14020
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Algumas diferenças entre as notícias impressas e as notícias online

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Algumas diferenças entre as notícias impressas e as notícias online

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Aparecida Vieira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: As notícias e o nosso cotidiano
Elabore uma mensagem para ser enviada por áudio, vídeo ou texto escrito, com imagens ou não, em que você apresente o Tema da aula e as questões propostas no slide Introdução do plano original.
Depois, solicite que eles respondam por e-mail e faça um quadro síntese com as respostas. Faça uma devolutiva comentando as respostas deles e apresentando informações sobre o gênero notícias, seu campo de atuação etc. Siga as orientações para o professor que estão no plano original.
Importante! Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.

Desenvolvimento: As notícias online e impressas
Apresente aos estudantes o jornal impresso e sua organização (lembre-se de apresentar tanto um jornal regional ou da cidade quanto um jornal que tenha grande circulação e representatividade nacional). Faça isso por vídeo ou texto escrito, com fotos.
Para fazer a comparação proposta no plano original entre notícias impressas e online, sugerimos, nesta adaptação, que o professor selecione um mesmo fato que tenha sido noticiado pelo jornalismo digital e pelo impresso.
Escolha uma notícia bem evidente ao contexto dos estudantes e de interesse para essa faixa etária. Envie a foto da notícia impressa e um link para a notícia online.
Siga o plano original para a comparação das notícias, formando duplas ou trios, para facilitar a comunicação e a interação entre eles no ensino remoto. Faça a sua devolutiva e a apresentação da tabela (veja em materiais) no fechamento.

Fechamento: O que vocês aprenderam nesta aula?
Nesta adaptação, trouxemos a apresentação da tabela da síntese comparativa para esta etapa. Envie aos estudantes um áudio em que você apresente as respostas deles e evidencie as características de cada notícia, seguindo a tabela (veja em materiais). Lembre-se de enviá-la aos estudantes anteriormente, por e-mail.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com a família perguntando-lhes sobre as notícias que leem, em que suporte, se leem jornal impresso ou notícias online. Sugira que os estudantes, em momentos do trabalho em dupla e trios, conversem sobre isso e enviem essas informações nas respostas ao professor. Você pode comentar essas informações nas devolutivas a eles. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_01SQA01

(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

(EF07LP01) Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado.

(EF07LP02) Comparar notícias e reportagens sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes mídias, analisando as especificidades das mídias, os processos de (re)elaboração dos textos e a convergência das mídias em notícias ou reportagens multissemióticas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas