro de obra de arte.
- Guie-os a fim de aguçar suas capacidades de leitura e interpretação de um texto multimodal, bem como o significado construído pelo uso da imagem em cada folheto. Segundo Roxane Rojo, um texto ou enunciado é um dito (ou cantado, escrito, ou mesmo pensado) concreto e único, “irrepetível”, que gera significação e se vale da língua/linguagem para sua materialização, constituindo o discurso. Um texto é “irrepetível”, pois ainda que seja “o mesmo”, ou muito semelhante a um outro texto, estará enunciado em um novo contexto, o que modifica suas relações de sentido. Esses “novos escritos”, obviamente, dão lugar a novos gêneros discursivos, quase diariamente: chats, páginas, tweets, posts, ezines, funclips etc. E isso se dá porque hoje dispomos de novas tecnologias e ferramentas de “leitura-escrita”, que, convocando novos letramentos, configuram os enunciados/textos em sua multissemiose (multiplicidade de semioses ou linguagens), ou multimodalidade. São modos de significar e configurações que se valem das possibilidades hipertextuais, multimidiáticas e hipermidiáticas do texto eletrônico e que trazem novas feições para o ato de leitura: já não basta mais a leitura do texto verbal escrito – é preciso colocá-lo em relação com um conjunto de signos de outras modalidades de linguagem (imagem estática, imagem em movimento, som, fala) que o cercam, ou intercalam ou impregnam. Esses textos multissemióticos extrapolaram os limites dos ambientes digitais e invadiram, hoje, também os impressos (jornais, revistas, livros didáticos). Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais
- Espera-se que os estudantes percebam que as imagens não foram inseridas em determinados espaços aleatoriamente e que também não foram utilizados elementos sem propósito. Desta forma, devemos ler também a linguagem visual, como lemos a verbal, buscando uma interpretação dos sentidos que circulam por ambas as linguagens.
- Troque os folhetos com as outras equipes para que possam fazer comparações e perceberem a importância da imagem para construção de sentido do folheto.
- Socialize oralmente as respostas com a turma.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Promova uma discussão sobre a hipótese acima.
- Sintetize oralmente com a turma sobre a funcionalidade do folheto/panfleto e a importância da mensagem para persuadir o leitor.
- Peça para que eles registrem as informações sintetizadas no caderno.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias);
Google Forms, para enviar as questões sobre o gênero (acesse o tutorial disponível aqui).
- Opcionais:
Canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Introdução: Panfletos/folhetos – uma imagem vale mais que mil palavras?
Segundo o plano original, envie aos alunos um áudio, explicando brevemente que, nesta aula, será discutido o modo como as imagens são utilizadas no gênero panfleto/folheto (em peças publicitárias de modo geral) como estratégias para convencer e persuadir o leitor/consumidor. Diga que eles receberão uma atividade por e-mail, que deve ser feita em duplas para que haja interação e troca de ideias.
Envie por e-mail, então, o arquivo Atividade para impressão – Folheto recortes, disponível na seção Materiais e atividades. Transponha para um documento de Word as questões apresentadas na Introdução do plano original. Estabeleça um prazo para que os alunos realizem a tarefa e, depois, peça que enviem a você as respostas, que serão retomadas no Fechamento desta aula.
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Panfletos/ folhetos – uma imagem vale mais que mil palavras?
Envie aos alunos a segunda parte da atividade para que realizem, novamente em duplas, a análise dos panfletos completos. O arquivo a ser enviado está disponível em Materiais e atividades, nomeado como Folhetos completos. Envie também os seguintes questionamentos:
A imagem era como vocês esperavam?
Como vocês se sentiram ao ler o folheto, na atividade anterior, sem a imagem?
O que mudou agora que tiveram acesso ao folheto completo?
Peça que os alunos escrevam dois parágrafos respondendo a esses questionamentos e também às questões apresentadas no segundo slide de Desenvolvimento, no plano original. Estabeleça um prazo para que realizem a tarefa e peça que cada dupla envie sua tarefa a outra dupla, de modo que as respostas sejam socializadas e haja maior interação entre a classe. Solicite também, após a troca das atividades, que os alunos troquem áudios entre si, comentando as respostas uns dos outros e observando se as percepções foram semelhantes ou não. A devolutiva desta etapa será feita no Fechamento da aula.
Fechamento: Que características dos folhetos foram estudadas nesta aula?
Seria interessante para o fechamento que pudesse ser realizado em um momento síncrono, no qual os alunos conversassem sobre suas percepções de antes e depois de receberem as imagens dos panfletos. Caso isso não seja possível, no entanto, envie aos estudantes um áudio comentando as características do gênero analisado e aquelas que contribuem para a persuasão do leitor.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversarem com a família, questionando os familiares a respeito do que mais lhes atrai em anúncios publicitários, sejam eles impressos ou televisivos. Incentive-os também a discutir com seus familiares a frase “uma imagem vale mais que mil palavras” a fim de perceberem como a linguagem não verbal é rica de significação. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola, além de contribuir para a reflexão sobre as estratégias de convencimento desses gêneros.