14024
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Reconhecer o gênero Panfleto/Folheto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Reconhecer o gênero Panfleto/Folheto

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Tema da aula 3. Introdução 4. Desenvolvimento 5. Fechamento Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários:

Diversos folhetos/panfletos (pedir antecipadamente para alunos trazerem de casa no dia da aula);

Pincel;

Quadro;

Papel metro;

Cola;

Caderno;

Caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal. Alguns consideram o folheto/panfleto não como um gênero, mas como um suporte para outros gêneros, como textos de cunho religioso.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar da primeira aula baseada no gênero, os alunos poderão ter dificuldades em compreender os diferentes modos multissemióticos que compõem os panfletos/folhetos e entender que os elementos visuais que os compõem não são meramente ilustrativos ou decorativos.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf. Acesso em 10 ago 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise interpretativa do gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero Panfleto no ensino de Língua Portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf. Acesso em 10 ago 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em 3 de jul de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em 3 de jul de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em 4 de jul de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em 4 de jul de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explique aos estudantes que essa aula consiste em trabalhar com panfletos/folhetos, que fazem parte de suas vidas e em reconhecer as especificidades desse gênero discursivo, como circulação, recursos linguístico-discursivos, construção composicional e estilo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite, antecipadamente, que os estudantes tragam panfletos/folhetos (tais como os de supermercado, igrejas, empresas, postos de saúde, etc.), que serão utilizados nessa aula. Essa é uma forma de ressaltar a autonomia deles, é, também, possibilitar que ele seja protagonista da sua própria aprendizagem, por trabalhar com materiais que fazem parte do seu mundo, proveniente de uma situação comunicativa real na vida dele.
  • Disponha os estudantes, já em posse dos panfletos/folhetos, numa roda de conversa, para que eles apresentem o material trazido por eles e comentem livremente sobre onde encontraram o texto, sobre o que é e expliquem o porquê eles acham que é, de fato, um folheto/panfleto. Explore as imagens contidas nos panfletos/folhetos: elas chamam a atenção? Elas são muito pequenas/grandes? Como aparecem no panfleto/folheto (centralizadas, nos cantos superiores/inferiores, distribuídas em toda a página)? Neste momento, não é necessário introduzir aspectos teóricos sobre o gênero; é um momento de levantamento prévio e de expectativas sobre o que será trabalhado.
  • Crie um ambiente favorável para que todos possam e queiram se expressar.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Disponha os alunos em equipes de 3 ou 4 integrantes. O trabalho em equipe permite interação e troca de conhecimento entre os estudantes, bem como os ajudam a lidar com a diferença de opiniões e a divisão de tarefas.
  • Peça para que os alunos leiam os panfletos/folhetos trazidos pelos colegas de sua equipe, socializando os materiais.
  • Peça para que eles observem o máximo de detalhe possível. Utilize como base as perguntas contidas no slide.
  • Promova a socialização das informações encontradas.
  • Levante as seguintes questões: Por que você acha que essa cor, fonte e imagem foram escolhidas? Essas escolhas foram importantes para que você compreendesse o texto?
  • Promova uma discussão em grupo, numa roda de conversa, sobre aspectos semelhantes e diferentes encontrados nos panfletos/folhetos trazidos pelos participantes da equipe. À medida que ocorre essa socialização e comparação das respostas, os estudantes irão descobrir que alguns elementos caracterizam o gênero. Tais características em comum nos ajudam a identificar o gênero a qual pertence.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Disponha os alunos em equipes de 3 ou 4 integrantes. O trabalho em equipe permite interação e troca de conhecimento entre os estudantes, bem como os ajudam a lidar com a diferença de opiniões e a divisão de tarefas.
  • Peça para que os alunos leiam os panfletos/folhetos trazidos pelos colegas de sua equipe, socializando os materiais.
  • Peça para que eles observem o máximo de detalhe possível. Utilize como base as perguntas contidas no slide.
  • Promova a socialização das informações encontradas.
  • Levante as seguintes questões: Por que você acha que essa cor, fonte e imagem foram escolhidas? Essas escolhas foram importantes para que você compreendesse o texto?
  • Promova uma discussão em grupo, numa roda de conversa, sobre aspectos semelhantes e diferentes encontrados nos panfletos/folhetos trazidos pelos participantes da equipe. À medida que ocorre essa socialização e comparação das respostas, os estudantes irão descobrir que alguns elementos caracterizam o gênero. Tais características em comum nos ajudam a identificar o gênero a qual pertence.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Sintetize, com ajuda dos estudantes, as informações encontradas sobre as especificidades dos panfletos/folhetos, como por exemplo, onde circulam os folhetos/panfletos e como são distribuídos; que elementos o compõem; como esses elementos se relacionam; que assuntos podem ser tratados em um folheto/panfleto; função do folheto/panfleto. Espera-se que os alunos tenham compreendido que o panfleto está atrelado à esfera publicitária, seu suporte é uma folha avulsa e é entregue diretamente às pessoas ou deixado em lugares acessíveis. Possui linguagem objetiva, com recursos verbais e imagéticos que chama a atenção do leitor, já que seu objetivo, geralmente, é persuadi-lo.
  • Solicite que os estudantes registrem tais informações no caderno. Outra possibilidade é a confecção de um cartaz com essas regras, que poderá ficar exposto na sala de aula, para que os estudantes recorram a ele sempre que necessário.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários:

Diversos folhetos/panfletos (pedir antecipadamente para alunos trazerem de casa no dia da aula);

Pincel;

Quadro;

Papel metro;

Cola;

Caderno;

Caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal. Alguns consideram o folheto/panfleto não como um gênero, mas como um suporte para outros gêneros, como textos de cunho religioso.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar da primeira aula baseada no gênero, os alunos poderão ter dificuldades em compreender os diferentes modos multissemióticos que compõem os panfletos/folhetos e entender que os elementos visuais que os compõem não são meramente ilustrativos ou decorativos.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf. Acesso em 10 ago 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise interpretativa do gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero Panfleto no ensino de Língua Portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf. Acesso em 10 ago 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em 3 de jul de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em 3 de jul de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em 4 de jul de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em 4 de jul de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explique aos estudantes que essa aula consiste em trabalhar com panfletos/folhetos, que fazem parte de suas vidas e em reconhecer as especificidades desse gênero discursivo, como circulação, recursos linguístico-discursivos, construção composicional e estilo.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite, antecipadamente, que os estudantes tragam panfletos/folhetos (tais como os de supermercado, igrejas, empresas, postos de saúde, etc.), que serão utilizados nessa aula. Essa é uma forma de ressaltar a autonomia deles, é, também, possibilitar que ele seja protagonista da sua própria aprendizagem, por trabalhar com materiais que fazem parte do seu mundo, proveniente de uma situação comunicativa real na vida dele.
  • Disponha os estudantes, já em posse dos panfletos/folhetos, numa roda de conversa, para que eles apresentem o material trazido por eles e comentem livremente sobre onde encontraram o texto, sobre o que é e expliquem o porquê eles acham que é, de fato, um folheto/panfleto. Explore as imagens contidas nos panfletos/folhetos: elas chamam a atenção? Elas são muito pequenas/grandes? Como aparecem no panfleto/folheto (centralizadas, nos cantos superiores/inferiores, distribuídas em toda a página)? Neste momento, não é necessário introduzir aspectos teóricos sobre o gênero; é um momento de levantamento prévio e de expectativas sobre o que será trabalhado.
  • Crie um ambiente favorável para que todos possam e queiram se expressar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Disponha os alunos em equipes de 3 ou 4 integrantes. O trabalho em equipe permite interação e troca de conhecimento entre os estudantes, bem como os ajudam a lidar com a diferença de opiniões e a divisão de tarefas.
  • Peça para que os alunos leiam os panfletos/folhetos trazidos pelos colegas de sua equipe, socializando os materiais.
  • Peça para que eles observem o máximo de detalhe possível. Utilize como base as perguntas contidas no slide.
  • Promova a socialização das informações encontradas.
  • Levante as seguintes questões: Por que você acha que essa cor, fonte e imagem foram escolhidas? Essas escolhas foram importantes para que você compreendesse o texto?
  • Promova uma discussão em grupo, numa roda de conversa, sobre aspectos semelhantes e diferentes encontrados nos panfletos/folhetos trazidos pelos participantes da equipe. À medida que ocorre essa socialização e comparação das respostas, os estudantes irão descobrir que alguns elementos caracterizam o gênero. Tais características em comum nos ajudam a identificar o gênero a qual pertence.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Disponha os alunos em equipes de 3 ou 4 integrantes. O trabalho em equipe permite interação e troca de conhecimento entre os estudantes, bem como os ajudam a lidar com a diferença de opiniões e a divisão de tarefas.
  • Peça para que os alunos leiam os panfletos/folhetos trazidos pelos colegas de sua equipe, socializando os materiais.
  • Peça para que eles observem o máximo de detalhe possível. Utilize como base as perguntas contidas no slide.
  • Promova a socialização das informações encontradas.
  • Levante as seguintes questões: Por que você acha que essa cor, fonte e imagem foram escolhidas? Essas escolhas foram importantes para que você compreendesse o texto?
  • Promova uma discussão em grupo, numa roda de conversa, sobre aspectos semelhantes e diferentes encontrados nos panfletos/folhetos trazidos pelos participantes da equipe. À medida que ocorre essa socialização e comparação das respostas, os estudantes irão descobrir que alguns elementos caracterizam o gênero. Tais características em comum nos ajudam a identificar o gênero a qual pertence.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Sintetize, com ajuda dos estudantes, as informações encontradas sobre as especificidades dos panfletos/folhetos, como por exemplo, onde circulam os folhetos/panfletos e como são distribuídos; que elementos o compõem; como esses elementos se relacionam; que assuntos podem ser tratados em um folheto/panfleto; função do folheto/panfleto. Espera-se que os alunos tenham compreendido que o panfleto está atrelado à esfera publicitária, seu suporte é uma folha avulsa e é entregue diretamente às pessoas ou deixado em lugares acessíveis. Possui linguagem objetiva, com recursos verbais e imagéticos que chama a atenção do leitor, já que seu objetivo, geralmente, é persuadi-lo.
  • Solicite que os estudantes registrem tais informações no caderno. Outra possibilidade é a confecção de um cartaz com essas regras, que poderá ficar exposto na sala de aula, para que os estudantes recorram a ele sempre que necessário.
Slide Plano Aula

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 02

Panfletos/folhetos informativos: a escolha de palavras e os ...

AULA 03

Panfletos/Folhetos e o uso de imagens para convencer o leito...

AULA 04

Panfletos/folhetos: Os verbos no imperativo

AULA 05

Explorando o verbo imperativo e seu valor persuasivo no gêne...

AULA 06

Gênero panfleto/folheto e o verbo imperativo: trabalhando co...

AULA 07

Gênero Folheto/panfleto e as escolhas lexicais: adjetivos e ...

AULA 08

Gênero Folheto/panfleto: explorando adjetivos e advérbios

AULA 09

A linguagem persuasiva no gênero Folheto/panfleto

AULA 10

As condições de produção do gênero Spot

AULA 11

Gênero Spot: planejamento

AULA 12

Gênero Spot: revisar e produzir

AULA 13

Produção do Folheto/Panfleto informativo: planejamento

AULA 14

Produção do Folheto/Panfleto informativo: textualização

AULA 15

Produção do Folheto/Panfleto informativo: edição e revisão

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Algumas diferenças entre as notícias impressas e as notícias online

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Notícia online: discussão sobre fakenews

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo O mesmo fato sob diferentes perspectivas – Comparando notícias online

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Reconhecer o gênero Panfleto/Folheto

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Panfletos/folhetos informativos: a escolha de palavras e os diferentes sentidos

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Panfletos/Folhetos e o uso de imagens para convencer o leitor.

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Carta e outros textos de solicitação

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Carta de solicitação: modalização do discurso

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Carta de solicitação: quando e como solicitamos algo?

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Textos normativos: descobrindo o regimento escolar

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo A estrutura organizacional de textos normativos e legais

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo A linguagem técnica de textos normativos e legais

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Estratégias de leitura nos contos de humor

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Poema de forma fixa e livre

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Literatura de Cordel: Valores culturais e identidade regional

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo o gênero do discurso infográfico

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Infográficos e curadoria: a seleção e filtragem de informações a partir de critérios

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Mapa conceitual: contextualizando esse gênero

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Identificando as palavras-chave no texto informativo.

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Explorando um texto informativo em um mapa conceitual.

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Reportagem de divulgação científica/vlog científico: Conhecendo estes gêneros

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Diferenciando os gêneros reportagem de divulgação científica/vlog científico de notícias científicas/vlogs de entretenimento

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Reportagem de divulgação científica: identificação das ideias centrais e periféricas

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo A escrita confessional

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo A estrutura composicional da autobiografia

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Algumas diferenças entre as notícias impressas e as notícias online

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Notícia online: discussão sobre fakenews

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

O mesmo fato sob diferentes perspectivas – Comparando notícias online

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Revisitando o uso dos pronomes “tu” e “você” e a concordância verbal

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Reconhecer o gênero Panfleto/Folheto

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Panfletos/folhetos informativos: a escolha de palavras e os diferentes sentidos

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Panfletos/Folhetos e o uso de imagens para convencer o leitor.

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Panfletos/folhetos: Os verbos no imperativo

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Descobrindo o pronome oblíquo - Próclise e ênclise

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Exercitando o uso da colocação pronominal - Próclise e ênclise

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Exercitando o uso da colocação pronominal - Próclise e ênclise

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Carta e outros textos de solicitação

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Carta de solicitação: modalização do discurso

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Carta de solicitação: quando e como solicitamos algo?

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

A construção da argumentação na carta de solicitação

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

A argumentação na carta de solicitação

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica.

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Textos normativos: descobrindo o regimento escolar

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A estrutura organizacional de textos normativos e legais

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A linguagem técnica de textos normativos e legais

7º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

A construção do texto no Regimento escolar

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Estratégias de leitura nos contos de humor

7º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Poema de forma fixa e livre

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP08 da BNCC

6º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura de uma entrevista: observação do paratexto

7º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Notícia online: discussão sobre fakenews

7º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

O mesmo fato sob diferentes perspectivas – Comparando notícias online

7º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Reconhecer o gênero Panfleto/Folheto

7º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

8º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

6º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP04 da BNCC

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A linguagem persuasiva nas propagandas em vídeo

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Explorando a linguagem não verbal nas propagandas em vídeo

7º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Reconhecer o gênero Panfleto/Folheto

7º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Panfletos/folhetos informativos: a escolha de palavras e os diferentes sentidos

7º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Panfletos/Folhetos e o uso de imagens para convencer o leitor.

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A publicação do Artigo de Divulgação Científica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Língua Portuguesa 1º ANO Língua Portuguesa 2º ANO Língua Portuguesa 3º ANO Língua Portuguesa 4º ANO Língua Portuguesa 5º ANO Língua Portuguesa 6º ANO Língua Portuguesa 7º ANO Língua Portuguesa 8º ANO Língua Portuguesa 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann