14021
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Notícia online: discussão sobre fakenews

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Notícia online: discussão sobre fakenews

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Aparecida Vieira

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniela Vieira
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Notícia online: discussão sobre fakenews
Finalidade da aula: Ler uma notícia online para perceber de que modo seu contexto de produção e elementos linguísticos e multissemióticos auxiliam na elucidação de sua veracidade.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gêneros: Notícia online e comentário de notícia
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos. Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital/efeitos de sentido. Exploração da multissemiose.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF07LP01, EF07LP02, EF67LP08, EF67LP01
Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.  

Código: LPO7_01SQA02

(EF67LP01) Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.

(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.

(EF07LP01) Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado.

(EF07LP02) Comparar notícias e reportagens sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes mídias, analisando as especificidades das mídias, os processos de (re)elaboração dos textos e a convergência das mídias em notícias ou reportagens multissemióticas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas