14024
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Reconhecer o gênero Panfleto/Folheto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Reconhecer o gênero Panfleto/Folheto

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários:

Diversos folhetos/panfletos (pedir antecipadamente para alunos trazerem de casa no dia da aula);

Pincel;

Quadro;

Papel metro;

Cola;

Caderno;

Caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal. Alguns consideram o folheto/panfleto não como um gênero, mas como um suporte para outros gêneros, como textos de cunho religioso.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar da primeira aula baseada no gênero, os alunos poderão ter dificuldades em compreender os diferentes modos multissemióticos que compõem os panfletos/folhetos e entender que os elementos visuais que os compõem não são meramente ilustrativos ou decorativos.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf. Acesso em 10 ago 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise interpretativa do gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero Panfleto no ensino de Língua Portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf. Acesso em 10 ago 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em 3 de jul de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em 3 de jul de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em 4 de jul de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em 4 de jul de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explique aos estudantes que essa aula consiste em trabalhar com panfletos/folhetos, que fazem parte de suas vidas e em reconhecer as especificidades desse gênero discursivo, como circulação, recursos linguístico-discursivos, construção composicional e estilo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite, antecipadamente, que os estudantes tragam panfletos/folhetos (tais como os de supermercado, igrejas, empresas, postos de saúde, etc.), que serão utilizados nessa aula. Essa é uma forma de ressaltar a autonomia deles, é, também, possibilitar que ele seja protagonista da sua própria aprendizagem, por trabalhar com materiais que fazem parte do seu mundo, proveniente de uma situação comunicativa real na vida dele.
  • Disponha os estudantes, já em posse dos panfletos/folhetos, numa roda de conversa, para que eles apresentem o material trazido por eles e comentem livremente sobre onde encontraram o texto, sobre o que é e expliquem o porquê eles acham que é, de fato, um folheto/panfleto. Explore as imagens contidas nos panfletos/folhetos: elas chamam a atenção? Elas são muito pequenas/grandes? Como aparecem no panfleto/folheto (centralizadas, nos cantos superiores/inferiores, distribuídas em toda a página)? Neste momento, não é necessário introduzir aspectos teóricos sobre o gênero; é um momento de levantamento prévio e de expectativas sobre o que será trabalhado.
  • Crie um ambiente favorável para que todos possam e queiram se expressar.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Disponha os alunos em equipes de 3 ou 4 integrantes. O trabalho em equipe permite interação e troca de conhecimento entre os estudantes, bem como os ajudam a lidar com a diferença de opiniões e a divisão de tarefas.
  • Peça para que os alunos leiam os panfletos/folhetos trazidos pelos colegas de sua equipe, socializando os materiais.
  • Peça para que eles observem o máximo de detalhe possível. Utilize como base as perguntas contidas no slide.
  • Promova a socialização das informações encontradas.
  • Levante as seguintes questões: Por que você acha que essa cor, fonte e imagem foram escolhidas? Essas escolhas foram importantes para que você compreendesse o texto?
  • Promova uma discussão em grupo, numa roda de conversa, sobre aspectos semelhantes e diferentes encontrados nos panfletos/folhetos trazidos pelos participantes da equipe. À medida que ocorre essa socialização e comparação das respostas, os estudantes irão descobrir que alguns elementos caracterizam o gênero. Tais características em comum nos ajudam a identificar o gênero a qual pertence.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Disponha os alunos em equipes de 3 ou 4 integrantes. O trabalho em equipe permite interação e troca de conhecimento entre os estudantes, bem como os ajudam a lidar com a diferença de opiniões e a divisão de tarefas.
  • Peça para que os alunos leiam os panfletos/folhetos trazidos pelos colegas de sua equipe, socializando os materiais.
  • Peça para que eles observem o máximo de detalhe possível. Utilize como base as perguntas contidas no slide.
  • Promova a socialização das informações encontradas.
  • Levante as seguintes questões: Por que você acha que essa cor, fonte e imagem foram escolhidas? Essas escolhas foram importantes para que você compreendesse o texto?
  • Promova uma discussão em grupo, numa roda de conversa, sobre aspectos semelhantes e diferentes encontrados nos panfletos/folhetos trazidos pelos participantes da equipe. À medida que ocorre essa socialização e comparação das respostas, os estudantes irão descobrir que alguns elementos caracterizam o gênero. Tais características em comum nos ajudam a identificar o gênero a qual pertence.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Sintetize, com ajuda dos estudantes, as informações encontradas sobre as especificidades dos panfletos/folhetos, como por exemplo, onde circulam os folhetos/panfletos e como são distribuídos; que elementos o compõem; como esses elementos se relacionam; que assuntos podem ser tratados em um folheto/panfleto; função do folheto/panfleto. Espera-se que os alunos tenham compreendido que o panfleto está atrelado à esfera publicitária, seu suporte é uma folha avulsa e é entregue diretamente às pessoas ou deixado em lugares acessíveis. Possui linguagem objetiva, com recursos verbais e imagéticos que chama a atenção do leitor, já que seu objetivo, geralmente, é persuadi-lo.
  • Solicite que os estudantes registrem tais informações no caderno. Outra possibilidade é a confecção de um cartaz com essas regras, que poderá ficar exposto na sala de aula, para que os estudantes recorram a ele sempre que necessário.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários:

Diversos folhetos/panfletos (pedir antecipadamente para alunos trazerem de casa no dia da aula);

Pincel;

Quadro;

Papel metro;

Cola;

Caderno;

Caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal. Alguns consideram o folheto/panfleto não como um gênero, mas como um suporte para outros gêneros, como textos de cunho religioso.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar da primeira aula baseada no gênero, os alunos poderão ter dificuldades em compreender os diferentes modos multissemióticos que compõem os panfletos/folhetos e entender que os elementos visuais que os compõem não são meramente ilustrativos ou decorativos.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero Panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf. Acesso em 10 ago 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise interpretativa do gênero Anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em 10 ago 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero Panfleto no ensino de Língua Portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf. Acesso em 10 ago 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em 3 de jul de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em 3 de jul de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em 4 de jul de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em 4 de jul de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explique aos estudantes que essa aula consiste em trabalhar com panfletos/folhetos, que fazem parte de suas vidas e em reconhecer as especificidades desse gênero discursivo, como circulação, recursos linguístico-discursivos, construção composicional e estilo.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite, antecipadamente, que os estudantes tragam panfletos/folhetos (tais como os de supermercado, igrejas, empresas, postos de saúde, etc.), que serão utilizados nessa aula. Essa é uma forma de ressaltar a autonomia deles, é, também, possibilitar que ele seja protagonista da sua própria aprendizagem, por trabalhar com materiais que fazem parte do seu mundo, proveniente de uma situação comunicativa real na vida dele.
  • Disponha os estudantes, já em posse dos panfletos/folhetos, numa roda de conversa, para que eles apresentem o material trazido por eles e comentem livremente sobre onde encontraram o texto, sobre o que é e expliquem o porquê eles acham que é, de fato, um folheto/panfleto. Explore as imagens contidas nos panfletos/folhetos: elas chamam a atenção? Elas são muito pequenas/grandes? Como aparecem no panfleto/folheto (centralizadas, nos cantos superiores/inferiores, distribuídas em toda a página)? Neste momento, não é necessário introduzir aspectos teóricos sobre o gênero; é um momento de levantamento prévio e de expectativas sobre o que será trabalhado.
  • Crie um ambiente favorável para que todos possam e queiram se expressar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Disponha os alunos em equipes de 3 ou 4 integrantes. O trabalho em equipe permite interação e troca de conhecimento entre os estudantes, bem como os ajudam a lidar com a diferença de opiniões e a divisão de tarefas.
  • Peça para que os alunos leiam os panfletos/folhetos trazidos pelos colegas de sua equipe, socializando os materiais.
  • Peça para que eles observem o máximo de detalhe possível. Utilize como base as perguntas contidas no slide.
  • Promova a socialização das informações encontradas.
  • Levante as seguintes questões: Por que você acha que essa cor, fonte e imagem foram escolhidas? Essas escolhas foram importantes para que você compreendesse o texto?
  • Promova uma discussão em grupo, numa roda de conversa, sobre aspectos semelhantes e diferentes encontrados nos panfletos/folhetos trazidos pelos participantes da equipe. À medida que ocorre essa socialização e comparação das respostas, os estudantes irão descobrir que alguns elementos caracterizam o gênero. Tais características em comum nos ajudam a identificar o gênero a qual pertence.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Disponha os alunos em equipes de 3 ou 4 integrantes. O trabalho em equipe permite interação e troca de conhecimento entre os estudantes, bem como os ajudam a lidar com a diferença de opiniões e a divisão de tarefas.
  • Peça para que os alunos leiam os panfletos/folhetos trazidos pelos colegas de sua equipe, socializando os materiais.
  • Peça para que eles observem o máximo de detalhe possível. Utilize como base as perguntas contidas no slide.
  • Promova a socialização das informações encontradas.
  • Levante as seguintes questões: Por que você acha que essa cor, fonte e imagem foram escolhidas? Essas escolhas foram importantes para que você compreendesse o texto?
  • Promova uma discussão em grupo, numa roda de conversa, sobre aspectos semelhantes e diferentes encontrados nos panfletos/folhetos trazidos pelos participantes da equipe. À medida que ocorre essa socialização e comparação das respostas, os estudantes irão descobrir que alguns elementos caracterizam o gênero. Tais características em comum nos ajudam a identificar o gênero a qual pertence.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Sintetize, com ajuda dos estudantes, as informações encontradas sobre as especificidades dos panfletos/folhetos, como por exemplo, onde circulam os folhetos/panfletos e como são distribuídos; que elementos o compõem; como esses elementos se relacionam; que assuntos podem ser tratados em um folheto/panfleto; função do folheto/panfleto. Espera-se que os alunos tenham compreendido que o panfleto está atrelado à esfera publicitária, seu suporte é uma folha avulsa e é entregue diretamente às pessoas ou deixado em lugares acessíveis. Possui linguagem objetiva, com recursos verbais e imagéticos que chama a atenção do leitor, já que seu objetivo, geralmente, é persuadi-lo.
  • Solicite que os estudantes registrem tais informações no caderno. Outra possibilidade é a confecção de um cartaz com essas regras, que poderá ficar exposto na sala de aula, para que os estudantes recorram a ele sempre que necessário.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano