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Plano de aula - Revisitando o uso dos pronomes “tu” e “você” e a concordância verbal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Revisitando o uso dos pronomes “tu” e “você” e a concordância verbal

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luzia Cecilia Da Costa Julidori

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a exercitação do uso dos pronomes “tu” e “você” com a concordância verbal e o reconhecimento do uso formal e informal da linguagem, através de trechos de conversas.

Atenção, professor: De acordo com Cunha e Cintra (2007), em quase todo o território brasileiro, o tu, pronome pessoal do caso reto usado para representar a 2ª pessoa gramatical, foi substituído pelo você, empregado como forma de intimidade, com o verbo empregado na 3ª pessoa do singular. No entanto, assim como acontece no Português europeu, há regiões em que o tu é o pronome usado em situações informais e, nesses casos, o verbo também é empregado na 3ª pessoa do singular. Trata-se da variação linguística, tema abordado neste plano de aula. É preciso mostrar aos alunos que a língua varia conforme os usos que fazemos dela.

Materiais necessários: Impressão da aula ou projeção para acompanhamento e análise do aluno.

Dificuldades antecipadas: A troca dos pronomes “tu” e “você” com relação à concordância verbal, segundo a norma-padrão.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro, São Paulo, Parábola, 2011.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. revisada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 5.ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.

FARACO, Carlos Alberto. Norma Culta Brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2008.

Emprego do pronome pessoal do caso reto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Organize a sala em grupos de quatro alunos e inicie a aula explicando sobre os pronomes.
  • Relembre com os alunos o pronome pessoal do caso reto e questione sobre exemplos de uso e em quais gêneros textuais costuma-se usá-los.
  • Questione também sobre as regularidades de uso dos pronomes em algumas regiões do país e evidencie sempre o respeito às variedades linguísticas.
  • Caso perceba o desconhecimento dos pronomes pelos alunos, forneça pistas, como por exemplo, questionando quais são as palavras que usamos para conjugar os verbos, quais palavras utilizamos para referirmos a nós ou a outra pessoa e assim, colabore para que os alunos relembrem os pronomes.
  • Atente-se, professor, de que é necessário o conhecimento desses pronomes para a realização do exercício e, se julgar necessário, apresente a definição antes dessa aula.

Atenção, professor:

É importante chamar a atenção, ao longo desta aula, sobre o fato de que o tu geralmente é usado no sul do Brasil ou informalmente.

E quando é usado formalmente, o verbo muda: tu és (formal) ou tu é (informal). Informalmente, o verbo seguido de tu é empregado da mesma forma que em você. Ex: Tu vai, tu tá, tu olhou, tu sabe.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula com a tabela e explicite aos alunos o uso dos pronomes e a adequação verbal.
  • Explique também que cada uso deve atender a um público e seu contexto e que a linguagem utilizada com os amigos não é a mesma na apresentação de um trabalho ou em uma reunião na empresa.
  • Evidencie sempre a importância da variedade linguística e a necessidade de respeitá-la.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que em grupos reescrevam toda a conversa apresentada em dois momentos. No primeiro, adequando a concordância verbal ao pronome “tu” conforme a gramática padrão. E no segundo momento que reescrevam o discurso substituindo o pronome “tu” pelo pronome “você” fazendo a adequação do verbo com o pronome, segundo a gramática padrão.
  • Peça aos alunos que releiam os textos reescritos para a sala e expliquem o que foi necessário adequar com relação aos pronomes.
  • Solicite que identifiquem o contexto em que a conversa ocorre e qual deveria ser o uso.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos alunos que em grupos reescrevam todo a conversa apresentada em dois momentos. No primeiro, adequando a concordância verbal ao pronome “tu” conforme a gramática padrão. E no segundo momento que reescrevam o discurso substituindo o pronome “tu” pelo pronome “você” fazendo a adequação do verbo com o pronome, segundo a gramática padrão.
  • Peça aos alunos que releiam os textos reescritos para a sala e expliquem o que foi necessário adequar com relação aos pronomes.
  • Solicite que identifiquem o contexto em que a conversa ocorre e qual deveria ser o uso.
  • Leve os alunos a perceberem que quando se trata da norma padrão o uso será sempre o mesmo e não aceitará mudanças. Evidencie que essas alterações ocorrem apenas na oralidade e que por isso é importante respeitar a variedade linguística, porém, conhecer a gramática padrão.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Finalize a aula evidenciado ao aluno a importância da análise do contexto e do interlocutor para a adequação da linguagem.
  • Explique também que cada uso deve atender a um público e que a linguagem utilizada com os amigos não é a mesma na apresentação de um trabalho ou em uma reunião na empresa.
  • Explicite que a linguagem utilizada no whatsapp com os amigos não é a mesma utilizada no whatsapp com o chefe ou com o professor da escola.
  • Evidencie sempre a importância da variedade linguística e a necessidade de respeitá-la.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a exercitação do uso dos pronomes “tu” e “você” com a concordância verbal e o reconhecimento do uso formal e informal da linguagem, através de trechos de conversas.

Atenção, professor: De acordo com Cunha e Cintra (2007), em quase todo o território brasileiro, o tu, pronome pessoal do caso reto usado para representar a 2ª pessoa gramatical, foi substituído pelo você, empregado como forma de intimidade, com o verbo empregado na 3ª pessoa do singular. No entanto, assim como acontece no Português europeu, há regiões em que o tu é o pronome usado em situações informais e, nesses casos, o verbo também é empregado na 3ª pessoa do singular. Trata-se da variação linguística, tema abordado neste plano de aula. É preciso mostrar aos alunos que a língua varia conforme os usos que fazemos dela.

Materiais necessários: Impressão da aula ou projeção para acompanhamento e análise do aluno.

Dificuldades antecipadas: A troca dos pronomes “tu” e “você” com relação à concordância verbal, segundo a norma-padrão.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro, São Paulo, Parábola, 2011.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. revisada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 5.ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.

FARACO, Carlos Alberto. Norma Culta Brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2008.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Organize a sala em grupos de quatro alunos e inicie a aula explicando sobre os pronomes.
  • Relembre com os alunos o pronome pessoal do caso reto e questione sobre exemplos de uso e em quais gêneros textuais costuma-se usá-los.
  • Questione também sobre as regularidades de uso dos pronomes em algumas regiões do país e evidencie sempre o respeito às variedades linguísticas.
  • Caso perceba o desconhecimento dos pronomes pelos alunos, forneça pistas, como por exemplo, questionando quais são as palavras que usamos para conjugar os verbos, quais palavras utilizamos para referirmos a nós ou a outra pessoa e assim, colabore para que os alunos relembrem os pronomes.
  • Atente-se, professor, de que é necessário o conhecimento desses pronomes para a realização do exercício e, se julgar necessário, apresente a definição antes dessa aula.

Atenção, professor:

É importante chamar a atenção, ao longo desta aula, sobre o fato de que o tu geralmente é usado no sul do Brasil ou informalmente.

E quando é usado formalmente, o verbo muda: tu és (formal) ou tu é (informal). Informalmente, o verbo seguido de tu é empregado da mesma forma que em você. Ex: Tu vai, tu tá, tu olhou, tu sabe.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula com a tabela e explicite aos alunos o uso dos pronomes e a adequação verbal.
  • Explique também que cada uso deve atender a um público e seu contexto e que a linguagem utilizada com os amigos não é a mesma na apresentação de um trabalho ou em uma reunião na empresa.
  • Evidencie sempre a importância da variedade linguística e a necessidade de respeitá-la.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que em grupos reescrevam toda a conversa apresentada em dois momentos. No primeiro, adequando a concordância verbal ao pronome “tu” conforme a gramática padrão. E no segundo momento que reescrevam o discurso substituindo o pronome “tu” pelo pronome “você” fazendo a adequação do verbo com o pronome, segundo a gramática padrão.
  • Peça aos alunos que releiam os textos reescritos para a sala e expliquem o que foi necessário adequar com relação aos pronomes.
  • Solicite que identifiquem o contexto em que a conversa ocorre e qual deveria ser o uso.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos alunos que em grupos reescrevam todo a conversa apresentada em dois momentos. No primeiro, adequando a concordância verbal ao pronome “tu” conforme a gramática padrão. E no segundo momento que reescrevam o discurso substituindo o pronome “tu” pelo pronome “você” fazendo a adequação do verbo com o pronome, segundo a gramática padrão.
  • Peça aos alunos que releiam os textos reescritos para a sala e expliquem o que foi necessário adequar com relação aos pronomes.
  • Solicite que identifiquem o contexto em que a conversa ocorre e qual deveria ser o uso.
  • Leve os alunos a perceberem que quando se trata da norma padrão o uso será sempre o mesmo e não aceitará mudanças. Evidencie que essas alterações ocorrem apenas na oralidade e que por isso é importante respeitar a variedade linguística, porém, conhecer a gramática padrão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Finalize a aula evidenciado ao aluno a importância da análise do contexto e do interlocutor para a adequação da linguagem.
  • Explique também que cada uso deve atender a um público e que a linguagem utilizada com os amigos não é a mesma na apresentação de um trabalho ou em uma reunião na empresa.
  • Explicite que a linguagem utilizada no whatsapp com os amigos não é a mesma utilizada no whatsapp com o chefe ou com o professor da escola.
  • Evidencie sempre a importância da variedade linguística e a necessidade de respeitá-la.

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